PRESENCIAL: P15 – “Era uma vez uma formação”: Educação literária como instrumento pedagógico

Data:

De 19 de março a 06 de maio de 2024

Nº de Horas:

50

Associados:

50€

Não Associados:

125€

Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.

Temas geradores:
1.) A emergência da leitura
– A leitura e o faz-de-conta: fundamentos, conceitos e potencialidades
– Aspetos socioculturais da emergência da leitura na e para a leitura do mundo
– Mediação das primeiras leituras
2.) Literatura como instrumento educativo e cultural
– O simbólico e o arquétipo
– Os contos e as histórias que contamos e sua relação com o mundo social
3.) Educação Literária
– A Educação Literária – seus fundamentos socioculturais
– Formando Leitores: do texto ao contexto
– A metodologia de projeto como método de trabalho em literatura

Local: Lisboa - Sede da APEI
Região: LVT
Destinatários: Educadores de infância, professores do 1.º CEB
Modalidade: Oficina
Calendarização: 19, 21, 26, e 28 de março: 18h/21h
02, 04 e 16 de abril: 18h/21h
06 de maio: 18h/22h
+ 25h de trabalho autónomo (a combinar com o formador)

Nº de Horas: 50
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-122124/23: Certifica-se que, para os efeitos previstos no nº 1 do Artigo 8º e para efeitos de aplicação do Artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos seguintes docentes: grupo 100 e 110
Maria João Machado da Silva Pereira,

– Doutorada na Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação da Universidade do
Porto
– Mestre em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e das Ciências da
Educação da Universidade do Porto
– Pós-graduação em “Leitura, aprendizagem e integração das bibliotecas nas
atividades educativas”, realizado na Faculdade de Psicologia e das Ciências da
Educação da Universidade do Porto
– Licenciatura em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e das Ciências
da Educação da Universidade do Porto
– Formação em “Terapia pelos livros (estratégias biblioterapêuticas para a infância
e juventude)”, realizado na Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação da
Universidade do Porto

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