XXVIII Ser Bebé

CICLO COMPLETO/4 dias
Perspetivas Pedagógicas, Modelos e Qualidade na Educação de Infância
30 de abril + 7 de maio + 28 de maio + 4 de junho
online (Zoom) - 30 abril + 7 maio (14:15/17:30 horas) - 28 maio + 4 junho (09:15/12:30)

Escolha uma opção:

50.00

Esgotado

Dia 30 de abril - Arte na 1ª Infância

  • 11:15BR/14:15PT

    The Reggio Emilia Approach – an educational philosophy based on the image of a child equipped with 100 languages

    Lucia Colla, Reggio Children

  • 12:15BR/15:15PT

    LiberdArte na 1ª Infância

    Rita Rovisco, Tutor T, Lisboa

  • 13:30BR/16:30PT

    “Creche(R) com Arte” – a importância da organização do tempo e espaço na creche

    Sílvia Berèny & Tânia Silva, OSMOPE, Porto

Dia 7 de maio - Criatividade e Infância

  • 11:15BR/14:15PT

    Discover Creativity with Babies

    Louise Day, Wally’s Day Nursery, UK

  • 12:15BR/15:15PT

    As Partes Soltas no Atelier de Bebés

    Ana de Mesquita Guimarães, Atelierista

  • 13:30BR/16:30PT

    O Design na Escola. Projetos de mediação cultural através do design em contexto de creche

    Rita Brandão, Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto

Dia 28 de maio - Afetividade e pedagogia em creche

  • 06:15BR/09:15PT

    Closeness as an Affective Pedagogy for Infant and Toddlers

    Gloria Quiñones, Liang Li & Avis Ridgway, Monash University, Australia

  • 07:15BR/10:15PT

    Una mirada al Aula 1-3 (años) de la Escuela Rellinars – Organización pedagógica y experiencias de la vida en el aula

    Laura Irigoin Graviz, Escuela Rural de Rellinars, Barcelona

  • 08:30BR/11:30PT

    METAMORFOSE – a realidade é superior à ideia

    Sofia Valente, START.SOCIAL – Cooperativa Sócio-Educativa para o Desenvolvimento Comunitário

Dia 4 de junho - Cidadania e Aprendizagem na 1ª Infância

  • 06:15BR/09:15PT

    Conceptual PlayWorld: a new condition in supporting infant-toddlers concept learning

    Liang Li, Monash University, Austrália

  • 07:15BR/10:15PT

    A Creche como locus de Cidadania

    Marta Botelho, Colégio Piloto Diese, Lisboa

  • 08:30BR/11:30PT

    n’A Casa da Árvore – uma nova perspetiva profissional para educadores e um caminho de respeito na primeira infância

    Ana Cláudia Catrapona, Na Casa da Árvore

Numa iniciativa conjunta com a Câmara Municipal da Maia, a APEI organiza o XXVIII Ser Bebé “Perspetivas Pedagógicas, Modelos e Qualidade na Educação de Infância”, uma extraordinária viagem que decorrerá durante 12 horas, distribuídas em 4 sábados, que envolve um conjunto de conferencistas nacionais e internacionais de referência, em que se irá abordar a Arte na ª Infância, se conhecerão propostas pedagógicas de descoberta da Criatividade na Infância e se apronfudará a importância da Afetividade e da Pedagogia na 1ª Infância.

O XXVIII “Ser Bebé” foi acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Registo de Acreditação CCPFC/ACC-111386/21), com 12 horas na componente científico-pedagógica para a Educação Pré-Escolar (grupo de recrutamento 100) aos participantes que cumpram os requisitos estipulados ao nível da assiduidade e avaliação.

DOWNLOAD DO PROGRAMA

PROGRAM DOWNLOAD (english)

