PRESENCIAL: Pb19 – A(s) Memória(s) como ponto de partida para se dar sentido ao Mundo

Data:

11 março: 10h-13h e 14h 17h 18 março: 10h-13h e 14h 17h 25 março: 10h-13h e 14h 17h 1 abril: 9h-17h

Nº de Horas:

25

Associados:

37.50€

Não Associados:

87.50€

Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.

Módulo I – À Boca do Berço por Bru Junça
1) Explorar a importância, nos primeiros anos de vida, do vasto património da tradição oral portuguesa em diversos tipos de texto: canções de embalar, lengalengas, trava-línguas, canções, ensalmos, orações, etc.;
2) Estabelecer pontes entre textos da tradição oral portuguesa e textos da literatura para crianças;
3) A língua-mãe como o primeiro tesouro oferecido a um bebé.

Módulo II – Objetos com Memórias por Patrícia Azevedo Godinho
1) A identidade como primeira memória;
2) Os “micropatrimónios” ou os patrimónios íntimos como forma de se compreender a importância do património cultural;
3) A sensibilização patrimonial nos contextos educativos.

Módulo III – CorpoDeMemórias por Rafaela Salvador
1)Dança Contemporânea e Criação Coreográfica:
Origens
Noções básicas
Principais características;
2) Consciência corporal;
3) Relação corpo / movimento / memória:
3.1) Conceito;
3.2) Movimento incorporado e “Corpo Naturalizado”;
3.3) Gesto e as vivências individuais;
4) Ativação da memória como base de criação coreográfica;
5) Corpo-arquivo/Corpo-criador.

Local: Lisboa - Centro de Formação da APEI
Região: LVT
Destinatários: Educadores de Infância
Modalidade: Curso
Calendarização: 11 março: 10h-13h e 14h 17h
18 março: 10h-13h e 14h 17h
25 março: 10h-13h e 14h 17h
1 abril: 9h-17h

Nº de Horas: 25
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-119019/22 Para efeitos de aplicação do artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes do Grupo 100 e 110
,

Relacionados