PRESENCIAL: P039 – Educação Física na educação pré-escolar – propostas de integração e operacionalização
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Desenvolvimento motor em idade pré-escolar:
• Estruturação emocional nas crianças;
• Identificação e conhecimento das principais etapas de desenvolvimento;
• A fase motora fundamental (2-7 anos) e categorias de movimentos (movimentos locomotores, manipulativos, posturais);
• Desenvolvimento percetivo na infância;
• Perceção de competência motora
Particularidades da EF na EI
• Importância da Educação fora da sala – “voltar para a Natureza”;
• Assunção do risco na aprendizagem;
• Papel ativo da criança no processo de aprendizagem;
• A importância do brincar
O Domínio da EF nas OCEPE
• Enquadramento do Domínio da Educação Física na estrutura das OCEPE;
• Aprendizagens a promover (Deslocamentos e Equilíbrios; Perícias e Manipulações e Jogos).
Organização e gestão das situações de aprendizagem
• Estruturas das sessões de aprendizagem;
• Organização das crianças, espaços e materiais;
• Estratégias de intervenção.
Observação, avaliação e planeamento das aprendizagens
• Observação com intencionalidade;
• Avaliação para a aprendizagem;
• Planeamento para definir e operacionalizar a intencionalidade educativa.
Conhecer, experimentar e criar propostas de operacionalização
• Construção de situações de aprendizagem para os vários eixos de aprendizagem das OCEPE (Deslocamentos e Equilíbrios; Perícias e Manipulações e Jogos).
Região: LVT
Destinatários: Educadores de Infância
Modalidade: Curso
Calendarização: 10 de janeiro: 17h/20h presencial - sede APEI
11 de janeiro: 14h/19h presencial - AE Portela
17 de janeiro: 17h/20h – online
18 de janeiro: 14h/19h30 presencial - AE da Portela
24 de janeiro: 17h/20h – online
25 de janeiro: 14h/19h30 presencial - AE da Portela
Nº de Horas: 25
Registo de Acreditação: ACC-114350/22 - Certifica-se que, para os efeitos previstos no nº 1 do Artigo 8º e para efeitos de aplicação do Artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos seguintes docentes: grupo 100
Ana Quitério: Licenciatura em ciências do Desporto, menção Educação Física e Desporto Escolar; Doutoramento no ramo da Saúde e Condição física.
Rita Alexandre: Licenciatura em Educação Física e Ciências do Desporto; Mestrado em Desenvolvimento da Criança, na variante de desenvolvimento motor.