XXIX SER BEBÉ (4)

SEMINÁRIO 4 - 1 de abril
Perspetivas Pedagógicas na Educação de Infância
1 de abril
online (Zoom) 1 abril (09:00/12:30 horas)

Escolha uma opção:

35.00

Dia 1 de abril - Aprendizagem e Desenvolvimento

  • 09:00 horas

    A creche como lugar de (des)entendimentos: o brincar e a profissionalidade do educador

    Ana Coelho & Joana Chélinho, Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

  • 11:00 horas

    Pretextos que transformam contextos – Uma abordagem à Documentação Pedagógica e aos Portfólios de Aprendizagem

    Helena Santos, Associação Criança

  • 11:00 horas

    De pequenino se torce o destino

    Pedro Marques, Associação Infante de Sagres, Lisboa

Com o apoio da Direção-Geral de Educação, inserido na iniciativa europeia “Firts Years, First Priority” e numa iniciativa conjunta com as Câmaras Municipais de Alenquer, Cascais, Coruche, Maia e Torres Vedras, a APEI organiza o XXIX Ser Bebé “Perspetivas Pedagógicas na Educação de Infância”, uma extraordinária viagem que decorrerá durante 15 horas, distribuídas em 5 sessões (ao fim do dia e aos sábados), que envolve um conjunto de conferencistas nacionais e internacionais de referência, em que se irá abordar temas tão diversos como a Abordagem Pikler, o Brincar Heurístico, o desenvolvimento e aprendizagem em creche e, ainda, as inovadoras e inspiradoras experiências da educação de infância no Japão, Nova Zelândia e Austrália.

Para além de educadores de infância portugueses cujas práticas educativas continuam a ser uma inspiração para todos (Daniela Silva, Marco Duarte, Helena Santos e Pedro Marques) e de profissionais de outros países (Josiane Pareja e Paula Galhardo, do Brasil; Tomoko Yamamoto e Kei Khiara, do Japão; e Lorraine Sands, da Nova Zelândia), com práticas educativas de referência, que evidenciam a qualidade da educação de infância noutros pontos do planeta, o XXIX Ser Bebé conta, igualmente, com um conjunto de investigadores abolutamente a não perder: Maria da Purificação Mil-Homens e Dalila Lino, da ESE de Lisboa, com duas inovadoras apresentações a propósito da Abordagem Pikler; Paulo Fochi, do Brasil, e a sua magnífica experiência no Observatório da Cultura Infantil; Mari Mari, da Kobe Women’s University, no Japão, que apresentará um projeto de formação e desenvolvimento profissional único, com grande impacto na qualidade das práticas educativas dos educadores; Ana Coelho e Joana Chélinho, da ESE de Coimbra, sobre a importante e muito atual dimensão da profissionalidade em creche; Wendy Lee, da Nova Zelândia, uma das mais reputadas investigadoras mundiais, que abordará as “Learning Stories” que tanto impacto tiveram nas prática em creche um pouco por todo o lado; e, a terminar, Gloria Quiñones, da Austrália, na sempre presente dimensão do educar e cuidar.

Durante o XXIX Ser Bebé irão ser apresentadas as novas publicação da APEI, que irão ter um desconto adicional nesse dia:

  • Crescer Autónomo, de Emmi Pikler e Anna Tardos
  • O Brincar Heurístico na Creche, de Paulo Fochi
  • Pessoas com menos de três anos, de Elinor Goldschmied
  • Pedagogia e afetividade na educação das crianças com menos de três anos, de Gloria Quiñones, Liang Li e Avis Ridgway
  • Gogô, de onde vêm os bebés, de Caroline Arcari

Foi pedida a acreditação ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para 15 horas na componente científico-pedagógica para a Educação Pré-Escolar (grupo de recrutamento 100) aos participantes que cumpram os requisitos estipulados ao nível da assiduidade e avaliação.

DOWNLOAD DO PROGRAMA

RESUMO DAS CONFERÊNCIAS

 

Dia 1 de abril

Ana Coelho & Joana Chélinho – A creche como lugar de (des)entendimentos: o brincar e a profissionalidade do educador – ………………………………………………….
Helena Santos – Pretextos que transformam contextos: uma abordagem aos portfólios de aprendizagem – ……………………………………………………………….
Pedro Marques – De pequenino se torce o destino – ……………………………………………………
  • Kei Khiara

    ……………………………………………….

  • Ana Coelho

    ……………………………………………….

  • Joana Chélinho

    ……………………………………………….

  • Helena Santos

    ·       Formação inicial, Curso de Educação de Infância, Instituto Piaget (ESE Jean Piaget Vila Nova de Gaia, 2000-2004.

    ·       Pós-graduação em Educação de Infância, Universidade Católica Portuguesa, Porto, 2017-2019

    ·       Educadora de Infância nas valências de Creche e Pré-escolar no Grande Colégio da Póvoa de Varzim (2004-2020)

    ·       Educadora de Infância Jardins de Infância da Rede Pública Nacional (2020 até à presente data)

  • Pedro Marques

    ……………………………………………….