Plano de Formação

Destaques Região Norte Região Centro Região LVT Região do Alentejo Região do Algarve Regiões Autónomas Madeira | Açores
DETALHE

inscrição
OL0AK
Pedagogia-em-Participação: construir a qualidade em educação de infância.

Formador

Ana Azevedo

Local

Online

Região

Norte

Destinatários

Educadores de Infância (Aga Khan)

Calendarização

......................

Nº de Horas

132

Registo de Acreditação

ACC-109602/20,

Conteúdos

I – Introdução ao curso
Conhecimento do trabalho desenvolvido pela Fundação Aga Khan e a Associação Criança.
Apresentação dos objetivos do curso e da sua organização, do modelo de avaliação do desenvolvimento profissional e ambientação à plataforma interativa.
II – Introdução à Formação em Contexto
Conhecimento ou revisitação da perspetiva da Associação Criança para a formação de profissionais de educação de infância: a Formação em Contexto.
Reflexão sobre as características da Formação em Contexto e do Formador em Contexto.
III – Pedagogia-em-Participação (PeP): Uma práxis participativa e democrática
Reflexão sobre tópicos da Pedagogia-em-Participação (a visão da Pedagogia-em-Participação; a intencionalidade educativa; o ambiente educativo; a documentação pedagógica).
IV – A PeP no quotidiano
Conhecimento da centralidade da intencionalidade educativa para o desenvolvimento da pedagogia no quotidiano.
V - Contextualização da PeP em creche e na educação pré-escolar
Reflexão sobre a importância da organização do ambiente educativo na PeP para a aprendizagem experiencial.
Prática de observação situada e contextual da agência da criança.
VI – Apreciação intermédia do percurso de aprendizagem profissional
Realização de uma apreciação reflexiva e crítica do percurso de aprendizagem profissional analisando e interpretando a informação reunida e organizada no portfólio de desenvolvimento profissional.
VII – Documentação pedagógica na PeP
Conhecimento e reflexão sobre a centralidade da documentação pedagógica para o desenvolvimento da pedagogia no quotidiano e para os processos da formação em contexto.
VIII – A planificação e a avaliação na PeP
Conhecimento do ciclo da ação pedagógica na PeP: planificação com as crianças, desenvolvimento de atividades e projetos, documentação pedagógica e avaliação das aprendizagens.
IX – As transições entre ciclos educativos na PeP
Conhecimento da perspetiva da PeP para as transições entre ciclos educativos e a sua articulação com as experiências profissionais dos formandos e os seus contextos educativos.
X – PeP como pedagogia intercultural
Conhecimento da perspetiva da PeP para a interculturalidade em articulação com as experiências profissionais dos formandos e os seus contextos educativos.
XI – Dimensão organizacional na PeP
Conhecimento da perspetiva da PeP para a transformação pedagógica, profissional e organizacional.
Reflexão sobre comunidades de aprendizagem e liderança dos centros educativos.
XII – Apreciação do percurso de aprendizagem profissional
Apresentação da apreciação do percurso da aprendizagem profissional realizada durante o curso e sua incorporação no portfólio individual de aprendizagem profissional.

Associado da APEI

Assinante das edições da APEI

Infância na Europa:
Inglês
Português

Receba o Informapei em formato digital

Contactos

Bairro da Liberdade
Lote 9 – Loja 14, Piso 0
1070-023 Lisboa

tel. 213 827 619/20
fax 213 827 621
tlm. 963 142 409

apei@apei.pt

Ver mapa localização


IBAN - PT50003500010001865453089






Apoiada pelo Ministério da Educação (no âmbito de protocolo de cooperação que consigna a afectação de recursos humanos)