Acesso à arte e à cultura artística, desenvolvimento da criatividade e do sentido estético,
importância do livro na descoberta da escrita, das diversas formas de expressão e do mundo,
utilização de diversos tipos de instrumentos, partir do que as crianças já sabem, já aprenderam,
assim como do que exprimem, sensibilização para a preservação dos recursos naturais e
desenvolvimento da capacidade de observação da vida.
Módulo 1 – PINTADORES DE SONHOS (25 de outubro)
Breve debate sobre a progressão do uso da tesoura, do uso do lápis, pincel e dos suportes (chão,
mesa, papel A2, A3 e A4).
Considerações sobre a qualidade dos lápis e outros instrumentos de expressão plástica assim
como a sua utilização.
As OCEPE e a educação artística; apresentação das ideias chave.
Filme – Danilo Moveo quem é? A expressão do inconsciente.
Enquadramento teórico global; power point com imagens e conteúdos da formação.
Álbum de fotos – técnicas de expressão plástica realizadas pelas crianças de um a seis anos (cinco minutos – 74 fotos em looping)
Como organizar o ambiente educativo numa sala de jardim de infância, facilitando a prática
diária de atividades de expressão plástica em autonomia? Trabalho em grupos.
Lançamento de um desafio “Quem são as crianças que pintam?”
Reflexão e troca de ideias sobre as atividades de experimentação e sobre a sua aplicação ao
local de trabalho.
Módulo 2 – À DESCOBERTA DE MIM (29 de novembro)
Filme “Educação Artística” apresentado no “Ser bebé” de 2009
Como adaptar e escolher as técnicas de expressão plástica às crianças dos doze aos 36 meses;
organização do espaço e materiais adequados. Recursos humanos necessários.
Como acrescentar valor às produções das crianças? Registar e apresentar.
Como montar uma exposição ou um painel para dar a conhecer às famílias o trabalho realizado?
Fotos “exposição permanente “janelas para a rua”
Lançamento de um desafio – trazer fotos sobre exposição de trabalhos realizados.
Power Point – conteúdos teóricos da formação.
Reflexão e partilha de experiências.
Módulo 3 – DA MÃO PARA O PÉ (10 de janeiro)
Diapositivos “como pintam as crianças com um e dois anos”.
Power Point /enquadramento teórico.
Pintura em Creche; o corpo, as mãos, os pés.
Experimentação de instrumentos facilitadores da livre expressão; pincéis, rolos, esponjas, meias,
cordas, escovas, vassouras, esfregonas, etc.
Apresentação de livros sobre a temática e partilha de considerações entre as formandas.
Como preparar tintas caseiras; pigmentos e texturas.
Lançamento de um desafio – trazer fotos de pintura realizada em Creche.
Reflexão sobre as técnicas experimentadas na sessão.
Módulo 4 – PARAÍSO INVERNAL (7 de fevereiro)
Power point / os direitos naturais das crianças
Atelier; vamos fazer neve e brincar nos vidros das janelas FAMÍLIAS CONNOSCO
Apresentação da brochura da DGE – Participação e envolvimento das famílias
– Conversa com dois (duas) convidados (as) que participaram ativamente nos projetos de Vai –
Vem (casa família).
Lançamento de um desafio – trazer uma proposta de Vai – Vem, ex: carnaval RRR
Reflexão sobre a sessão.
Módulo 5 – A NATUREZA EM MIM (7 de março)
Apresentação de fotos sobre alguns projetos na comunidade, ao ar livre e na sala. “O que o olho
vê”,
“histórias que apanharam bicho”,
“Observação da vida no exterior”,
“Mãos na terra e na água”
Referência sobre as áreas de conteúdo das OCEPE
2- Domínio da Educação Artística – sub- domínio das Artes Visuais e 3 – Área do
Conhecimentos do Mundo
Experimentação de técnicas simples de land art
Desafio – Trazer para partilhar uma atividade de arte na terra realizada com as crianças.
Troca de ideias e reflexão sobre a sessão.
Módulo 6 – MONTANHA MÁGICA (18 de abril)
Filme sobre ViK Moniz RRR – desperdícios de jogos e outras técnicas
Experimentação de técnicas; adaptação e construção de instrumentos de pintura / gravura
e outros materiais RRR – desperdícios de jogos e outras técnicas
Apresentação de fotos e mini filmes, elaborados pelas formandas
Reflexão sobre as sessões e preparação da Exposição Final Quantidade de produções,
tamanho, etc.
Módulo 7- IDEIAS PINTADAS ( 23 de maio)
Apresentação de fotos trazidas pelas formandas em formato final para a exposição.
Power Point sobre as diversas formas de ampliar, valorizar as produções das crianças
Livro lançado pela Casa da Cerca BIg, Bang, Boom – Da Criação do Universo à Origem da Vida
Texto e ilustrações de Margarida Botelho
Fotografias: Mário Rainha Campos
A partir do projeto com famílias e bebés “oficinas de desenho Big, Bang, Boom!”
Reflexão
Módulo 8 – IDEIAS PINTADAS (junho)
Receção e acolhimento às formandas e visitantes da Exposição
Visita guiada
Lanche /Convívio
Surpresa final
Região: LVT
Destinatários: Educadores de Infância
Modalidade: Curso
Calendarização: outubro:25;novembro:29; janeiro:10; fevereiro:07 ; março: 07; abril:18; maio:23; junho - 18h-21h
Nº de Horas: 24
Registo de Acreditação:
Bacharel em Educação de infância. Licenciada em Saúde Mental pelo ISPA. Curso de Educação pela Arte. Educadora de Infância em creche, jardim de infância em diferentes contextos, na educação especial e docente no ensino superior. Coordenadora e dinamizadora de projetos de intervenção artística e comunitária