ONLINE: E151 – Contributos para a qualidade: práticas de supervisão pedagógica na educação de infância (Pré-inscrição exclusiva para não associados)

Data:

11 de maio de 2024

Nº de Horas:

06

Associados:

12€

Não Associados:

30€

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Esta formação pretende introduzir os conceitos centrais da supervisão no âmbito das funções de orientação, supervisão e/ou coordenação/direção pedagógicas enquanto contributo para o desenvolvimento profissional e para a inovação pedagógica.
Pontos chave da ação:
– O papel da supervisão pedagógica no desenvolvimento da prática profissional
– Práticas de planificação, monitorização e avaliação no contexto de supervisão pedagógica

Local: On-line (Zoom)
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores/as de infância, coordenadores/as e diretores/as pedagógicos/as, técnicos/as de enquadramento de creche familiar
Modalidade: Ação de Curta Duração
Calendarização: 11 de maio: 09h/13h + 2h assíncronas
Nº de Horas: 06
Registo de Acreditação: Ação reconhecida pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação da APEI como Ação de Curta Duração, nos termos previstos no Despacho nº 5741/2015, de 29 de maio
Joana Freitas Luís e Vânia Fardilha,

Joana Freitas Luís
Doutorada em Didática e Formação/ Especialidade da Avaliação (2014) e Licenciada em Educação de Infância (2004) pela Universidade de Aveiro.
Desempenhou funções de educadora de infância e diretora técnica na Creche-Jardim de Infância da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) entre 2013 e 2014. Exerceu funções de Coordenadora Nacional da Implementação dos Grupos Aprender, Brincar, Crescer na Fundação Bissaya Barreto, no âmbito do Projeto-Piloto Playgroups for Inclusion (2014/2017) (Projeto Europeu PROGRESS). Da sua participação neste projeto emergiram diversas publicações, das quais é coorganizadora e coautora, na área da formação e implementação dos playgroups em Portugal. Colaborou com a Escola Superior de Educação do Porto (ESEP) (2017) e com o IPLUSO (2019/2021) no âmbito da docência do Curso de TESP «Acompanhamento de Crianças e Jovens» e na Supervisão de Práticas Pedagógicas do Curso da Licenciatura em Educação Básica e do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar. Desde 2021 e até ao momento presente colabora como Professora Adjunta Convidada na ESEC- IPLeiria, estando ligada às práticas pedagógicas e ao acompanhamento de estudantes de TESP, da Licenciatura em Educação Básica, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB. Tem arguido diversas teses de mestrado e doutoramento nos últimos anos e acompanhado diversos estudantes na realização das suas investigações. Tem estado envolvida em projetos-piloto inovadores, relacionados com a (trans)formação em educação, pedagogias ativas, pedagogia da infância, aprendizagem da música nos primeiros anos, direitos das crianças e das famílias, saúde emocional nas comunidades locais, na família e nos profissionais de educação. Destacam-se os projetos «Brincoteca – Espaços de Jogo», «Caçadores de Sons» e «Maternar com Amor e Humor – um Projeto em Movimento». Tem publicações em capítulos de livros nacionais e internacionais. É formadora certificada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/RFO-32384/12). É Delegada Regional da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) desde 2009. É fundadora e presidente da direção da Associação Vozes da Infância (AVI), desde 2019. A AVI tem como missão sensibilizar para os direitos das famílias e das crianças desde o nascimento e investir nas comunidades locais ao nível da (trans)formação e inovação em educação.

Vânia Fardilha
Mestre em Ciências de Educação especializada em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes pela Universidade Católica de Lisboa e Licenciada em Educação de Infância.
Desempenha funções de docente há 14 anos sempre no âmbito da Educação de Infância – trabalho direto com crianças em creche, educação pré-escolar e no 1º ciclo nas atividades extracurriculares; formadora de auxiliares e de amas no âmbito da sua formação inicial e contínua; técnica de educação no serviço educativo do Museu das Comunicações; Supervisora nos grupos aprender, brincar e crescer.
É instrutora de Yoga para adultos e crianças há 11 anos e desempenha funções de formadora de professores de yoga para crianças no âmbito da sua formação inicial e contínua. Atualmente é professora no Agrupamento de Escolas de Vialonga no curso profissional de ação educativa do secundário.

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