ONLINE: E0131 – Brincar é tempo sério

Data:

De 13 de janeiro a 10 de fevereiro de 2025

Nº de Horas:

25

Associados:

50€

Não Associados:

125€

Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.

1. O Brincar e o jogo
. Conceitos
. O jogo educativo

2. O Brincar enquanto ferramenta de desenvolvimento e aprendizagem
. Potencialidade
. Constrangimentos
. Zona de desenvolvimento Proximal
. Processo de Scaffolding

3. O Brincar e as crianças
i. Direitos das Crianças
ii. A voz das crianças
iii. A criança enquanto agente ativo
iv. Tempo do adulto e o tempo das crianças

b. Brincar em parcerias
i. Sozinho
ii. Cooperado (adulto-criança/ criança/criança)
4. Brincar em diferentes contextos
a. Perspetiva Sistémica Ecológica
i. Casa – os pais e o brincar
ii. Escola – papel do educador/professor/ monitor/ AO

iii. Exterior

5. Brincar com (e na) Natureza
a. Potencialidades
b. Constrangimentos (perspetiva familiar/ condicionalismos profissionais e pessoais)

6. Brincar com o risco
a. Definição de risco
b. Promoção da segurança

7. O Brincar e a saúde / atividade física
a. Crescimento e desenvolvimento holístico

8. O Brincar e as áreas de conteúdo
a. Articulação/interdisciplinaridade
b. Escuta ativa

9. O Brincar e o adulto
a. Papel do adulto:
i. Escuta ativa
ii. A observação
iii. Avaliação
iv. Planificação do brincar livre/estruturado

10. Que condições? Que espaços? Que tempo? Que objetos?

Local: Online
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de Infância e Professores do 1º Ciclo
Modalidade: Curso
Calendarização: 13, 20 e 27 de janeiro e 3, 10 de fevereiro: 19h/22h + 10h assíncronas
Nº de Horas: 25
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-120549/23 - Certifica-se que, nos termos do nº 1 do Artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (RJFCP), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos Educadores de Infância e professores do primeiro Ciclo. Para efeitos de aplicação do artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos Grupos 100 e 110
Rui Inácio ,

Licenciatura em Educação de Infância.
Pós-Graduação em Educação Especial – Ramo de multideficiência e problemas de cognição.
A frequentar mestrado em Educação e Inovação Pedagógica.
Pedagogia e Aprendizagem em Plataformas Digitais Universidade Aberta do Porto (curso de longa duração)

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