ONLINE: 0N31 – A utilização de recursos cinético-dramáticos (marionetas e objetos animados) no jardim de infância – funções pedagógica, artística e cultural
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A educação expressiva na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico – utilização de instrumentos cinético dramáticos:
- Historial
- Tipologias
- Funções – pedagógicas, lúdicas, artísticas e culturais.
Abordagens teóricas:
– Sobre o historial, com uma panorâmica sobre a origem das marionetas e formas animadas e como chegam até aos nossos dias;
– Apresentação das várias tipologias, com diversos exemplos de acordo com a sua manipulação, frontal, superior e inferior e a apresentação das suas funções;
– Funções das marionetas e formas animadas: funções pedagógicas, lúdicas, artísticas e culturais.
Conceção de materiais pedagógicos numa perspetiva de aperfeiçoamento de práticas educativas. Atividades de construção e manipulação de instrumentos cinético-dramáticos- marionetas e objetos animados (partilha e debate):
- Meios, técnicas e materiais;
- Processos de criação;
- Atividades integradoras de outras áreas e domínios do conhecimento.
Criação de marionetas e formas animadas com luz negra a partir de uma história de António Torrado “O veado florido” e utilização gráfica baseada nas obras de Charles Searls; animação e manipulação de objetos do quotidiano para a recriação de uma história tradicional e marionetas feitas com material inusitado, e.g. peças de vestuário, papel, adereços.
Apresentação dos trabalhos realizados em grupo.
Reflexão sobre a aplicação dos materiais produzidos e das práticas desenvolvidas, com as crianças, alunos e adultos.
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de Infância e Professores do 1º CEB
Modalidade: Curso
Calendarização: Sessões Síncronas:
08 de janeiro: 18h/21h30,
15 e 22 de janeiro; 05 e 19 de fevereiro: 18h/21h
Sessões assíncronas: 29 de janeiro, 05 e 19 de fevereiro – 3horas
Nº de Horas: 25
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC 119646/23: Certifica-se que, para os efeitos previstos no nº 1 do Artigo 8º e para efeitos de aplicação do Artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos seguintes docentes: grupo 100 e 110
Educadora de Infância.
Mestre em Arte e Educação.
Integra a bolsa de formadores do Programa de Educação Estética e Artística do Ministério da Educação, Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) e Centros de Formação de Associações de Escolas.
É convidada a realizar seminários em Instituições de Ensino Superior e a criar e desenvolver projetos de educação artística em Bibliotecas, Centros de Arte e Escolas. É autora de várias comunicações sobre Educação Artística em Congressos Nacionais e Internacionais e de artigos em revistas.
É autora de livros de Literatura para a Infância.
É delegada de Zona da APEI (Santarém).