ONLINE: E08 – Brincar é tempo sério (Pré-inscrição exclusiva para não associados)
Data:
Nº de Horas:
Associados:
Não Associados:
Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.
No longer available for pre-ordering
1. O Brincar e o jogo
. Conceitos
. O jogo educativo
2. O Brincar enquanto ferramenta de desenvolvimento e aprendizagem
. Potencialidade
. Constrangimentos
. Zona de desenvolvimento Proximal
. Processo de Scaffolding
3. O Brincar e as crianças
i. Direitos das Crianças
ii. A voz das crianças
iii. A criança enquanto agente ativo
iv. Tempo do adulto e o tempo das crianças
b. Brincar em parcerias
i. Sozinho
ii. Cooperado (adulto-criança/ criança/criança)
4. Brincar em diferentes contextos
a. Perspetiva Sistémica Ecológica
i. Casa – os pais e o brincar
ii. Escola – papel do educador/professor/ monitor/ AO
iii. Exterior
5. Brincar com (e na) Natureza
a. Potencialidades
b. Constrangimentos (perspetiva familiar/ condicionalismos profissionais e pessoais)
6. Brincar com o risco
a. Definição de risco
b. Promoção da segurança
7. O Brincar e a saúde / atividade física
a. Crescimento e desenvolvimento holístico
8. O Brincar e as áreas de conteúdo
a. Articulação/interdisciplinaridade
b. Escuta ativa
9. O Brincar e o adulto
a. Papel do adulto:
i. Escuta ativa
ii. A observação
iii. Avaliação
iv. Planificação do brincar livre/estruturado
10. Que condições? Que espaços? Que tempo? Que objetos?
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de infância e professores do 1º CEB
Modalidade: Curso
Calendarização: 23, 30 de setembro e 07, 14, 21 de outubro: 19h/22h + 10h assíncronas
Nº de Horas: 25
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-116956/22 Certifica-se que, para os efeitos previstos no nº 1 do Artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos seguintes docentes dos grupos 100 e 110
Licenciatura em Educação de Infância.
Pós-Graduação em Educação Especial – Ramo de multideficiência e problemas de cognição.
A frequentar mestrado em Educação e Inovação Pedagógica.
Pedagogia e Aprendizagem em Plataformas Digitais Universidade Aberta do Porto (curso de longa duração)