RESUMO DAS CONFERÊNCIAS

Dia 30 de abril

Lucia Colla – The Reggio Emilia Approach – an educational philosophy based on the image of a child equipped with 100 languages – The Reggio Emilia Approach® is an educational philosophy based on the image of a child with strong potentialities for development and a subject with rights, who learns through the hundred languages belonging to all human beings, and grows in relations with others. This educational project, which has become a reference point throughout the world, develops and renews each day in Reggio Emilia’s municipal infant-toddler centres and preschools. A manifesto of the Reggio Emilia Approach is the poem written by Loris Malaguzzi, “No way. The Hundred is There”, a poem voicing the idea of child at the centre of this educational approach – a child equipped with 100 languages. The hundred languages are a metaphor for the extraordinary potentials of children, their knowledge-building and creative processes, the myriad forms with which life is manifested and knowledge is constructed. The educational approach and the concepts that underlie this educational experience will be shared along a narrative that illustrates the learning processes of infants and toddlers (0-3)
Rita Rovisco – LiberdArte na 1ª Infância – Temos o poder de transformar as efemérides num processo de construção, cheio de criatividade e de Liberdarte! A partilha mostra o processo de criação, em que a criança foi o agente criador da sua obra.
Sívia Berèny & Tânia Silva – “Creche(R) com Arte” – A importância da organização do tempo e espaço na creche – ??

Dia 7 de maio

Louise Day – Discover Creativity with Babies – ?????
Ana de Mesquita Guimarães – As partes soltas no Atelier de Bebés – As peças soltas são as palavras das Cem Linguagens. Contaminam-se pelo interesse que geram e o brincar não tem início nem fim. A vida é um mar de peças soltas que se unem de forma inesperada dando lugar à imaginação, à criatividade, à ação de fazer, de construir, de ser autor. Desde bebés que as peças soltas devem estar presentes no quotidiano das crianças. As melhores peças soltas são aquelas que não se compram, mas que trazem memórias e identidades.  Assim o atelier disponibiliza e prepara o espaço para a descoberta, para a curiosidade e a participação coletiva. Adultos e crianças brincam e descobrem-se. Desde o berçário à creche os espaços são pensados para uma criança integral e uma educação que nutre coração, mão e mente. Vamos brincar?
Rita Brandão – O Design na Escola. Projetos de mediação cultural através do design em contexto de creche – ?????

Dia 28 de maio

Gloria Quiñones, Liang Li & Avis Ridgway – Closeness as an Affective Pedagogy for Infants and Toddlers -The aim of this presentation is to discuss an affective pedagogy of closeness. Closeness brings attention to relational and affective pedagogies created by educators. A case example of feeding a baby as an activity setting is discussed. The focus educator, Peta identifies this activity as a respectful and mindful approach to infant-toddlers. Peta provides the question of how close is too close? This question was further extended by the notion of closeness in the Collaborative forum. The educators’ expansive discussions extend the notion of closeness as an affective pedagogy. For example, the educators commented on Peta’s creation of a social and affective environment during feeding. Closeness is a special moment and intimate relationship between an educator and infant.
Laura irigoin Graviz – Una mirada al Aula 1-3 (años) de la Escuela Rellinars – Organización pedagógica y experiencias de la vida en el aula – Esta conferencia presenta la experiencia del Aula de 1-3 años que se encuentra incluida en un centro público. La presentación de los elementos clave que definen al centro, así como de las metodologías e instrumentos sobre los que se sustenta la práctica pedagógica, crearan el camino para sumergirnos en una de las experiencias llevadas a cabo por este grupo. Una práctica que muestra como este aula sigue el proyecto educativo de centro, nutriéndose de las experiencias de los alumnos, las aportaciones de las familias, de los otros grupos y profesionales, creando sinergias que se transforman en un conocimiento compartido, hecho cohesionador de toda la comunidad educativa.
Sofia Valente – METAMORFOSE – a realidade é superior à ideia – A história do processo de transformação pedagógica de uma Creche – uma partilha genuína sobre espectativas, realidade, processos, respeito, ideais, sonhos e Pessoas. A realidade é superior à ideia.

Dia 4 de junho

Liang Li – Conceptual PlayWorld: a new condition in supporting infant-toddlers concept learning – There is a growing body of studies on increasing the quality of infant-toddlers’ education and care. Yet, little attention has been directed to how to support toddlers’ concept learning in play. This paper draws upon a cultural-historical perspective and discusses the concept of play and imagination, and pedagogical practices of a Conceptual PlayWorld approach to investigate how a Conceptual PlayWorld creates the motivating conditions to support toddlers’ conceptual learning and development. It is argued that conceptual learning of children at a very young age should be promoted as it lays foundations for infant-toddlers to learn further advanced scientific concepts in their school years. The teachers’ affective playfulness and active engagement should be encouraged to develop a collective play environment in supporting children’s scientific thinking.
Marta Botelho – A Creche como locus de cidadania – Esta comunicação assenta na perspetiva de que a criança é ator social, sujeito de direitos, e com “voz”, reconhecendo a sua alteridade e condição de sujeito produtor de culturas. A partir destes pressupostos, a comunicação que aqui se apresenta tem como objetivo refletir, à luz da Sociologia da Infância e dos Estudos Sociais da Infância, o papel do educador de infância na promoção da participação das crianças, na sua prática pedagógica e caraterizar práticas promotoras de cidadania infantil em creche. De que forma garantimos e consideramos a participação das crianças em creche? Será que reconhecemos a participação como um direito das crianças? Será que consideramos a creche um espaço de cidadania? Partindo da prática pedagógica que vivemos no Colégio Piloto Diese, proponho-me ilustrar práticas pedagógicas democráticas em Creche.

