ONLINE: E0145 – Pensar o recreio – valorizar o risco e enriquecer os espaços exteriores
Data:
Nº de Horas:
Associados:
Não Associados:
Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.
A infância e o brincar:
– A Infância que nós vivemos e a infância de hoje;
– O que é brincar;
– Taxonomia do brincar – Bob Hughes;
– Jogos de luta vs luta a sério (comportamentos que aparecem em situações de brincadeira);
– “Risky Play” (brincadeiras arriscadas) – Ellen Sandseter;
– Diferenças entre risco e perigo.
Recreios escolares:
– Recreios/Espaços escolares exteriores: empobrecimento das possibilidades de ação das crianças;
– O Papel do adulto nas situações de brincadeira livre;
– Supervisão recreio vs “Policiamento” do recreio;
– Supervisão do recreio: o que dizer em vez de “Tem cuidado!”;
Como melhorar os espaços exteriores das escolas:
– Valorização do contato com a natureza e das situações de risco.;
– Formas de enriquecer o espaço exterior;
– Processo de mudança com toda a comunidade escolar (famílias, educadores, auxiliares, vigilantes).
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de Infância e assistentes operacionais/auxiliares ação educativa
Modalidade: Curso
Calendarização: 10 e 11 de fevereiro: 18h30/21h
Nº de Horas: 9
Registo de Acreditação:
Licenciatura em Educação Física e Ciências do Desporto;
Mestrado em Desenvolvimento da Criança, na variante de desenvolvimento motor.