ONLINE: E0232 – O contributo da literacia emergente no jardim de infância para a aprendizagem da leitura e da escrita

Data:

De 06 de fevereiro a 08 de março de 2025

Nº de Horas:

25

Associados:

50€

Não Associados:

125€

Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.

  • Funcionalidade da Linguagem Escrita e a sua utilização em contexto: identificar funções e uso da leitura e da escrita; uso da leitura e da escrita com diferentes funcionalidades nas atividades, rotinas e interações com os outros; variedade de textos e suportes de escrita.
  • Convenções de escrita e concetualizações sobre a linguagem escrita: aspetos figurativos e aspetos concetuais; o processo de apropriação da escrita pela criança; envolvimento com a escrita no Jardim de Infância (compreender as normas da codificação escrita; importância da escrita do próprio nome; escrita emergente: valorizar e incentivar as tentativas de escrita).
  • Consciência linguística: consciência fonológica, consciência da palavra e consciência sintática (unidades relevantes e treino da consciência fonológica; conhecimento das letras; reconhecimento de padrões ortográficos; palavras facilitadoras).
  • Prazer e motivação para ler e escrever: valorização, prazer e sentimento de competência como base da motivação.
  • Autonomia e dependência entre a oralidade e a escrita – recurso a jogos online.
  • Escrita emergente: palavras facilitadoras; interação educador/criança em situações de escrita emergente; o desenho como ponto de partida para a escrita; programas de escrita emergente.
  • A intencionalidade pedagógica fundamentada no conhecimento científico.
Local: Online
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de Infância
Modalidade: Curso
Calendarização: 06, 27 de fevereiro e 06 de março: 17h30/20h30
08, 15, 22 de fevereiro e 08 de março: 9h/13h

Nº de Horas: 25
Registo de Acreditação: ACC-117107/22: Certifica-se que, para os efeitos previstos no nº 1 do Artigo 8º e para efeitos de aplicação do Artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos seguintes docentes: grupo 100
Miguel Borges,

 

DOUTORAMENTO EM ESTUDOS DA CRIANÇA, na especialidade de psicologia do desenvolvimento e educação: Fluência de Leitura: construção, aplicação e avaliação de sequências didáticas e materiais de intervenção pedagógica;

MESTRADO EM EDUCAÇÃO, Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza;

PÓS-GRADUAÇÃO, Especialização em Gestão e Administração de Estabelecimentos de Ensino;

LICENCIATURA EM ENSINO Professores do Ensino Básico, variante Matemática / Ciências da Natureza.

 

 

Relacionados