Ana Claúdia Catrapona – n ‘A Casa da Árvore – uma nova perspetiva profissional para educadores e um caminho de respeito na primeira infância

E se a primeira adaptação a um contexto socio-educativo de um bebé acontecesse lá fora, no meio dos coelhos, ovelhas, cabras anãs, galinhas e de uma porca chamada Fernanda? E se as rotinas acontecessem sem relógio físico, mas fisiológico, entre contar ovos, ver transformações na horta, cantar debaixo da alfarrobeira ou inventar histórias sobre um caracol que encontrámos na casinha da árvore?
Nesta apresentação, falo-vos de uma alternativa à creche que idealizei enquanto educadora e mãe. Falo-vos de um espaço pensado para crianças e animais em liberdade, que nasceu da consciencialização da importância do vínculo na primeira infância, longe de amarras institucionais, e onde a psicomotricidade ou a hora da história acontecem naturalmente, sem horário marcado. Aqui, onde a reflexão e observação acontecem de mãos dadas, podemos encontrar um grupo de 4 crianças que se sentem capazes e uma educadora como única figura de referência. Um espaço cheio de desafios naturais, brinquedos abertos e sestas que acontecem numa qualquer cama de rede. Hoje, falo-vos de um contexto sem grandes pretensões de ser mais do que um abrigo para uma primeira infância vivida com tempo.
  • Lucia Colla

    Lucia Colla has been a Teacher Educator for the Istituzione of Preschools and Infant-toddler Centres of the Municipality of Reggio Emilia since 2007.
    Colla collaborates with Reggio Children on the realisation of publishing projects and professional learning journeys, through participation in seminars and workshops in Italy and abroad.
    From 1990 to 2005 she was a teacher in the “Luigi Bellelli” infant-toddler centre, Istituzione of Preschools and Infant-toddler Centres of the Municipality of Reggio Emilia.
    She is a Teacher-Educator at the Centre for Documentation and Educational Research, Istituzione of Preschools and Infant-toddler Centres of the Municipality of Reggio Emilia.
    For several years Colla has had the role of co-ordinating journeys of work on the theme of Participation, with particular attention focused on the dimension of policy and politics in early childhood and early childhood services.
    For several years she edited “La Mongolfiera”, the newsletter of City Childhood Councils in Reggio Emilia’s municipal infant-toddler centres and preschools.
    She founded and is a member of Dialoghi sulla Scuola (Dialogues on School), a group made up of parents, teachers, and citizens who care intensely about educational themes.

    Lucia Colla tem sido Professora Educadora para a Istituzione das Escolas Infantis e Centros de Infantaria do Município de Reggio Emilia desde 2007.
    Colla colabora com Reggio Children na realização de projectos editoriais e viagens de aprendizagem profissional, através da participação em seminários e workshops em Itália e no estrangeiro.
    De 1990 a 2005 foi professora no centro infant-toddler “Luigi Bellelli”, Istituzione di Preschools e Centros Infant-toddler do Município de Reggio Emilia.
    É Professora-Educadora no Centro de Documentação e Investigação Educativa, Istituzione of Preschools and Infant-toddler Centres do Município de Reggio Emilia.
    Durante vários anos Colla teve o papel de coordenar viagens de trabalho sobre o tema da Participação, com especial atenção centrada na dimensão da política e dos serviços para a primeira infância e os serviços para a primeira infância.
    Durante vários anos editou “La Mongolfiera”, o boletim informativo dos Conselhos Municipais da Infância de Reggio Emilia nos centros municipais de infanto-juvenil e pré-escolas.
    Fundou e é membro de Dialoghi sulla Scuola (Dialogues on School), um grupo composto por pais, professores e cidadãos que se preocupam intensamente com temas educativos.

    https://www.reggiochildren.it/en/

  • Tânia Silva

    Tânia Maria Vieira Silva é licenciada em Educação Básica e Mestre em Educação de Infância, pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Desempenha, atualmente, o cargo de educadora responsável pelo serviço educativo da biblioteca escolar da OSMOPE.

