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Crescer a Ler

O projecto Crescer a Ler foi lançado nos dois Encontros Ser Bebé V em Lisboa e em Coimbra a 17de Outubro e a 7 de Novembro em respectivamente.

Foi também apresentado na III Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura a 23 de Outubro. É um rograma destinado a estimular o prazer de ler, mediante a oferta de livros a todas as crianças portuguesas e de incentivo à leitura em família.

Este programa teve a sua génese no projecto "O Meu Brinquedo é um Livro" que resultou da parceria da APEI-APP Associação de Professores de Português que foi lançado em 2 de Abril de 2005. Desde 2006, que o projecto se assume também como uma participação das associações no desígnio nacional que constituiu o Plano Nacional de Leitura.

Após três anos de existência a APEI propôs-se repensar toda a estratégia de desenvolvimento, de forma a torná-lo mais dinâmico e apostando num novo formato que permita chegar a mais famílias, diversificar as obras disponíveis e, sobretudo, desenhar um programa que constitua um valor acrescentado para que cada criança seja um leitor desde as idades mais precoces.

Este projecto da APEI conta já com a parceria do Plano Nacional de Leitura, do Grupo Leya e o Programa Bookstart.

O pacote de oferta é constituído por 1 mochila, 1 livro, podendo ser escolhido numa lista de 6, e um guia para pais. Este novo pacote tomou outra dimensão e versatilidade onde o livro pode ser escolhido em função da idade para que possa fazer parte da vida de cada criança por mais tempo e de forma mais significativa.

De acordo com a experiência adquirida até ao momento e também com o clima social favorável em torno da leitura, criado pelo Plano Nacional de Leitura, julgamos ser desejável ter a adesão de: Autarquias locais; Associações de Pais; Serviços, entidades e profissionais da área da Saúde; Bibliotecas; Estabelecimentos de educação; Empresas; Fundações e outras organizações da sociedade civil; Grupos informais (com encomendas mínimas de 15 pacotes).

O projecto será gerido pela APEI, numa rede de parcerias que se deseja crescente, representando uma participação da sociedade civil e dos profissionais de Educação de Infância para que cada vez mais a leitura seja uma prática na vida das famílias portuguesas e o contacto com o livro se torne natural, desde muito cedo, na vida de todas as crianças.

A página para este projecto está disponível em www.cresceraler.apei.pt, já em parceria com a Bookstart- Reino Unido.

Working for inclusion: the role of the early years workforce in addressing poverty and promoting social inclusion.

Projecto financiado pela Comissão Europeia, liderado pela agência Children in Scotland, em que a APEI é membro associado.

Essa circunstância permitirá a inclusão de Portugal no estudo comparativo que será realizado, sob coordenação de Peter Moss, e que visará fazer a análise comparativa de 10 países europeus no que concerne a políticas, serviços e profissionais para promoção da inclusão e combate à pobreza nos primeiros anos.

Quality services for 0-6 year old children and their families for the promotion of education-oriented communities and of an active citizenship

Projecto europeu integrado no Programa Comenius, liderado pela Rede Europeia de Educação de Infância, da qual a APEI é membro conjuntamente com organizações de Itália, Espanha, Roménia, Bélgica e Grécia.

A rede visa:

  • Identificar, partilhar e construir boas práticas em Educação de Infância.
  • Promover uma abordagem à prática pedagógica que invista também na criatividade desde os primeiros anos.
  • Identificar áreas de interesse e investigação para projectos multilaterais e cooperação a nível europeu.

O objectivo deste projecto a 2 anos é a criação de um rede que possa analisar, investigar, experimentar, promover e e disseminar boas práticas:

  • Primeiro ano: criação de um sítio europeu na internet; realizar um estudo comparativo de boas práticas em serviços para crianças dos 0-6 anos de idade (nos 10 países da rede e alguns países associados da América Latina); elaboração de projectos experimentais a definir.
  • Segundo e terceiro ano: início e implementação dos projectos experimentais; construção de modelos dinâmicos europeus inovadores para os serviços para a infância que tomem em consideração das especificidades dos contextos dos diferentes países; análise de resultados dos estudos; a validação dos mesmos nos serviços nos diferentes países; desenvolvimento de um modelo de certificação da formação para profissionais que trabalham com 0-6 crianças serviços.

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