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OLa46-A utilização de recursos cinético-dramáticos (marionetas e objetos animados) no jardim de infância – funções pedagógica, artística e cultural (Pré-inscrição para não associados)

Data:

2022- março: 10,11,19 e 24 (+2h a definir com o grupo) das 18.30h às 20.30h e abril: 7 e 8, das 18.30h às 20.30h

Nº de Horas:

30 (15h síncronas + 15h de trabalho autónomo)

Associados:

22.50€

Não Associados:

52.50€

17 available for pre-ordering

A educação expressiva na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico – utilização de instrumentos cinético dramáticos:
• Historial
• Tipologias
• Funções – pedagógicas, lúdicas, artísticas e culturais.
Abordagens teóricas:
– sobre o historial, com uma panorâmica sobre a origem das marionetas e formas animadas e como chegam até aos nossos dias;
– apresentação das várias tipologias, com diversos exemplos de acordo com a sua manipulação, frontal, superior e inferior e a apresentação das suas funções;
– funções das marionetas e formas animadas: funções pedagógicas, lúdicas, artísticas e culturais.
Conceção de materiais pedagógicos numa perspetiva de aperfeiçoamento de práticas educativas. Atividades de construção e manipulação de instrumentos cinético-dramáticos- marionetas e objetos animados(partilha e debate):
• Meios, técnicas e materiais;
• Processos de criação;
• Atividades integradoras de outras áreas e domínios do conhecimento.
Criação de marionetas e formas animadas com luz negra a partir de uma história de António Torrado “O veado florido ” e utilização gráfica baseada nas obras de Charles Searls; animação e manipulação de objetos do quotidiano para a recriação de uma história tradicional e marionetas feitas com material inusitado, e.g. peças de vestuário, papel, adereços.
Apresentação dos trabalhos realizados em grupo.
Reflexão sobre a aplicação dos materiais produzidos e das práticas desenvolvidas, com as crianças, alunos e adultos.

Local: On-line (Zoom)
Região: On-line (Zoom)
Destinatários: Docentes dos Grupos 100 e 110
Modalidade: Oficina
Calendarização: março: 10,11,19 e 24 (+2h a definir com o grupo) das 18.30h às 20.30h e abril: 7 e 8, das 18.30h às 20.30h
Nº de Horas: 30 (15h síncronas + 15h de trabalho autónomo)
Registo de Acreditação: ACC-106521/19 - Releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância. Para efeitos de aplicação do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para progressão em carreira de docentes dos grupos 100 e 110
Rosa Montez ,

Bacharelato em Educação de infância. Mestrado em Arte e Educação