2º Ciclo de Webconferências APEI (1)

SEMINÁRIO 1 - 29 de janeiro
Perspetivas e Práticas Pedagógicas na Educação Pré-Escolar
29 de janeiro
online (Zoom) - das 14:15 às 17:30 horas

Escolha uma opção:

15.00

Dia 29 de janeiro - Materiais de fim aberto

  • 14:15

    Creating a Culture of Inquiry with Loose Parts

    Miriam Beloglovsky, Founder and CEO of Playful Transformation, USA

  • 15:15

    (Re)inventar ou explorar. A importância das práticas criativas

    Sílvia Berény & Tânia Vieira, OSMOPE, Porto, Portugal

  • 16:30

    (Des)instalar o Brincar…

    Raquel Maricato e Joana Vila Nova, SASUC, Coimbra, Portugal

Numa iniciativa conjunta com a Câmara Municipal da Maia, a APEI organiza o 2º Ciclo de Webconferências “Perspetivas e Práticas Pedagógicas na Educação Pré-Escolar”, uma viagem que decorrerá durante 12 horas, distribuídas em 4 sábados, que envolve um conjunto de conferencistas nacionais e internacionais em que se irá abordar a utilização dos materiais de fim aberto (Loose Parts), se conhecerão propostas pedagógicas da Educação na Natureza, a abordagem Reggio Emilia e a arte e ciência na Educação Pré-Escolar e dinâmicas inovadoras de jardins de infância catalãos.

O 2º Ciclo de Webconferências “Perspetivas e Práticas Pedagógicas na Educação Pré-Escolar” foi acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Registo de Acreditação CCPFC/ACC-111690/21), com 12 horas na componente científico-pedagógica para a Educação Pré-Escolar (grupo de recrutamento 100) aos participantes que cumpram os requisitos estipulados ao nível da assiduidade e avaliação.

DOWNLOAD DO PROGRAMA

RESUMO DAS CONFERÊNCIAS

Dia 29 de janeiro

  • Creating a Culture of Inquiry with loose Parts – Miriam Beloglovsky – Esta conferência orientará os participantes a aplicar conhecimentos educativos e de design ao fazer curadoria e aplicação de peças soltas para maximizar a aprendizagem das crianças. Os participantes aprenderão o valor das peças soltas, descobrirão como recriar as peças soltas utilizando diferentes lentes para explorar as possibilidades que as peças soltas oferecem às crianças, e como estabelecer convites para brincar que promovam a investigação. This lecture will guide participants to apply educational and design knowledge when curating and infusing loose parts to maximize children’s learning. Participants will learn the value of loose parts, discover how to curate the loose parts utilizing different lenses to explore the affordances the loose parts offer children, and how to set play invitations that promote inquiry.
  • Miriam Beloglovsky

    Miriam Beloglovsky é professora de Educação de Infância, oradora procurada pelo público, formadora e co-autora da série de livros premiados “Loose Parts Inspiring Play”, que criaram um fenómeno internacional e foram traduzidos para diferentes línguas.
    Como conferencista, Miriam envolve, inspira e motiva o público em todo o mundo a explorar o poder do jogo. Ela adopta o brincar como um veículo que transforma a vida das pessoas.
    Miriam é uma advogada e fundadora e CEO da Playful Transformation, uma empresa dedicada à defesa do direito de brincar e de encontrar alegria na vida. A sua missão é construir em conjunto jogos, colaboração, política pública, educação, reflexão crítica, investigação, criatividade e inovação para melhorar as oportunidades de brincar para crianças pequenas e dos educadores. Todos com a convicção de que a brincadeira é central para a transformação humana, construindo comunidades e melhorando a educação pode levar a uma autêntica equidade e a uma sociedade mais consciente. Ela acredita que podemos criar espaços lúdicos e oportunidades lúdicas para impactar a vida das pessoas em colaboração.
    Antes de embarcar na sua jornada como educadora de infância e defensora do brincar, Miriam foi jornalista, repórter meteorológica, e executiva dos media na Califórnia.
    Miriam é fluente em inglês e espanhol.

    (Miriam Beloglovsky is a professor of early childhood education, sought-after public speaker, coach, and the co-author of the Loose Parts Inspiring Play award-winning books series, which have created an international phenomenon and have been translated into different languages.
    As a public speaker, Miriam engages, inspires, and motivates audiences throughout the world to explore the power of play. She embraces play as a vehicle that transforms people’s lives.
    Miriam is a play advocate and founder and CEO of Playful Transformation, a company dedicated to advocating for the right to play and finding joy in life. Miriam’s mission is to weave together play, collaboration, public policy, education, critical reflection, inquiry, creativity, and innovation to enhance play opportunities for young children and educators. All with the belief that play is central to human transformation, building community and improving education can lead to authentic equity and a more civil society. She believes that we can create play spaces and play opportunities to impact people’s lives in collaboration.
    Before embarking on her journey as an early childhood educator and play advocate, Miriam was a newscaster, weather reporter, and media executive in California.
    Miriam is fluent in English and Spanish language)

    https://www.playfultransformation.com/about.html

  • Sílvia Berény

    Sílvia Berény Teixeira Lopes é Licenciada em Educação de Infância e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
    Inicia a sua carreira como Orientadora de Estágio e Professora de Pedagogia. Em 1982, integra a equipa fundadora da Creche e Jardim-de-Infância O.S.M.O.P., no Porto, hoje designada OSMOPE (Organização Social do Movimento das Pontes Educativas), onde é Presidente da Direcção e Directora Pedagógica. Nesta qualidade, tem vindo a desenvolver vários projectos com Instituições Culturais e Artísticas desta cidade, destacando-se a cooperação com a Fundação de Serralves.
    No âmbito da investigação na área da Educação de Infância, tem colaborado com a Universidade do Porto e participado em Conferências e Acções de Formação sobre Educação da Primeira Infância.

    (Sílvia Berény Teixeira Lopes has a degree in Early Childhood Education and a Master in Education Sciences from the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto.
    She began her career as an Internship Supervisor and Teacher of Pedagogy. In 1982, she joined the founding team of the O.S.M.O.P. Nursery and Kindergarten in Porto, now called OSMOPE (Organização Social do Movimento das Pontes Educativas), where she is President of the Board and Pedagogical Director. In this position, she has been developing several projects with Cultural and Artistic Institutions of this city, highlighting the cooperation with the Serralves Foundation.
    Within the scope of research in the area of Early Childhood Education, she has collaborated with the University of Porto and participated in Conferences and Training Sessions on Early Childhood Education)

    https://www.osmope.pt/

  • Raquel Maricato

    https://www.uc.pt/sasuc/Apoio-a-Infancia/JARDIM_INFANCIA