    Tânia Maria Vieira Silva has a degree in Basic Education and a Master’s in Early Childhood Education from the Paula Frassinetti School of Education. She is currently the educator responsible for the educational service of the school library of OSMOPE.

    https://www.osmope.pt/

  • Sílvia Berény

    Sílvia Berény Teixeira Lopes é licenciada em Educação de Infância e Mestre em Ciências da Educação. Especialista em Arte e educação na primeira infância.
    Fundadora da Creche, Jardim de Infância e 1º Ciclo OSMOPE – Organização Social do Movimento das Pontes Educativas / Porto – onde exerce o cargo de Presidente da Direção e tem vindo a desenvolver vários projetos com instituições Culturais, Artísticas e Cientificas desta cidade.
    No âmbito da Investigação na área da Educação, tem colaborado com a Universidade do Porto e Escola Superior de Educação Paula Frassinetti sendo membro do OFEI.
    Autora do livro “Retratos da Arte na Educação” e várias publicações sobre Educação cidade e cultura. Coordenadora do livro “Bridging Stories – Children participatory projects through art for the future of a new european education”.
    Coordenadora entre outros do Projeto internacional Bridging, com financiamento do programa Erasmus +, em colaboração com a Universidade do Porto, Finlândia, Polónia e Bélgica.

    Sílvia Berény Teixeira Lopes has a degree in Early Childhood Education and a Master in Education Sciences. She is a specialist in Art and early childhood education.
    Founder of OSMOPE – Social Organization of the Movement of Educational Bridges / Porto – where she is President of the Board and has developed several projects with Cultural, Artistic and Scientific institutions of this city.
    Within the scope of Research in the area of Education, she has collaborated with the University of Porto and the Paula Frassinetti School of Education and is a member of OFEI.
    Author of the book “Portraits of Art in Education” and various publications on Education, city and culture. Coordinator of the book “Bridging Stories – Children participatory projects through art for the future of a new european education”.
    Coordinator among others of the international project Bridging, with funding from the Erasmus + programme, in collaboration with the University of Porto, Finland, Poland and Belgium.

    https://www.osmope.pt/

  • Rita Rovisco

    Rita Rovisco é Educadora de Infância desde 2005, Mestre em Educação Artística desde 2016 e Formadora desde 2020

    https://www.ritarovisco.com/

  • Louise Day

    ????

    ????

    https://www.facebook.com/wallysnursery/

  • Ana de Mesquita Guimarães

    Entre a psicologia e a arte, a educação, a natureza e os livros infantis são muitos os interesses e a experiência também. Formadora desde 2010 tem levado aos formandos uma forma de pensar educação mais ampla, muito para lá das paredes dos jardins de infância. É consultora pedagógica em diferentes instituições e faz, atualmente, a coordenação do Projecto Crescer na Doces Tesouros (Matosinhos, Porto). Colaboradora editorial em diferentes editoras portuguesas (Pais&Filhos, Porto Editora, Lusoinfo, The Poets and Dragons) participa ativamente em diferentes projetos ligados à infância. Após o regresso a Portugal tornou-se atelierista em Comunidades Educativas com Abordagem Reggio Emlia como a Casa do Monte e o Projeto Passos de Gigante.

    Between psychology and art, education, nature and children’s books, her interests are many, with plenty of experience in them. Having worked as an instructor since 2010, she has been bringing her trainees a new and wider way of thinking about education, far beyond the confines of the kindergartens. She’s currently an Educational Consultant in different institutions, and  project coordinator of  “Crescer” na Doces Tesouros (Matosinhos, Porto). Editorial consultant among different Portuguese publishers (Pais&Filhos, Porto Editora, Lusoinfo, The Poets and Dragons Society), she’s an active participant in several different projects with a focus on childhood. After her return to Portugal, she has become an atelierista in Educational Communities with the Reggio Emilia Approach like Casa do Monte and the Passos de Gigante Project.

    https://anamaisgrande.com/projetos/

  • Rita Brandão

    ???????

