Actividades

Encontros

A associação realiza periodicamente (de 2 em 2 anos) o Encontro Nacional.

Tem sido objectivo e prioridade de todas as direcções descentralizar os Encontros Nacionais, que se realizam de 2 em 2 anos, alternadamente em Lisboa e noutra cidade do país.

Embora a sede da APEI seja em Lisboa, temos como objectivo descentralizar as actividades e iniciativas da nossa associação.

Encontros Nacionais

XII Encontro


Gráfico 1 Gráfico 2

A APEI realizou nos dias 8 e 9 de Julho de 2011, data em que comemorou também 30 anos de vida associativa, o seu XII Encontro Nacional subordinado ao tema Intencionalidade Educativa e Reflexividade. Estiveram presentes mais de 400 participantes, na sua grande maioria, educadores de infância.

O painel de convidados contou com a presença de especialistas nacionais e estrangeiros divulgando experiências e projetos e proporcionando a troca, a partilha, a discussão e a reflexão entre Educadores de Infância e outros profissionais de educação que desenvolvem a sua actividade no âmbito da educação de infância (dos 0 aos 6 anos).

Ver mais.

XI Encontro

"Infância e Educação: Que Caminho (s)?!..."
Lisboa - Escola Superior de Comunicação Social
31 de Março, 1 e 2 de Abril de 2005

No XI Encontro Nacional da APEI muitas reflexões foram produzidas sobre a qualidade da Educação em Portugal e no Mundo, e muitas pistas de trabalho foram deixadas aos 300 profissionais presentes. Na era da globalização, Madalena Marçal Grilo falou da situação da educação de infância no mundo e, particularmente, das condições de grande pobreza em que vivem ainda muitas crianças, afectadas pela guerra, pela fome e pela ausência de cuidados de saúde, assumindo a SIDA um triste protagonismo que lança para o sofrimento milhares de crianças em todo o planeta. Ver mais.

X Encontro

"Pensar Educação: A construção de Práticas de qualidade"
Porto - Centro de Congressos e Exposições da Alfândega
8 a 10 de Maio de 2003

Num momento de profunda dúvida e necessidade de equacionar o futuro da Educação de Infância em Portugal, o X Encontro Nacional da Associação de Profissionais de Educação de Infância, realizado no Porto, no Centro de Congressos e Exposições da Alfândega, nos dias 8, 9 e 10 de Maio de 2003, foi mais um momento de reflexão e análise, no qual se pretendeu fazer um debate sério e fundamentado sobre política educativa e práticas de qualidade. Subordinado ao tema "Pensar Educação de Infância: A construção de Práticas de Qualidade", este espaço de partilha pretendeu debater a actual situação nacional e internacional sobre as práticas educativas e sociais da Educação de Infância e, contou para isso, com inúmeros especialistas. Ver mais.

IX Encontro

"A educação de Infância na viragem do Século"
Lisboa - Faculdade de Ciências de Lisboa
9, 10, e 11 de Abril de 2000

No encontro em que decorreu a sessão comemorativa dos 20 anos da APEI, e na qual foram homenageados alguns dos associados e associadas que contribuíram positivamente para o desenvolvimento da APEI, os cerca de 500 participantes que, durante três dias estiveram na Faculdade de Ciências de Lisboa, tiveram a oportunidade de participar numa reflexão muito interessante sobre o espaço da educação de infância na sociedade, designadamente na sociedade portuguesa. Ver mais.

VIII Encontro

"Entre o Educativo e o social: a definição de um projecto"
Évora - Évora Hotel
6, 7, 8, e 9 de Abril de 1999

As componentes social e educativa dos projectos de trabalho em educação de infância foram o mote de reflexão para os cerca de 400 participantes que, durante quatro dias do encontro, se reuniram em Évora para assistir a um dos "mais entusiasmantes encontros", nas palavras de uma das participantes. Ver mais.

VII Encontro

"Pensar o currículo em Educação de Infância"
Lisboa - Escola Superior de Comunicação Social
1,2,3,4 de Abril de 1997

Dedicado, em grande parte, à reflexão sobre a pertinência da existência de um currículo para a educação de infância, o VII Encontro Nacional partiu de uma proposta de análise apresentada pela Dra. Ana Benavente, Secretária de Estado da Inovação Educacional. Com base no trabalho desenvolvido pelo Ministério da Educação, resultado de uma presença assídua no discurso político, foi apresentado o quadro legal que servirá de base às alterações a introduzir na Educação Pré-Escolar. Ver mais.

