ONLINE: E0194 – Inclusão pela Arte

Data:

De 30 de abril a 24 de maio de 2025

Nº de Horas:

25

Associados:

50€

Não Associados:

125€

Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.

somdn_product_page

Sessão 1 – síncrona

  • Informação sobre os critérios de avaliação;
  • Arte-terapia;
  • Perceção/ Sensação;
  • Hierarquia das necessidades humanas de Maslow;
  • Lógica/ Criatividade;
  • Desenvolvimento harmonioso da personalidade da criança;
  • Apresentação de competências a desenvolver em contexto pedagógico;
  • Enquadramento teórico: Herbert Read, Bruno Munari, Arquimedes da Silva Santos e Ken Robinson;
  • Intervenção pedagógica;
  • Estimulação sensorial/ intervenção pedagógica;
  • Desenvolvimento sensorial/ educação artística;
  • Dinâmica de grupo- jogos de perceção visual e concentração (o que vês?);
  • Partilha de experiências com o grupo de formandos e entre formandos.

Sessão 2 – síncrona

Picasso e o cubismo:

  • Dimensões do cubismo;
  • Períodos (diferenças e pontos comuns);
  • Apresentação de estratégias/atividades em contexto pedagógico inspiradas nas obras do artista abordado: Rosto cubista (como construir), Escultura cubista (como construir) e Assemblage (como construir);
  • Abordagem inclusiva (diversificação de estratégias em função das necessidades dos alunos);
  • Visualização de vídeos (Picasso em ação e projetos escolares inspirados na obra do artista).

Kandisnky e o abstracionismo:

  • Jogos de perceção visual;
  • Ponto, linha e plano;
  • Jogo de observação e jogos psicomotores (onde estão os polígonos?);
  • Apresentação de estratégias/atividades em contexto pedagógico inspiradas nas obras do artista abordado: A dança do lápis (atividade cinestésica), Jogo de dados (os elementos visuais), Pintura abstrata (construção e materiais);
  • Abordagem inclusiva (diversificação de estratégias em função das necessidades dos alunos);
  • Visualização de vídeos (obra animada e projetos escolares inspirados na obra do artista).

Sessão 3 – assíncrona

  • Planificação de uma atividade lúdico-pedagógica inspirada em Picasso ou em Kandinsky (com posterior apresentação pelos formandos).

Sessão 4 – assíncrona

  • Aplicação em contexto educativo da atividade planificada na sessão 3 e registo de evidências (com posterior apresentação pelos formandos).

Sessão 5 – síncrona

Jackson Pollock e o expressionismo abstrato:

  • Técnica do gotejamento e pintura em ação;
  • Exploração do acaso na pintura;
  • Apresentação de estratégias/atividades em contexto pedagógico: Atividade cinestésica (ritmo, pintura em ação e corpo em movimento), exploração de técnicas de gotejamento e automatismo na pintura (berlindes, raclete, palhinha e esfregona);
  • Abordagem inclusiva (diversificação de estratégias em função das necessidades dos alunos);
  • Visualização de vídeos com dinâmicas práticas em contexto pedagógico.

Turner e o Romantismo:

  • História sensorial sobre a vida e a obra do pintor;
  • Técnicas plásticas (pintura com sal e pastel seco);
  • Experiência da absorção e exploração plástica;
  • Abordagem pedagógica e jogos-lúdicos inspirados no pintor;
  • Criação de percurso de estimulação sensorial sobre o mar;
  • Abordagem inclusiva (diversificação de estratégias em função das necessidades dos alunos);
  • Visualização de vídeos com dinâmicas práticas em contexto pedagógico.

Sessão 6 – assíncrona

  • Planificação de uma atividade lúdico-pedagógica inspirada em Pollock ou Turner (com posterior apresentação pelos formandos).

Sessão 7 – assíncrona

  • Aplicação em contexto educativo da atividade planificada na sessão 6 e registo de evidências (com posterior apresentação pelos formandos).

Sessão 8 – síncrona

  • Apresentação dos trabalhos realizados pelos formandos em trabalho autónomo, reflexão e partilha de páticas educativas.

 

Local: Online
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de infância e professores do 1º ciclo e professores do ensino especial.
Modalidade: Curso
Calendarização: Sessões síncronas:
30 de abril: 17h30/20h30
03, 10 e 24 de maio: 9h/13h
Sessões assíncronas:
06 e 13 de maio – 2h
08 e 15 de maio – 3h

Nº de Horas: 25
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-125901/24: Certifica-se que, para os efeitos previstos no nº 1 do Artigo 8º e para efeitos de aplicação do Artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos seguintes docentes: grupo 100, 110 e 910
Susana Rosa,

 

Pintora e docente com experiência profissional no âmbito das Artes Visuais e da Educação Especial.

– Especialização em Educação Especial – Domínio de Intervenção Precoce na Infância

– Profissionalização em Serviço, ESE de Santarém, Ensino das Artes Visuais

– Licenciatura em Artes Plásticas

– Bacharelato em Pintura

Relacionados