Plano de Formação

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A09
A planificação e a avaliação numa abordagem participativa

Formador

Graça Cardoso

Graça Cardoso, Bacharel em Educação de Infância, Especializada em Ed. Especial, Pós Graduada em Famílias e Sistemas Sociais, Mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores / Gestão e Administração Escolar e Doutorada em Estudos da Criança – Metodologia e Supervisão em Educação de Infância.

Local

Arcos de Valdevez, Creche/JI Cerqueira Gomes

Destinatários

Educadores de Infância *

Modalidade

Curso

Calendarização

A decorrer 18, 25 de novembro, horário: 9h30/13h - 14h30/17h

Nº de Horas

12

Unidades de crédito

0,5

Registo de Acreditação

ACC - 89571/17 - Área de Formação: C

Conteúdos

1 - ”Falar” com os pedagogos – saber fundamentar esta abordagem participativa:
Bruner (a natureza contextual e cultural da aprendizagem; scaffolding; currículo em espiral);
Gardner (teoria das inteligências múltiplas);
Malaguzzi (projeto, pesquisa, descoberta, pedagogia dos sentidos, expressões artísticas, criatividade)
2 - A planificação emergindo dos espaços e dos tempos
2.1 O espaço como segundo educador (os materiais como mediadores pedagógicos)
2.2 “As paredes são como o algodão: não enganam” (as paredes como documentários das aprendizagens)
2.3 Os mapas de organização (promoção da auto-regulação e autonomia)
2.4 Os tempos como “pegadas no caminho” (que tempos; o que promovem; o que se faz; organização dos grupos)
2.5 Construir suportes de planificação com as crianças (um processo participado)

3 - A avaliação sustentada na observação e na documentação
3.1 Instrumentos facilitadores da observação, registo e documentação (apresentação de “lentes” para a observação; importância de registar o que se observa - recolha de documentos decorrentes da prática pedagógica)
3.2 A avaliação formativa dos progressos de cada criança
3.3 A avaliação como ponto de partida para a planificação.


VALOR A PAGAR: Associados: 18€; Não Associados: 42€

A certificação da ação está condicionada à obtenção de aproveitamento no curso

*
Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 5º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de educadores de infância.


Para efeitos de aplicação do nº3 do artigo 14º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a progressão em carreira de educadores de infância.


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