ONLINE: E084 – Gerir o currículo na educação pré-escolar: planeamento e avaliação na perspetiva das OCEPE 2016
Data:
Nº de Horas:
Associados:
Não Associados:
Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.
1. Fundamentos e princípios da pedagogia da infância e suas implicações na gestão do currículo
2. Gestão do currículo e intencionalidade educativa
3. Observar/registar documentar para planear e avaliar
a. O que as crianças fazem e aprendem
b. A organização do ambiente educativo
4. Planear e avaliar – um processo participativo
5. A comunicação do processo e dos efeitos
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de Infância
Modalidade: Curso
Calendarização: 12 de novembro: 17h30/ 21h
14, 19, 21, 26, 28 de novembro: 17h30/20h30
03 de dezembro: 17h30/20h30
05 de dezembro: 17h30/21h
Nº de Horas: 25
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-117389/22: Certifica-se que, para os efeitos previstos no nº 1 do Artigo 8º e para efeitos de aplicação do Artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos seguintes docentes: grupo 100
Curso de Educadores de Infância, Licenciatura em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores e Mestre em Ciências da Educação na especialidade de Avaliação e de Desenvolvimento Curricular.
Em mobilidade na DGIDC participou em diversos projetos, entre os quais, Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias, Rede ECEC da OCDE e conceção das brochuras da Língua e da Matemática para a EPE (2000-2011).
Na Fundação Aga Khan foi formadora em contexto e Diretora Pedagógica do Centro Infantil Olivais Sul (2011-2014).
Mobilidade na DGE, no âmbito do currículo na EPE: representante do ME na Rede ECEC da OCDE, coautora das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, do Planear e Avaliar na Educação Pré-Escolar (desde 2014).
Professora convidada da ESE de Lisboa, lecionou a UC “Políticas de Educação e Organizações Educativas” no Mestrado em Educação Pré-Escolar (2019-2023).