PRESENCIAL: P5 – Os pais também vêm à escola… na Educação Pré-escolar

Data:

De 08 de janeiro a 12 de fevereiro

Nº de Horas:

24

Associados:

48€

Não Associados:

120€

Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.

Sessão 1 (3h): Presencial
– Apresentação da formadora e formandos
– Papel dos Educadores de Infância na relação Escola-Família
– Importância da participação e envolvimento das famílias em contextos de Educação de Infância
– Apresentação do Projeto “Sala de Pais”
– Área de Formação Pessoal e Social (OCEPE, 2016): Apresentação de estratégias de promoção ao envolvimento e participação das famílias em contexto pedagógico
– Partilha de experiências com o grupo de formandos e entre formandos
– Trabalho de grupo: Elaboração de um projeto de envolvimento e participação das famílias na Área de Formação Pessoal e Social
– Apresentação e discussão dos projetos apresentados pelos grupos
Sessão 2 (3h): Trabalho autónomo
– Trabalho individual: Elaboração de um projeto de envolvimento e participação das famílias na área de Formação Pessoal e Social (OCEPE, 2016)
Sessão 3 (3h): Presencial
– Dúvidas ou sugestões acerca das sessões anteriores
– Área de Expressão e Comunicação (OCEPE, 2016): Apresentação de estratégias de promoção ao envolvimento e participação das famílias em contexto pedagógico
– Partilha de estratégias e atividades com o grupo de formandos e entre formandos
– Realização de atividades no âmbito da Área de Expressão e Comunicação (OCEPE, 2016)
– Trabalho de grupo: Elaboração de um projeto de envolvimento e participação das famílias na Área de Expressão e Comunicação
– Apresentação e discussão dos projetos apresentados pelos grupos
Sessão 4 (3h): Trabalho autónomo
– Trabalho individual: Elaboração de um projeto de envolvimento e participação das famílias na área de Expressão e Comunicação
Sessão 5 (3h): Presencial
– Dúvidas ou sugestões acerca das sessões anteriores
– Continuação das atividades relacionadas com a área de Expressão e Comunicação
– Área do Conhecimento do Mundo (OCEPE, 2016): Apresentação de estratégias de promoção ao envolvimento e participação das famílias em contexto pedagógico
– Partilha de experiências com o grupo de formandos e entre formandos
– Realização de atividades no âmbito da Área de Expressão e Comunicação (OCEPE, 2016)
– Trabalho de grupo: Elaboração de um projeto de envolvimento e participação das famílias na Área do Conhecimento do Mundo
– Conclusão dos trabalhos de grupo
– Apresentação e discussão dos projetos apresentados pelos grupos
Sessão 6 (3h): Trabalho autónomo
– Trabalho individual: Elaboração de um projeto de envolvimento e participação das famílias na área do Conhecimento do Mundo (OCEPE, 2016)
Sessão 7 (3h): Trabalho autónomo
– Construção de um projeto de envolvimento e participação das famílias, nas diferentes áreas de conteúdo das OCEPE (2016)
Sessão 8 (4h): Presencial
– Apresentação dos projetos individuais dos formandos (trabalho final)

Local: Lisboa - Centro de Formação da APEI
Região: LVT
Destinatários: Educadores de Infância
Modalidade: Oficina
Calendarização: Presencial:
08, 15 e 29 de janeiro
12 de fevereiro: 17H30/20H30

Trabalho autónomo:
11, 18 e 30 de janeiro e 1 de fevereiro

Nº de Horas: 24
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-120584/23 Certifica-se que, nos termos do nº 1 do Artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (RJFCP), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos Educadores de Infância. Para efeitos de aplicação do artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos Grupos 100
Ana Isabel Albertino,

Bacharelato em Educação de Infância
Complemento de formação em Educação de Infância (Licenciatura)
Mestrado em Educação, na especialidade de Inovação em Educação

Relacionados