    ??????

    https://www.behance.net/ritabranda999f

  • Gloria Quiñones

    Dr Gloria Quinones is a senior lecturer at School of Educational Psychology and Counselling, Faculty of Education, Monash University. Her researches interests are infant-toddler pedagogies, play and pedagogy, emotions, wellbeing and mentoring of pre-service teachers. She has co-authored Affective Early Childhood Pedagogy for Infant-Toddlers. Her email is: Gloria.quinones@monash.edu

    https://research.monash.edu/en/persons/gloria-quinones-goytortua

  • Avis Ridgway

    Dr Avis Ridgway, an Adjunct Research Associate in Faculty of Education, Monash University, Australia, writes, edits and publishes nationally and internationally.  Her research takes a cultural-historical approach using visual narrative methodology to focus on peer play, infant-toddlers, educators and influences on family relationships in early childhood practice pedagogies. avisflorence73@gmail.com

    https://monash.academia.edu/ARidgway

  • Laura Irigoin

    Maestra de educación infantil y educadora social, con especialización en Intervención en Atención Temprana: Primera infancia y familias. Desempeña el rol de educadora responsable en el Aula 1-3 de la Escuela Rellinars desde su creación (2016).

    https://agora.xtec.cat/ceiprellinars/author/laura/

  • Sofia Valente

    Educadora de Infância por vocação! Escreve Criança, Família, Equipa, Cultura e Coração com letra maiúscula. Ser Feliz todos os dias é A prioridade, e tem sido assim no seu percurso académico, pessoal e profissional.Das salas da ESELx, por Macau, e de regresso às origens. O seu CV tem certificados e diplomas, mas também tem histórias e, sobretudo, páginas em branco, por escrever….

    https://www.linkedin.com/in/sofia-valente-62601620

  • Ana Cláudia Catrapona

    Educadora, licenciada em Educação de Infância, no regime pré-Bolonha, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
    Começou a sua prática pedagógica numa equipa multidisciplinar do Serviço de Intervenção Precoce para a Infância de Montemor-o-novo, em 2009, e desde aí passou por diversos contextos como creche e pré-escolar em Lisboa e Faro. Nestes contextos, fez formação em Movimento da Escola Moderna e procurou sempre dinamizar uma prática participada, mas foi ao tornar-se mãe que redescobriu a verdadeira importância do vínculo e da relação no desenvolvimento harmonioso da criança. Em 2021, ao estudar Pikler, percebeu a maravilhosa proporção de 1 cuidador para cada 4 crianças e resolve dar início ao processo de credenciação pela Segurança Social enquanto ama. Criou um projeto que assenta na valorização do tempo e do vínculo, num ambiente familiar e de estreita relação com os animais e a natureza. Lá fora, onde o tempo parece correr simultaneamente mais depressa e mais devagar, encontrou todos os instrumentos para a verdadeira diferenciação pedagógica. Apesar destes anos de descoberta, todos os dias se sente a começar e gostava que esta nova perspetiva “fora da caixa” inspirasse outros.

    https://www.instagram.com/na.casa.da.arvore/

  • Liang Li

    Dr Liang Li is a senior lecturer at the School of Educational Psychology and Counselling, Faculty of Education, Monash University. Her research focuses on infant-toddler’s education and care, children’s play and pedagogy, STEM in early years play-based contexts in Australia and China; and cultural-historical studies.  Liang publishes nationally and internationally. She can be contacted at liang.li@monash.edu.

    https://research.monash.edu/en/persons/liang-li

  • Marta Botelho

    Marta Botelho, educadora de infância, formada pela Escola Superior de Educação de Lisboa em 2005. Mestre em Intervenção Precoce, pela ESE de Lisboa onde defendeu a tese “Os direitos de participação das crianças e o Movimento da Escola Moderna.” Concluiu a Pós-Graduação em Educação em Creche e Outros Equipamentos para Crianças dos 0 aos 3 anos, em 2021, onde escreveu o artigo “A Creche como locus de cidadania” tendo ganho o 1º Prémio Teresa Vasconcelos. Trabalha segundo o Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna, fez parte da Direção do Movimento da Escola Moderna e é Diretora Pedagógica do Colégio Piloto Diese. Professora Assistente Convidada na Escola Superior de Educação de Lisboa e Professora Adjunta no Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo. Formadora na área da educação desde 2009.

    https://www.linkedin.com/in/marta-botelho-408b4420b/