Escolha uma opção:
€35.00
Dia 1 de abril - Aprendizagem e Desenvolvimento
- 09:00 horas
A creche como lugar de (des)entendimentos: o brincar e a profissionalidade do educador
Ana Coelho & Joana Chélinho, Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
- 11:00 horas
Pretextos que transformam contextos – Uma abordagem à Documentação Pedagógica e aos Portfólios de Aprendizagem
Helena Santos, Associação Criança
- 11:00 horas
De pequenino se torce o destino
Pedro Marques, Associação Infante de Sagres, Lisboa
Com o apoio da Direção-Geral de Educação, inserido na iniciativa europeia “Firts Years, First Priority” e numa iniciativa conjunta com as Câmaras Municipais de Alenquer, Cascais, Coruche, Maia e Torres Vedras, a APEI organiza o XXIX Ser Bebé “Perspetivas Pedagógicas na Educação de Infância”, uma extraordinária viagem que decorrerá durante 15 horas, distribuídas em 5 sessões (ao fim do dia e aos sábados), que envolve um conjunto de conferencistas nacionais e internacionais de referência, em que se irá abordar temas tão diversos como a Abordagem Pikler, o Brincar Heurístico, o desenvolvimento e aprendizagem em creche e, ainda, as inovadoras e inspiradoras experiências da educação de infância no Japão, Nova Zelândia e Austrália.
Para além de educadores de infância portugueses cujas práticas educativas continuam a ser uma inspiração para todos (Daniela Silva, Marco Duarte, Helena Santos e Pedro Marques) e de profissionais de outros países (Josiane Pareja e Paula Galhardo, do Brasil; Tomoko Yamamoto e Kei Khiara, do Japão; e Lorraine Sands, da Nova Zelândia), com práticas educativas de referência, que evidenciam a qualidade da educação de infância noutros pontos do planeta, o XXIX Ser Bebé conta, igualmente, com um conjunto de investigadores abolutamente a não perder: Maria da Purificação Mil-Homens e Dalila Lino, da ESE de Lisboa, com duas inovadoras apresentações a propósito da Abordagem Pikler; Paulo Fochi, do Brasil, e a sua magnífica experiência no Observatório da Cultura Infantil; Mari Mari, da Kobe Women’s University, no Japão, que apresentará um projeto de formação e desenvolvimento profissional único, com grande impacto na qualidade das práticas educativas dos educadores; Ana Coelho e Joana Chélinho, da ESE de Coimbra, sobre a importante e muito atual dimensão da profissionalidade em creche; Wendy Lee, da Nova Zelândia, uma das mais reputadas investigadoras mundiais, que abordará as “Learning Stories” que tanto impacto tiveram nas prática em creche um pouco por todo o lado; e, a terminar, Gloria Quiñones, da Austrália, na sempre presente dimensão do educar e cuidar.
Durante o XXIX Ser Bebé irão ser apresentadas as novas publicação da APEI, que irão ter um desconto adicional nesse dia:
- Crescer Autónomo, de Emmi Pikler e Anna Tardos
- O Brincar Heurístico na Creche, de Paulo Fochi
- Pessoas com menos de três anos, de Elinor Goldschmied
- Pedagogia e afetividade na educação das crianças com menos de três anos, de Gloria Quiñones, Liang Li e Avis Ridgway
- Gogô, de onde vêm os bebés, de Caroline Arcari
Foi pedida a acreditação ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua para 15 horas na componente científico-pedagógica para a Educação Pré-Escolar (grupo de recrutamento 100) aos participantes que cumpram os requisitos estipulados ao nível da assiduidade e avaliação.
RESUMO DAS CONFERÊNCIAS
Dia 1 de abril
-
Kei Khiara
……………………………………………….
-
Ana Coelho
……………………………………………….
-
Joana Chélinho
……………………………………………….
-
Helena Santos
· Formação inicial, Curso de Educação de Infância, Instituto Piaget (ESE Jean Piaget Vila Nova de Gaia, 2000-2004.
· Pós-graduação em Educação de Infância, Universidade Católica Portuguesa, Porto, 2017-2019
· Educadora de Infância nas valências de Creche e Pré-escolar no Grande Colégio da Póvoa de Varzim (2004-2020)
· Educadora de Infância Jardins de Infância da Rede Pública Nacional (2020 até à presente data)
-
Pedro Marques
……………………………………………….