ONLINE: E63 – OS PROJETOS DE APRENDIZAGEM: da escuta à comunicação

Data:

De 02 de maio a 04 de junho de 2024

Nº de Horas:

25

Associados:

50€

Não Associados:

123€

Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.

1. Aprendizagem e Trabalho de Projeto: fundamentos (2h30m)
1.1. Dar voz à criança sobre as experiências e aprendizagens
1.2. Fundamentos e Princípios da Pedagogia Para a Infância
1.3. Desafio 1- Escuta /Escolha do ponto de partida/ Definição do problema -Registo

2. Fases do desenvolvimento de um projeto (2h30m)
2.1. Desafio 2- Pontos para um projeto de documentação

3. Planificação e desenvolvimento do trabalho (2h30m)
3.1. Materiais e instrumentos de documentação
3.2. Materiais elaborados para a divulgação do projeto
3.3. Desafio 3- Uma teia participada
3.3.1. Escolha de materiais e instrumentos
3.3.2. Intencionalidades

4. Execução (2h30m)
4.1. Planear/Agir/Avaliar
4.1.1. Planear
4.1.2. Prever e organizar situações de aprendizagem
4.1.3. Acolher sugestões
4.1.4. Agir
4.1.5. Observar, registar e documentar
4.2. Preparar os espaços de trabalho
4.3. Desafio 4- Definir e monitorizar o projeto

5. Divulgação / Avaliação (2h30m)
5.1. Divulgação
5.2. Avaliação
5.3. Desafio 5- Registar a várias vozes

6. Monitorização (2h30m)
6.1.1. Reflexões em torno do projeto
6.1.2. Aprendizagens potenciadas

7. Resultados e produtos (3 horas)
7.1. Reflexão/avaliação da formação

Local: On-line (Zoom)
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de Infância
Modalidade:
Calendarização: 02, 07,14, 21, 28 de maio e 04 de junho: 19h30/ 22h00
06 de junho: 19h30/ 22h30
+ 7h assíncronas

Nº de Horas: 25
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-122224/23- Certifica-se que, para os efeitos previstos no nº 1 do Artigo 8º e para efeitos de aplicação do Artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos seguintes docentes: grupo 100
Raquel Elis Reis,

Licenciada em Educação de Infância na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Pós-Graduada em Psicoterapias Ativas.
Participou na reunião de formadores para a preparação da Oficina de Formação “Gerir o currículo na educação pré-escolar: planeamento e avaliação na perspetiva das OCEPE 2016” (fev./2017). Formadora adstrita à DRE – Madeira, integrou a bolsa de Formadores de Educação de Infância através do curso de formadores- “Das Orientações Curriculares ao Desenvolvimento do Projeto Curricular de Grupo” (2010) promovido pela Secretaria Regional de Educação da Madeira.