 OL023
Regresso à escola na educação de infância – da sala para o exterior, o brincar livre e a gestão do espaço, dos afetos, do corpo e das emoções FormadorAna Quitério Ana QuitérioLicenciada em Ciências do Desporto, Doutorada no ramo de “Saúde e Condição Física, Investigadora no Laboratório de Pedagogia da Faculdade de Motricidade Humana e na UIDEF (Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação), Instituto de Educação, na área da Didática (Universidade de Lisboa). É Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Física.
ConteúdosTeoria sobre crenças (e medos) associadas à educação
Desenvolvimento motor e processos de aquisição de competências motoras
Educação física e estratégias pedagógicas integradas e associadas aos outros domínios
Aprendizagem de processos de respiração e concentração das crianças
Conceito de affordances e oportunidades de ação e desenvolvimento para as crianças
Importância da promoção do risco para o desenvolvimento da criança e distinção entre risco, perigo e segurança
Contextos de ação, estimulação e organização do envolvimento
Importância do Brincar Livre
Estratégias e materiais
Estratégias pedagógicas que aumentam a participação da criança e a sua livre escolha - estilos de ensino
Transformação dos espaços exteriores como os principais espaços para aquisição das competências e aprendizagens da criança
Estratégias pedagógicas associadas à promoção de aprendizagem nos espaços exteriores
Utilização da natureza como um dos principais meios de desenvolvimento integral da criança, suas vantagens e benefícios
Estratégias pedagógicas promotoras da criatividade, gestão emocional e consciência da criança
Conclusão e reflexão final
VALOR A PAGAR: Associados: 37,5€; Não Associados: 87,5€
Mais se certifica que, para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos 100 e 110
Para efeitos de aplicação do artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos Grupos 100 e 110.
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