VI Encontro

"Educação de infância: Um imperativo da sociedade"
Braga (com o apoio do CEFOPE / UM)
4, 5 e 6 de Junho de 1995

Perspectivado numa dinâmica de congresso, com o objectivo de reflectir o papel do educador e da Educação de Infância em Portugal, o VI Encontro, organizado na Universidade do Minho, contou com a presença de inúmeros profissionais que analisaram a oferta educativa existente e as linhas orientadores que deverão guiar o desenvolvimento das redes de educação pré-escolar. Com a participação de alguns dos mais envolvidos investigadores nacionais na temática da educação de infância (João Formosinho, Júlia Formosinho, Sérgio Niza, Joaquim Bairrão, entre outros) foi feita uma análise ampla das diversas vertentes de envolvimento educativo: política social, formação de educadores, finalidades da educação de infância, qualidade das instituições ou avaliação em educação. Ver mais.

V Encontro

"As crianças, Que Presente? Que Futuro?"
Lisboa - Aula Magna da Reitoria da Universidade
12 a 16 de Abril de 1993

Com base nos direitos da criança na sociedade actual, de forma crítica e reflexiva, os cerca de 500 profissionais que assistiram, em Lisboa, aos cinco dias ricos e profícuos, com comunicações, painéis de reflexão e debates, do Encontro Nacional da APEI, puderam contribuir para a organização de um conjunto de apontadores úteis sobre os direitos da criança e a acção do educador. Ver mais.

IV Encontro

"Educador - Universo de imagens"
Coimbra - Reitoria da Universidade
1 a 5 de Abril de 1991

Subordinadas ao tema do encontro foram proferidas conferências magistrais por investigadores nacionais e estrangeiros que motivaram o debate sobre a imagem do educador no mundo e da sua realidade como pessoa, além da sua dimensão profissional. Ver mais.

III Encontro

"Comunicar: Factor de Educação"
Lisboa - Faculdade de Letras
27 a 31 de Março de 1989

Com a participação de cerca de 300 educadores, decorreu em Lisboa, na Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, o III Encontro Nacional da APEI, com enfoque específico nos processos de Comunicação. Ver mais.

II Encontro

"Os agentes de Educação numa sociedade em mudança"
Aveiro
20 a 25 de Abril de 1987

Com o objectivo, entre outros, de proporcionar e promover o intercâmbio entre educadores em áreas não formais de educação, nomeadamente no "poder local", "Administração Regional de saúde", "comunicação social" e outras, o II Encontro Nacional teve como principais recomendações: a urgência da definição de uma política justa, coerente e articulada entre os vários ministérios e a necessidade da unidade dos educadores de infância em função da sua valorização profissional e do reconhecimento do seu papel insubstituível nos diversos campos da educação. Ver mais.

I Encontro

"A Educação de Infância em Portugal"
Lisboa - Fundação Calouste Gulbenkian
Abril de 1985

A escolha da designação ENCONTRO não foi acidental. Foi pretensão dos organizadores que esta ilustrasse a dinâmica pretendida: proporcionar um espaço de encontro e diálogo, fomentar a análise e discussão dos problemas da educação de infância, contribuir para uma adequada política de infância e criar e reforçar laços entre profissionais, foram os objectivos a que se propuseram os cerca de 400 participantes que aderiram entusiasticamente, fazendo o espaço parecer reduzido, e impedindo muitos mais de o fazer. Ver mais.

Associado da APEI

Assinante das edições da APEI

Infância na Europa:
Inglês
Português

Receba o Informapei em formato digital

Bairro da Liberdade
Lote 9 – Loja 14, Piso 0
1070-023 Lisboa

tel. 213 827 619/20
fax 213 827 621
tlm. 963 142 409

apei@apei.pt

Ver mapa localização





Apoiada pelo Ministério da Educação (no âmbito de protocolo de cooperação que consigna a afectação de recursos humanos)