XVII Encontro Internacional da APEI (ADIADO PARA 9 E 16 DE OUTUBRO)

Que futuro para a Educação de Infância: unidade, tensões e desafios
9 e 16 de outubro de 2021
online (Zoom)

Escolha uma opção:

25.00

Dia 9 de outubro

  • 09:15

    Sessão de abertura

    Frederico Almeida, Vereador Câmara Municipal Cascais & Luís Ribeiro, Presidente da APEI

  • 09:45

    A Importância da Educação de Infância

    Eduardo Marçal Grilo, Fundação Calouste Gulbenkian

  • 11:00

    Mesa redonda: Oportunidades e Desafios da educação de Infância na Europa e no Mundo

    Peter Moss (Institute of Education, University College London, UK); Maja Ljubetic (Split University, Croácia); Kathleen Flanagan (Cornwall, Prince Edward Island); Miguel Zabalza (Santiago de Compostela University, Spain); moderação: Sara Araújo (ESE Porto, Portugal)

  • 14:00

    Papi - Opus 8.z - uma viagem ao mundos dos pássaros

    Companhia de Música Teatral

  • 15:00

    Workshops e Comunicações paralelas

  • 17:00

    Olá Papás! Será que Cheguei Cedo Demais? - Uma viagem ao mundo dos bebés prematuros

    Teresa Brandão & Sandra Antunes (com a participação de Carlos Neto)

Dia 16 de outubro

  • 09:45

    Workshops e Comunicações paralelas

  • 12:00

    Nostalgic Future

    Takaharu Tezuka, Tezuka Architects & Tokyo City University

  • 14:30

    Workshops e Comunicações paralelas

  • 16:30

    As funções executivas e a janela de oportunidade do cérebro pré-escolar

    Joana Rodrigues Rato, Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde

  • 17:30

    Sessão de Encerramento

Comemorando o seu 40º Aniversário, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e integrado no Movimento “Primeiros Anos, a Nossa Prioridade“, que contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, a APEI promove o XVII Encontro Internacional, que reúne algumas das referências mundiais mais relevantes no âmbito da Educação de Infância.

A conferência inaugural, de Eduardo Marçal Grilo (Fundação Calouste Gulbenkian), ex-Ministro da Educação e responsável pela Lei-Quadro de Educação Pré-Escolar, em 1997, abre uma intensa reflexão e um olhar prospetivo sobre a importância de uma educação de infância de qualidade, encerrando a manhã com uma mesa-redonda, moderada por Sara Araújo (ESE do Porto), que inclui nomes tão significativos quanto Peter Moss (Institute of Education, University College London, UK), Maja Ljubetic (Split University, Croácia), Kathleen Flanagan (Cornwall, Prince Edward Island) e Miguel Zabalza (Santiago de Compostela University, Spain), que discutirão, entre si (e com todos os participantes) os principais desafios que se colocam à Educação de Infância, em Portugal e no mundo.

A sessão da tarde do primeiro dia inicia-se com uma magnífica apresentação da Companhia de Música Teatral, com a peça Opus 8.z (https://www.musicateatral.com/opus-8-z/), uma viagem ao mundo dos pássaros, de todos os pássaros, os reais e os imaginários, os das histórias, da poesia, da música, os que nos convidam a voar, os que cantam connosco. Começou a voar em jardins-de-infância e escolas porque é lá que encontra os meninos e as meninas com quem gosta de brincar. É ágil e colorido. Canta e viaja ao sabor dos sons e do movimento. A sua visita deixa vontade de o voltar a ver, mais tarde, nas vozes e mãos de quem o acolhe, sempre pronto a brincar. Em Opus 8.z o público é também a respiração do que acontece, a inspiração do que se constrói. O público faz parte da peça, é convidado a participar, interagir e comunicar. A viagem faz-se com todos.

O primeiro dia encerra com uma comunicação de Teresa Brandão e Sandra Antunes, intitulada Olá Papás! Será que cheguei cedo demais?, que incluiu a apresentação do livro do mesmo nome  (uma publicação exclusiva da APEI), com a presença de Carlos Neto, uma inovadora abordagem ao mundo dos bebés prematuros.

O segundo dia inclui duas conferências principais, qualquer delas inéditas no contexto nacional. O Arquiteto Takaharu Tezuka, com a sua conferência Nostalgic Future, vai falar sobre o “melhor jardim de infância do mundo“, uma criação absolutamente extraordinária que, estamos certos, será verdadeiramente inspiradora, um privilégio para todos quantos desenham espaços para a educação de infância (ou deles usufruem) e, a encerrar o XVII Encontro Internacional, uma conferência absolutamente fundamental sobre as neurociências na educação pré-escolar, proferida por uma das mais reputadas investigadoras nesta área, Joana Rodrigues Rato (Universidade Católica Portuguesa) que revolucionou a forma como olhamos a educação e o desenvolvimento nos primeiros anos, e que irá abordar as funções executivas e a janela de oportunidade no cérebro pré-escolar, uma conferência verdadeiramente a não perder!

Durante os dois dias decorrerá um conjunto alargado de workshops e sessões paralelas, aberto a todos os participantes do XVII Encontro Internacional da APEI, sem necessidade de inscrição prévia.

Workshops e Sessões Paralelas

  1. Rui RamalhoConexões com a Matemática
  2. Ricardo Cunha Teixeira Despertar para o sentido de número na Educação Pré-Escolar: uma abordagem inspirada no método de Singapura
  3. Rosa MontezAlinhas ou desalinhas? – Mapear caminhos para a abordagem da Arte Contemporânea na Infância
  4. Magda CarvalhoInfância e filosofia: o que podemos (não) estar a fazer?
  5. Alfredo LeiteDinâmicas para promover o autoconhecimento das crianças (e dos educadores)
  6. Rosário Leote e Graça RibeiroMãos na Ciência
  7. Miguel BorgesDesenvolvimento da literacia emergente na educação pré- escolar
  8. Ana AzevedoA documentação pedagógica como suporte à aprendizagem
  9. Ana de Mesquita GuimarãesAbcedarium natura: O Abcedário da natureza
  10. Vanda GatoO regresso do Ser ao Aprender
  11. Vânia BelizEducar para a sexualidade desde a infância: estratégias e desafios
  12. Rui Inácio – Brincar, alicerce de práticas
  13. João GouveiaVerdades ou mitos educacionais? Que base para a inovação em educação?
  14. Mariana Santos e Dulce Moreira (O Som do Algodão)O Poema na boca: Breviário de estratégias para brincar com a palavra e o som
  15. Mafalda CoitoPontes da inclusão: da educação de infância à educação especial
  16. Susana GarcêsCoaching Educativo: Metodologia para a vida

 

Em breve…