ONLINE: E68 – Filosofia para crianças: O quê, onde e porquê? (Pré-inscrição exclusiva para não associados)
Data:
Nº de Horas:
Associados:
Não Associados:
Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.
7 available for pre-ordering
Perante uma abordagem pedagógica e antropológica, Filosofia e infância podem mesmo estar distantes, ou não. Para uns, a capacidade de questionamento e perplexidade são naturais e espontâneas na criança, para outros, a capacidade de raciocínio necessária ao pensamento filosófico ainda está dependente de uma certa maturidade que, neste caso, ela ainda não atingiu. Serão então as crianças capazes de desenvolver habilidades e competências que lhes permitam constituir-se em Comunidade de Investigação Filosófica.
A prática filosófica com crianças pequenas pode trazer algum desafio ao próprio conceito de “comunidade de investigação filosófica”? Lipman lança à Filosofia o convite para que olhe a infância de forma inovadora, através de uma abordagem dialógica que promove a investigação de perguntas, e oferece um leque de instrumentos dialógicos que facilitam o pensamento.
Tópicos da formação:
• Génese (Programa de Matthew Lipman e Ann Sharp)
• A Comunidade de Investigação Filosófica
• Interações Facilitadoras
• Do jogo físico ao jogo reflexivo
• Para além da lógica formal discursiva
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de Infância
Modalidade: Ação de Curta Duração
Calendarização: 22 de junho: 10h/13h e 14h/16h
Nº de Horas: 5
Registo de Acreditação: Ação reconhecida pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação da APEI como Ação de Curta Duração, nos termos previstos no Despacho nº 5741/2015, de 29 de maio
Licenciatura em Educação de Infância
Pós-Graduação “Educação da Criança em Contexto de Creche”
Mestrado “Filosofia para Crianças”