ONLINE: E059 – ABC do cérebro na 1ª infância: da teoria à prática
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1- Introdução aos temas explorados no curso
1.1 – Apresentação da formação, formadores e formandos;
1.2 – Sistema Nervoso Central, neuroplasticidade e organização cerebral;
1.3 – O desenvolvimento sensório-motor, cognitivo e socio-emocional;
1.4 – Estratégias de promoção do desenvolvimento precoce, nomeadamente intervenção inserida nas rotinas.
2- O cérebro sensório motor
2.1- O sistema nervoso central e os sistemas sensoriais
2.2 – As primeiras etapas do desenvolvimento sensório-motor
2.3 – A modulação sensorial
3- O desenvolvimento sensório-motor
3.1- A autorregulação
3.2 – O desenvolvimento sensório-motor até aos 6 anos
3.3 – Aplicação de estratégias promotoras de desenvolvimento em contexto natural
4- O cérebro socioemocional
4.1- A importância da vinculação e imitação
4.2- Teoria da mente, empatia e comunicação
4.3- Cérebro emocional e regulação comportamental
4.4- Aplicação de estratégias promotoras do desenvolvimento sócio emocional, em contexto natural
5- O cérebro cognitivo
5.1- Curiosidade e criatividade à luz das neurociências
5.2- Os mecanismos da atenção
5.3- As memórias: padronização e categorização
5.4- As funções executivas e a autorregulação
5.5- Aplicação de estratégias promotoras do desenvolvimento cognitivo, em contexto natural
6 – Apresentação de estudos de caso:
Exploração de estratégias baseadas nos conteúdos explorados no curso de formação e aplicadas na tarefa assíncrona de abordagem inserida nas rotinas (aplicação dos conhecimentos adquiridos à prática profissional dos formandos).
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de Infância e professores do ensino especial
Modalidade: Curso
Calendarização: 28 de setembro: 9h/13h + 2h assíncronas
30 de setembro; 07, 14, 21 de outubro: 18h30/21h30 + 2h assíncronas em cada sessão
26 de outubro: 9h-13h
Nº de Horas: 30
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-124652/24 Certifica-se que, nos termos do nº 1 do Artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (RJFCP), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos Educadores de Infância. Para efeitos de aplicação do artigo 9º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos Grupos 100 e 910
Mónica Lemos:
Psicóloga Clínica na área cognitivo-comportamental;
Mestre em psicologia educacional;
Especialista em Neuropsicologia, Intervenção Precoce e Educação Especial pela Ordem dos Psicólogos;
Experiência em cotexto escolar e clínico;
Formadora na área “Mente, cérebro e educação”.
João Cadima:
Mestre em Terapia Ocupacional, especialidade Integração Sensorial. Terapeuta Ocupacional, Especialista em Reabilitação na Valor T, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e professor convidado na Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Formador certificado pelo Conselho científico-pedagógico da formação contínua da UMinho em Educação Especial.