ONLINE: E0165 – Organização e Tratamento de Dados na Educação Pré-Escolar
Data:
Nº de Horas:
Associados:
Não Associados:
Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.
MÓDULO 1 – sessão síncrona
- Representação e interpretação de dados
- Leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos
MÓDULO 2 – sessão assíncrona
2.1. Ler, explorar e interpretar informação (apresentada em listas, tabelas de frequências, gráficos de pontos e pictogramas) respondendo a questões e formulando novas questões
MÓDULO 3 – sessão síncrona
3.1Classificação de dados utilizando diagramas de Venn e de Carroll • Tabelas de frequências absolutas, gráficos de pontos e pictogramas
MÓDULO 4 – sessão assíncrona
4.1 Classificar dados utilizando diagramas de Venn e de Carroll. • Formular questões e recolher dados registando-os através de esquemas de contagem gráfica (tally charts) e de gráficos de pontos
MÓDULO 5 – sessão síncrona
5.1 Organizar os dados em tabelas de frequências absolutas e representá-los através de pictogramas
5.2 Representação e interpretação de dados e situações aleatórias
5.3 Leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos
5.4 Gráficos de barras
5.5 Moda
5.6 Situações aleatórias
MÓDULO 6 – sessão assíncrona
6.1 Construir e interpretar gráficos de barras.
6.2 Identificar a moda num conjunto de dados e usá-la quando oportuno para interpretar ou comparar informação.
6.3 Explorar situações aleatórias que envolvam o conceito de acaso e utilizar o vocabulário próprio para as descrever (certo, possível, impossível, provável e improvável)
MÓDULO 7 – sessão síncrona
7.1 Apresentação de trabalhos e balanço do percurso formativo.
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de Infância
Modalidade: Curso
Calendarização: Sessões síncronas
04 e 11 de fevereiro: 17h30/19h30
18 e 25 de fevereiro: 17h30/20h30
Sessões assíncronas
06, 13, 20 e 22 de fevereiro
Nº de Horas: 25
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-113770/22 - Certifica-se que, para os efeitos previstos no nº 1 do Artigo 8º e para efeitos de aplicação do Artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos seguintes docentes: grupo 100
Licenciatura em Matemática;
Mestrado em Matemática / Educação;
Doutoramento em Ciências da Educação com o tema “A importância da estatística no desenvolvimento do pensamento crítico na formação de professores”.