
ONLINE: E0194 – Inclusão pela Arte
Data:
De 30 de abril a 24 de maio de 2025
Nº de Horas:
25
Associados:
50€
Não Associados:
125€
Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.
Sessão 1 – síncrona
- Informação sobre os critérios de avaliação;
- Arte-terapia;
- Perceção/ Sensação;
- Hierarquia das necessidades humanas de Maslow;
- Lógica/ Criatividade;
- Desenvolvimento harmonioso da personalidade da criança;
- Apresentação de competências a desenvolver em contexto pedagógico;
- Enquadramento teórico: Herbert Read, Bruno Munari, Arquimedes da Silva Santos e Ken Robinson;
- Intervenção pedagógica;
- Estimulação sensorial/ intervenção pedagógica;
- Desenvolvimento sensorial/ educação artística;
- Dinâmica de grupo- jogos de perceção visual e concentração (o que vês?);
- Partilha de experiências com o grupo de formandos e entre formandos.
Sessão 2 – síncrona
Picasso e o cubismo:
- Dimensões do cubismo;
- Períodos (diferenças e pontos comuns);
- Apresentação de estratégias/atividades em contexto pedagógico inspiradas nas obras do artista abordado: Rosto cubista (como construir), Escultura cubista (como construir) e Assemblage (como construir);
- Abordagem inclusiva (diversificação de estratégias em função das necessidades dos alunos);
- Visualização de vídeos (Picasso em ação e projetos escolares inspirados na obra do artista).
Kandisnky e o abstracionismo:
- Jogos de perceção visual;
- Ponto, linha e plano;
- Jogo de observação e jogos psicomotores (onde estão os polígonos?);
- Apresentação de estratégias/atividades em contexto pedagógico inspiradas nas obras do artista abordado: A dança do lápis (atividade cinestésica), Jogo de dados (os elementos visuais), Pintura abstrata (construção e materiais);
- Abordagem inclusiva (diversificação de estratégias em função das necessidades dos alunos);
- Visualização de vídeos (obra animada e projetos escolares inspirados na obra do artista).
Sessão 3 – assíncrona
- Planificação de uma atividade lúdico-pedagógica inspirada em Picasso ou em Kandinsky (com posterior apresentação pelos formandos).
Sessão 4 – assíncrona
- Aplicação em contexto educativo da atividade planificada na sessão 3 e registo de evidências (com posterior apresentação pelos formandos).
Sessão 5 – síncrona
Jackson Pollock e o expressionismo abstrato:
- Técnica do gotejamento e pintura em ação;
- Exploração do acaso na pintura;
- Apresentação de estratégias/atividades em contexto pedagógico: Atividade cinestésica (ritmo, pintura em ação e corpo em movimento), exploração de técnicas de gotejamento e automatismo na pintura (berlindes, raclete, palhinha e esfregona);
- Abordagem inclusiva (diversificação de estratégias em função das necessidades dos alunos);
- Visualização de vídeos com dinâmicas práticas em contexto pedagógico.
Turner e o Romantismo:
- História sensorial sobre a vida e a obra do pintor;
- Técnicas plásticas (pintura com sal e pastel seco);
- Experiência da absorção e exploração plástica;
- Abordagem pedagógica e jogos-lúdicos inspirados no pintor;
- Criação de percurso de estimulação sensorial sobre o mar;
- Abordagem inclusiva (diversificação de estratégias em função das necessidades dos alunos);
- Visualização de vídeos com dinâmicas práticas em contexto pedagógico.
Sessão 6 – assíncrona
- Planificação de uma atividade lúdico-pedagógica inspirada em Pollock ou Turner (com posterior apresentação pelos formandos).
Sessão 7 – assíncrona
- Aplicação em contexto educativo da atividade planificada na sessão 6 e registo de evidências (com posterior apresentação pelos formandos).
Sessão 8 – síncrona
- Apresentação dos trabalhos realizados pelos formandos em trabalho autónomo, reflexão e partilha de páticas educativas.
Local: Online
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de infância e professores do 1º ciclo e professores do ensino especial.
Modalidade: Curso
Calendarização: Sessões síncronas:
30 de abril: 17h30/20h30
03, 10 e 24 de maio: 9h/13h
Sessões assíncronas:
06 e 13 de maio – 2h
08 e 15 de maio – 3h
Nº de Horas: 25
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-125901/24: Certifica-se que, para os efeitos previstos no nº 1 do Artigo 8º e para efeitos de aplicação do Artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos seguintes docentes: grupo 100, 110 e 910
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de infância e professores do 1º ciclo e professores do ensino especial.
Modalidade: Curso
Calendarização: Sessões síncronas:
30 de abril: 17h30/20h30
03, 10 e 24 de maio: 9h/13h
Sessões assíncronas:
06 e 13 de maio – 2h
08 e 15 de maio – 3h
Nº de Horas: 25
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-125901/24: Certifica-se que, para os efeitos previstos no nº 1 do Artigo 8º e para efeitos de aplicação do Artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos seguintes docentes: grupo 100, 110 e 910
Susana Rosa,
Pintora e docente com experiência profissional no âmbito das Artes Visuais e da Educação Especial.
– Especialização em Educação Especial – Domínio de Intervenção Precoce na Infância
– Profissionalização em Serviço, ESE de Santarém, Ensino das Artes Visuais
– Licenciatura em Artes Plásticas
– Bacharelato em Pintura