ONLINE: E014 – Promoção da Aprendizagem autorregulada na Educação de Infância: apoio às práticas educativas
Data:
Nº de Horas:
Associados:
Não Associados:
Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.
Perceções e práticas de educadores de infância na promoção da aprendizagem autorregulada
– Partilha e reinterpretação de oportunidades de desenvolvimento da autorregulação das crianças de pré-escolar;
– O papel dos docentes, das suas práticas e do desenvolvimento profissional contínuo na promoção da aprendizagem autorregulada.
Metodologias e técnicas de avaliação e promoção de estratégias autorregulatórias
– Instrumentos e procedimentos adequados à Educação Pré-escolar;
– Avaliação dinâmica: pressupostos e potencialidades;
– Especificidades sobre a avaliação e a promoção das estratégias autorregulatórias (planeamento, realização e avaliação/reflexão).
Pressupostos conceptuais e teóricos da aprendizagem autorregulada
– Características do desenvolvimento autorregulatório na segunda infância;
– Multidimensionalidade, organização processual e cíclica da aprendizagem autorregulada;
– Documentos orientadores da Educação Pré-escolar e sua relação com o desenvolvimento da aprendizagem autorregulada.
Projetos temáticos para promover da aprendizagem autorregulada no contexto pré-escolar
– Estado da arte e melhores práticas dentro da temática;
– Conceptualização e planeamento de projetos temáticos, de acordo com os contextos dos formandos;
– Avaliação e reflexão sobre as intervenções para o contexto educativo e o desenvolvimento profissional.
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de infância
Modalidade: Curso
Calendarização: 12 e 19 de setembro; 03, 10, 17 e 24 de outubro; 07 e 14 de novembro: 17h/19h
21 e 28 de novembro e 05 de dezembro: 17h/20h
Nº de Horas: 25
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-120507/23 - Certifica-se que, para os efeitos previstos no nº 1 do Artigo 8º e para efeitos de aplicação do Artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos seguintes docentes: grupo 100
Doutorada em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Tem trabalhado sobre os processos autorregulatórios na infância, contribuindo para a sua promoção junto de crianças e educadores de infância. Enquanto formadora, as suas ações decorrem da área da Psicologia e da Educação, abordando os processos facilitadores da aprendizagem. Na sua experiência profissional como investigadora tem colaborado em projetos temáticos financiados. Motivam-na, de forma especial, o contributo para o desenvolvimento de materiais e recursos adaptados à infância e o apoio ao desenvolvimento profissional, em estreita ligação com a comunidade educativa. Tem experiência enquanto psicóloga educacional com crianças e famílias em contextos educativos formais e não formais.