A Educação de Infância

Modelos pedagógicos

Actualmente, na generalidade, os educadores de infância pertencentes às redes pública e privada têm autonomia na actividade pedagógica, adoptando metodologias próprias e diversificadas.

Os modelos pedagógicos mais frequentes são:

  • Pedagogia de Projecto: parte de motivações concretas, associadas à realidade social e pressupõe um plano de acção construído pelas crianças com a educadora, que coordena. Assenta num plano flexível e aberto, tendo como objectivos fundamentais o desenvolvimento da sensibilidade, da imaginação criadora, da autonomia e socialização da criança.
  • Movimento da Escola Moderna: baseado nos trabalhos de Freinet e Vygotsky, assenta numa organização cooperativa de classe. As crianças organizam-se em função dos interesses, trabalhando individualmente ou em grupo. O educador promove a livre expressão individual, dentro de um espírito de entreajuda e cooperação.
  • Método João de Deus: privilegia as aprendizagens nos domínios da leitura, da escrita e da aritmética, de acordo com um plano prévio de trabalho, com o objectivo de preparar a criança para a escola. O educador situa-se na linha de uma pedagogia directiva, tendo em vista o desempenho e sucesso escolares da criança.
  • Currículo de Orientação Cognitiva: fundamenta-se nas teorias de desenvolvimento de Piaget e enquadra-se numa pedagogia activa. A criança aprende fazendo. As actividades desenvolvem-se num ambiente organizado por áreas, onde as crianças podem fazer a sua escolha. O/A educador(a) tem o papel de incentivar e de promover a acção.
  • Pedagogia de Situação: inspira-se nas pedagogias não directivas. O/A educador(a) pode também seguir práticas indiferenciadas, não identificadas com um método específico. Os educadores devem partir do que a criança já sabe e valorizar os seus saberes como fundamento de novas aprendizagens, bem como estimular a participação de todas as crianças.

Serviços de Apoio

Um dos objectivos da educação pré-escolar é proceder ao despiste de inadaptações, deficiências ou precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança.

Com a intenção de garantir a oferta de uma escola inclusiva, definiram-se condições organizacionais, metodológicas e de gestão dos apoios educativos para a educação das crianças com necessidades educativas especiais.

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