Plano de Formação

Destaques Região Norte Região Centro Região LVT Região do Alentejo Região do Algarve Regiões Autónomas Madeira | Açores
DETALHE

inscrição
LVT78
A planificação e a avaliação numa abordagem participativa

Formador

Graça Cardoso

Graça Cardoso , Bacharel em Educação de Infância, Especializada em Ed. Especial, Pós Graduada em Famílias e Sistemas Sociais, Mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores / Gestão e Administração Escolar e Doutorada em Estudos da Criança – Metodologia e Supervisão em Educação de Infância.

Local

Lisboa, Externato Champagnat

Região

Lisboa e Vale do Tejo

Destinatários

Educadores de infância *

Modalidade

Curso

Calendarização

Realizada 13, 14 de julho, horário: 9h30/12h30 - 14h17h

Nº de Horas

12

Registo de Acreditação

ACC - 89571/17

Conteúdos

"Falar” com os pedagogos – saber fundamentar esta abordagem participativa:
Bruner (a natureza contextual e cultural da aprendizagem; scaffolding; currículo em
espiral);
Gardner (teoria das inteligências múltiplas);
Malaguzzi (projeto, pesquisa, descoberta, pedagogia dos sentidos, expressões artísticas,
criatividade)
2 A planificação emergindo dos espaços e dos tempos
2.1 O espaço como segundo educador (os materiais como mediadores pedagógicos)
2.2 “As paredes são como o algodão: não enganam” (as paredes como documentários
das aprendizagens)
2.3 Os mapas de organização (promoção da autoregulação
e autonomia)
2.4 Os tempos como “pegadas no caminho” (que tempos; o que promovem; o que se faz;
organização dos grupos)
2.5 Construir suportes de planificação com as crianças (um processo participado)
3 A avaliação sustentada na observação e na documentação
3.1 Instrumentos facilitadores da observação, registo e documentação (apresentação de
“lentes” para a observação; importância de registar o que se observa recolha de documentos decorrentes da prática pedagógica)
3.2 A avaliação formativa dos progressos de cada criança
3.3 A avaliação como ponto de partida para a planificação.

VALOR A PAGAR: Associados: 18€; Não Associados: 42€

A certificação da ação está condicionada à obtenção de aproveitamento no curso

*
Mais se certifica que, para os efeitos previstos no nº 1 do artigo 8º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de educadores de infância.

Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica, a presente ação releva para a progressão em carreira de educadores de infância.





Associado da APEI

Assinante das edições da APEI

Infância na Europa:
Inglês
Português

Receba o Informapei em formato digital

Contactos

Bairro da Liberdade
Lote 9 – Loja 14, Piso 0
1070-023 Lisboa

tel. 213 827 619/20
fax 213 827 621
tlm. 963 142 409

apei@apei.pt

Ver mapa localização


IBAN - PT50003500010001865453089






Apoiada pelo Ministério da Educação (no âmbito de protocolo de cooperação que consigna a afectação de recursos humanos)