ONLINE: E0173 – PAPEL DO ADULTO: Qual a sua função em contextos educativos de exterior?
Data:
Nº de Horas:
Associados:
Não Associados:
Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.
O entusiasmo e interesse demonstrado pelo adulto em relação aos espaços naturais, reconhecendo-os como contextos de aprendizagem e crescimento, têm implicações no investimento que a criança introduz nas experiências.
A atitude do adulto poderá ser mais determinante do que o tipo de estímulos existentes no espaço.
Neste workshop serão desenvolvidos:
- o perfil do adulto no brincar ao ar livre, segundo a perspetiva de Laevers (1994);
- o papel do educador na planificação e organização do contexto (tempos, espaços e materiais);
- o seu envolvimento ativo em interações com as crianças;
- a importância da observação e avaliação continuas ao longo do processo.
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de Infância
Modalidade: Ação de Curta Duração
Calendarização: 03 e 05 de fevereiro: 17h30/20h
Nº de Horas: 5
Registo de Acreditação: Ação reconhecida pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação da APEI como Ação de Curta Duração, nos termos previstos no Despacho nº 5741/2015, de 29 de maio
Gisela Dias
Licenciatura Pré-Bolonha em Educação de Infância
Responsável pela implementação e Coordenação de projeto pedagógico na Natureza/ Floresta Associação pela Cooperação com a Natureza – Keti keta (Aveiro)
Formadora no âmbito da implementação de Projetos Pedagógicos ao Ar Livre em contextos educativos e familiares e Consultora de planeamento de espaços exteriores para crianças em contextos educativos e familiares – Ser Natureza
Patrícia Oliveira
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Licenciatura em Educação Básica
Formadora no âmbito da implementação de Projetos Pedagógicos ao Ar Livre em contextos educativos e familiares e Consultora de planeamento de espaços exteriores para crianças em contextos educativos e familiares – Ser Natureza