Associação

O objectivo último de uma associação deste tipo é constituir-se como um espaço de identidade profissional do conjunto dos educadores. Ora, para se afirmar como uma referência identitária, tem que trabalhar, simultaneamente na consolidação de um saber próprio dos educadores e na elaboração de normas de conduta profissional (...) Neste momento de transição a APEI tem de se assumir como um espaço de referência e de debate assegurando as rupturas e as continuidade necessárias à evolução dos educadores de infância.

António Nóvoa (CEI nº 16)

A APEI – Associação de Profissionais de Educação de Infância foi criada em 1981, por iniciativa de um grupo de educadores.

É uma associação nacional constituída por profissionais e por pessoas motivadas e interessadas em conhecer a Educação de Infância (0 a 6 anos de idade).

De acordo com os seus Estatutos (art.º 2º) são fins da Associação:

  1. Promover a informação e formação contínua dos Associados;
  2. Estimular a inovação nas práticas educativas e a investigação no âmbito da educação de infância, assim como a sua divulgação;
  3. Desenvolver acções conjuntas com associações similares que exerçam actividades no campo da educação, quer sejam nacionais, estrangeiras ou internacionais;
  4. Defender os interesses dos associados, no âmbito da sua actividade profissional, com exclusão dos assuntos e reivindicações de natureza especificamente sindical.

Tem actualmente mais de 3000 associados e assinantes das revistas que publica e desenvolve a sua acção com grande enfoque na formação contínua de docentes e outros profissionais que trabalham em serviços destinados a crianças dos 0 aos 6 anos, mas também em matérias de política educativa, de ética profissional e de informação relevante sobre a Educação de Infância, a nível nacional e internacional.

Missão

Contribuir para a formação e informação na área da Educação de Infância, para a identidade e o desenvolvimento profissional e ético, para a inovação nas práticas educativas e nas políticas educativas para crianças dos 0 aos 6 anos, obtendo a confiança e o compromisso dos nossos associados, colaboradores e parceiros, criando valor para os associados e para o país.

Organizar e realizar serviços de formação contínua e informação, participando no debate, assegurando consultoria, em todo o país, ser reconhecida pela sua qualidade, criatividade e eficácia.

Visão

Consolidar a sua representatividade no seio dos profissionais de Educação de Infância e junto de entidades nacionais e internacionais, através de um forte empenho na área da formação dos recursos humanos, na investigação e também na produção e publicação de materiais e recursos significativos para o desenvolvimento e qualidade das respostas educativas.

Diversificar o espaço de participação no debate público, de forma a assegurar um crescimento sustentado e o reconhecimento social.

Valores

A APEI tem valores-chave que sustentam a sua forma de ser associação profissional e de participação num espaço de cidadania mais amplo. Estes valores guiam o nosso trabalho.

  • Qualidade - procurando obter os melhores resultados e níveis de serviço, tendo como base a satisfação das necessidades da comunidade, assumindo o princípio da melhoria contínua e promovendo a cooperação, a parceria e o trabalho em rede.
  • Responsabilidade - assumindo uma atitude dinâmica que permite ?dar resposta? o mais correcta possível, no sentido do bem do(s) outro(s), e que exige uma mobilização pessoal atenta e solicita.
  • Integridade - revelando numa conduta honesta, justa e coerente alicerçada no conjunto de atributos pessoais da nossa equipa e associados.
  • Perseverança - empreendendo um esforço permanente para melhorar a eficiência e eficácia da associação; apostando numa acção proactiva e mobilizadora do debate público que aposte na qualidade da Educação de Infância.

Em 2007 foi atribuído à APEI o estatuto de pessoa colectiva de utilidade pública (Despacho n.o 23 469/2007, Gabinete do Primeiro Ministro).

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tlm. 963 142 409

apei@apei.pt

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Apoiada pelo Ministério da Educação (no âmbito de protocolo de cooperação que consigna a afectação de recursos humanos)