O pagamento para esta formação vai estar disponível em (data a definir).
Categorias: ,

Pa137-Desa-fios… (Pré-inscrição para não associados)

Data:

2022/2023- outubro:25;novembro:29; janeiro:10; fevereiro:07; março: 07; abril:18; maio:23; junho - 18h-21h

Nº de Horas:

24

Associados:

36€

Não Associados:

84€

25 available for pre-ordering

Acesso à arte e à cultura artística, desenvolvimento da criatividade e do sentido estético,
importância do livro na descoberta da escrita, das diversas formas de expressão e do mundo,
utilização de diversos tipos de instrumentos, partir do que as crianças já sabem, já aprenderam,
assim como do que exprimem, sensibilização para a preservação dos recursos naturais e
desenvolvimento da capacidade de observação da vida.

Módulo 1 – PINTADORES DE SONHOS (25 de outubro)

Breve debate sobre a progressão do uso da tesoura, do uso do lápis, pincel e dos suportes (chão,
mesa, papel A2, A3 e A4).
Considerações sobre a qualidade dos lápis e outros instrumentos de expressão plástica assim
como a sua utilização.
As OCEPE e a educação artística; apresentação das ideias chave.
Filme – Danilo Moveo quem é? A expressão do inconsciente.

Enquadramento teórico global; power point com imagens e conteúdos da formação.
Álbum de fotos – técnicas de expressão plástica realizadas pelas crianças de um a seis anos (cinco minutos – 74 fotos em looping)

Como organizar o ambiente educativo numa sala de jardim de infância, facilitando a prática
diária de atividades de expressão plástica em autonomia? Trabalho em grupos.
Lançamento de um desafio “Quem são as crianças que pintam?”
Reflexão e troca de ideias sobre as atividades de experimentação e sobre a sua aplicação ao
local de trabalho.

Módulo 2 – À DESCOBERTA DE MIM (29 de novembro)

Filme “Educação Artística” apresentado no “Ser bebé” de 2009
Como adaptar e escolher as técnicas de expressão plástica às crianças dos doze aos 36 meses;
organização do espaço e materiais adequados. Recursos humanos necessários.
Como acrescentar valor às produções das crianças? Registar e apresentar.
Como montar uma exposição ou um painel para dar a conhecer às famílias o trabalho realizado?

Fotos “exposição permanente “janelas para a rua”
Lançamento de um desafio – trazer fotos sobre exposição de trabalhos realizados.
Power Point – conteúdos teóricos da formação.
Reflexão e partilha de experiências.

Módulo 3 –  DA MÃO PARA O PÉ  (10 de janeiro)

Diapositivos “como pintam as crianças com um e dois anos”.
Power Point /enquadramento teórico.
Pintura em Creche; o corpo, as mãos, os pés.

Experimentação de instrumentos facilitadores da livre expressão; pincéis, rolos, esponjas, meias,
cordas, escovas, vassouras, esfregonas, etc.

Apresentação de livros sobre a temática e partilha de considerações entre as formandas.
Como preparar tintas caseiras; pigmentos e texturas.
Lançamento de um desafio – trazer fotos de pintura realizada em Creche.
Reflexão sobre as técnicas experimentadas na sessão.

Módulo 4 – PARAÍSO INVERNAL  (7 de fevereiro)

Power point / os direitos naturais das crianças
Atelier; vamos fazer neve e brincar nos vidros das janelas FAMÍLIAS CONNOSCO
Apresentação da brochura da DGE – Participação e envolvimento das famílias
– Conversa com dois (duas) convidados (as) que participaram ativamente nos projetos de Vai –
Vem (casa família).
Lançamento de um desafio – trazer uma proposta de Vai – Vem, ex: carnaval RRR
Reflexão sobre a sessão.

Módulo 5 – A NATUREZA EM MIM  (7 de março)

Apresentação de fotos sobre alguns projetos na comunidade, ao ar livre e na sala. “O que o olho
vê”,
“histórias que apanharam bicho”,
“Observação da vida no exterior”,
“Mãos na terra e na água”
Referência sobre as áreas de conteúdo das OCEPE
2- Domínio da Educação Artística – sub- domínio das Artes Visuais e 3 – Área do
Conhecimentos do Mundo

Experimentação de técnicas simples de land art
Desafio – Trazer para partilhar uma atividade de arte na terra realizada com as crianças.
Troca de ideias e reflexão sobre a sessão.

Módulo 6 – MONTANHA MÁGICA  (18 de abril)

Filme sobre ViK Moniz RRR – desperdícios de jogos e outras técnicas
Experimentação de técnicas; adaptação e construção de instrumentos de pintura / gravura
e outros materiais RRR – desperdícios de jogos e outras técnicas
Apresentação de fotos e mini filmes, elaborados pelas formandas
Reflexão sobre as sessões e preparação da Exposição Final Quantidade de produções,
tamanho, etc.

Módulo 7- IDEIAS PINTADAS ( 23 de maio)

Apresentação de fotos trazidas pelas formandas em formato final para a exposição.
Power Point sobre as diversas formas de ampliar, valorizar as produções das crianças
Livro lançado pela Casa da Cerca BIg, Bang, Boom – Da Criação do Universo à Origem da Vida
Texto e ilustrações de Margarida Botelho
Fotografias: Mário Rainha Campos
A partir do projeto com famílias e bebés “oficinas de desenho Big, Bang, Boom!”
Reflexão

Módulo 8 – IDEIAS PINTADAS (junho)

Receção e acolhimento às formandas e visitantes da Exposição

Visita guiada

Lanche /Convívio

Surpresa final

 

 

 

 

Local: Lisboa - Centro de Formação da APEI
Região: LVT
Destinatários: Educadores de Infância
Modalidade: Curso
Calendarização: outubro:25;novembro:29; janeiro:10; fevereiro:07 ; março: 07; abril:18; maio:23; junho - 18h-21h
Nº de Horas: 24
Registo de Acreditação:
Anabela Gameiro,

Bacharel em Educação de infância. Licenciada em Saúde Mental pelo ISPA. Curso de Educação pela Arte. Educadora de Infância em creche, jardim de infância em diferentes contextos, na educação especial e docente no ensino superior. Coordenadora e dinamizadora de projetos de intervenção artística e comunitária