ONLINE: E07 – Inclusão pela Arte (Pré-inscrição exclusiva para não associados)
Data:
Nº de Horas:
Associados:
Não Associados:
Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.
1 available for pre-ordering
Sessão 1 – síncrona
• Informação sobre os critérios de avaliação;
• Arte-terapia;
• Perceção/ Sensação;
• Hierarquia das necessidades humanas de Maslow;
• Lógica/ Criatividade;
• Desenvolvimento harmonioso da personalidade da criança;
• Apresentação de competências a desenvolver em contexto pedagógico;
• Enquadramento teórico: Herbert Read, Bruno Munari, Arquimedes da Silva Santos e Ken Robinson;
• Intervenção pedagógica;
• Estimulação sensorial/ intervenção pedagógica;
• Desenvolvimento sensorial/ educação artística;
• Dinâmica de grupo- jogos de perceção visual e concentração (o que vês?);
• Partilha de experiências com o grupo de formandos e entre formandos.
Sessão 2 – síncrona
Picasso e o cubismo:
• Dimensões do cubismo;
• Períodos (diferenças e pontos comuns);
• Apresentação de estratégias/atividades em contexto pedagógico inspiradas nas obras do artista abordado: Rosto cubista (como construir), Escultura cubista (como construir) e Assemblage (como construir);
• Abordagem inclusiva (diversificação de estratégias em função das necessidades dos alunos);
• Visualização de vídeos (Picasso em ação e projetos escolares inspirados na obra do artista).
Kandisnky e o abstracionismo:
• Jogos de perceção visual;
• Ponto, linha e plano;
• Jogo de observação e jogos psicomotores (onde estão os polígonos?);
• Apresentação de estratégias/atividades em contexto pedagógico inspiradas nas obras do artista abordado: A dança do lápis (atividade cinestésica), Jogo de dados (os elementos visuais), Pintura abstrata (construção e materiais);
• Abordagem inclusiva (diversificação de estratégias em função das necessidades dos alunos);
• Visualização de vídeos (obra animada e projetos escolares inspirados na obra do artista).
Sessão 3 – assíncrona
• Planificação de uma atividade lúdico-pedagógica inspirada em Picasso ou em Kandinsky (com posterior apresentação pelos formandos).
Sessão 4 – assíncrona
• Aplicação em contexto educativo da atividade planificada na sessão 3 e registo de evidências (com posterior apresentação pelos formandos).
Sessão 5 – síncrona
Jackson Pollock e o expressionismo abstrato:
• Técnica do gotejamento e pintura em ação;
• Exploração do acaso na pintura;
• Apresentação de estratégias/atividades em contexto pedagógico: Atividade cinestésica (ritmo, pintura em ação e corpo em movimento), exploração de técnicas de gotejamento e automatismo na pintura (berlindes, raclete, palhinha e esfregona);
• Abordagem inclusiva (diversificação de estratégias em função das necessidades dos alunos);
• Visualização de vídeos com dinâmicas práticas em contexto pedagógico.
Turner e o Romantismo:
• História sensorial sobre a vida e a obra do pintor;
• Técnicas plásticas (pintura com sal e pastel seco);
• Experiência da absorção e exploração plástica;
• Abordagem pedagógica e jogos-lúdicos inspirados no pintor;
• Criação de percurso de estimulação sensorial sobre o mar;
• Abordagem inclusiva (diversificação de estratégias em função das necessidades dos alunos);
• Visualização de vídeos com dinâmicas práticas em contexto pedagógico.
Sessão 6 – assíncrona
• Planificação de uma atividade lúdico-pedagógica inspirada em Pollock ou Turner (com posterior apresentação pelos formandos).
Sessão 7 – assíncrona
• Aplicação em contexto educativo da atividade planificada na sessão 6 e registo de evidências (com posterior apresentação pelos formandos).
Sessão 8 – síncrona
• Apresentação dos trabalhos realizados pelos formandos em trabalho autónomo, reflexão e partilha de páticas educativas.
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de infância e professores do 1º ciclo e professores do ensino especial
Modalidade: Curso
Calendarização: Sessões síncronas:
12 de setembro: 17h30/20h30
14, 21 e 28 de setembro: 9h às 13h
Sessões assíncronas:
17 e 24 de setembro – 2h
19 e 26 de setembro – 3h
Nº de Horas: 25
Registo de Acreditação: Acreditação: CCPFC/ACC-125901/24 Certifica-se que, para os efeitos previstos no nº 1 do Artigo 8º e para efeitos de aplicação do Artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos seguintes docentes: grupo 100, 110 e 910
Pintora e docente com experiência profissional no âmbito das Artes Visuais e da Educação Especial.
– Especialização em Educação Especial – Domínio de Intervenção Precoce na Infância
– Profissionalização em Serviço, ESE de Santarém, Ensino das Artes Visuais
– Licenciatura em Artes Plásticas
– Bacharelato em Pintura