PRESENCIAL: Pb81 – O brincar heurístico na educação de infância
Data:
Nº de Horas:
Associados:
Não Associados:
Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.
Módulo 1- A importância da escuta; concessões de infância; a importância do Brincar; Fundamentos do pensamento heurístico – Elionor Goldschmied e o seu tempo; Materiais não estruturados e suas possibilidades;
Módulo 2- O cesto dos Tesouros; Planeamento e organização da sessão do Cesto dos tesouros (Seleção e organização dos materiais; Organização do espaço, grupo e tempo; Papel e atitude do adulto; Encerramento da sessão; Exemplos de documentação pedagógica da experiência;
Módulo 3 – Jogo heurístico; Planeamento e organização da sessão do Jogo heurístico (Seleção e organização dos materiais; Organização do espaço, grupo e tempo; Papel e atitude do adulto; Encerramento da sessão; Exemplos de documentação pedagógica da experiência;
Módulo 4- Bandejas de experimentação; Planeamento e organização da sessão das bandejas de experimentação (Seleção e organização dos materiais; Organização do espaço, grupo e tempo; Papel e atitude do adulto; Encerramento da sessão; Exemplos de documentação pedagógica da experiência;
Módulo 5- Pensamentos Heurísticos expandidos – Práticas em diálogo; Observação, registo e interpretação dos processos de brincar heurístico.
Região: Norte
Destinatários: Educadores de Infância
Modalidade: Curso
Calendarização: 15 de abril: 9h30/12h30 e 13h30/16h30
29 de abril: 9h30/13h30
+ 2 horas de trabalho autónomo
Nº de Horas: 12
Registo de Acreditação: ACC-118117/22 - Certifica-se que, para os efeitos previstos no nº 1 do Artigo 8º e para efeitos de aplicação do Artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos seguintes docentes: grupo 100
Educador de Infância há 18 anos nas respostas sociais e educativas de creche e educação pré-escolar no Centro Social Paroquial de Chaves (IPSS);
Especializado em educação especial no domínio de intervenção precoce e no domínio cognitivo motor; mestrado em ciências da educação – educação especial domínio cognitivo motor;
Docente de educação especial;
Participa em reflexões e artigos práticos em revistas da especialidade do âmbito da Educação de Infância relacionados com a valorização do brincar, a voz das crianças e as práticas de escuta entre outras temáticas;
Um brincador, sonhador, admirador da Natureza e apaixonado pela poética das infâncias.