PRESENCIAL: Pb217 – Competências para a Vida – animação de dinâmicas de grupo
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1º Módulo: Ideias à solta – Experimentar dinâmicas de grupo
Este primeiro módulo, introduzindo a vivência de várias dinâmicas de grupo, visa construir uma introdução relacionada com as metodologias ativas em geral e as dinâmicas de grupo em particular. Nesse sentido introduz: (a) Desenvolvimento pessoal e social, competências para a vida e a definição de competências e os desafios pedagógicos associados à sua promoção; (b) Processo e ferramentas associadas às metodologias ativas, nomeadamente as experiências e o próprio grupo; (c) identificar as diferentes fases associadas às dinâmicas de grupo e o papel do animador em cada fase.
2º e 3º Módulo: Ideias em ação – Animar, selecionar e adaptar dinâmicas de grupo
Partindo da sessão anterior e no âmbito de diferentes os formandos são convidados a animar uma dinâmica de grupo sugerida por nós, e a apresentar e animar uma segunda dinâmica de grupo. De preferência esta segunda dinâmica deverá ser a que vai animar/ já animou na sua sala/ grupo. Desta forma, além de alargar o conjunto de dinâmicas que os educadores podem usar com o grupo, vão sendo trabalhadas as competências associadas à sua seleção, adaptação e animação.
4º Módulo: Ideias inspiradoras – Partilhar soluções e aprendizagens
A partir da experiência das sessões anteriores, mas também do desafio da dinâmica animada no contexto da escola/ sala/ grupo, é criada a oportunidade para identificar e partilhar ideias e boas práticas. Este momento reforça a motivação e as estratégias práticas para adaptar e animar as dinâmicas de grupo nos seus contextos educativos.
Região: LVT
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Modalidade: Curso
Calendarização: 24 e 26 de outubro, das 17h30 às 20h30 e 4 de novembro (sábado) 9h30/13h e 14h/16h30 + 2h trabalho autónomo
Nº de Horas: 15
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-120208/23: Certifica-se que, para os efeitos previstos no nº 1 do Artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos seguintes docentes: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Tenho 45 anos e sou pai de 3 raparigas.
Licenciei-me em Comunicação Empresarial (Escola Superior de Comunicação Social), completei o mestrado em Formação Pessoal e Social (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa), e estou a completar o Doutoramento em Educação: Psicologia da Educação (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).
Fiz parte de projetos educativos na Alta de Lisboa, Bairro Alto e Apelação.
Com a Associação Mais Cidadania (2003) estive envolvido na formação de educadores em Portugal e noutros países.
Entre 2010-2022 desenhei e coordenei o plano de Formação Humana do Colégio Pedro Arrupe (Lisboa) do pré-escolar ao secundário.
Hoje, além da colaboração com o CPA, também coordeno o ECNAIS European Debate Event (ECNAIS e Porticus) orientado para alunos do secundário de toda a Europa.
Duas publicações relevantes no âmbito desta formação são:
Carvalho, N. A. (2017). Cidadania e Desenvolvimento Pessoal e Social: 60 Atividades de grupo. Leya Educação.
Carvalho, N. A. de. (2019). Formação Humana no Currículo: Um programa para fazer à medida [Human Development in the Curriculum A Program to Customize]. Sisyphus — Journal of Education, 7(2), 65–91. https://doi.org/10.25749/sis.17260