ONLINE: E87 – PEÇAS SOLTAS: Brincar em tempos de sustentabilidade
Data:
Nº de Horas:
Associados:
Não Associados:
Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.
Estimular a aprendizagem na atualidade passa por tirar partido de recursos já existentes em torno do contexto educativo, minimizando a pegada ecológica. Os recursos para o brincar no espaço exterior não têm de ser dispendiosos ou elaborados. Materiais soltos oferecem oportunidades ricas para o brincar e podem ser mais interessantes para as crianças do que brinquedos comprados. A utilização destes materiais proporciona aprendizagens de incentivo à criatividade, contribuindo ainda para a consciência ecológica e facilitando a colaboração com pais/famílias e comunidades.
Neste workshop serão explorados:
• critérios de seleção dos materiais: sustentabilidade, inclusão/acessibilidade, multigraduação, versatilidade, variedade, qualidade, quantidade, resistência/durabilidade, valor estético, segurança e funcionalidade;
• potencialidades dos materiais de fim aberto como enriquecedores do contexto educativo, sob o ponto de vista das várias áreas e domínios presentes nas Orientações Curriculares para Educação Pré-Escolar;
• papel das famílias e da comunidade na construção de um centro de recursos de peças soltas.
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de Infância
Modalidade: Curso
Calendarização: 23 de abril: 17h30/20h30
Nº de Horas: 3
Registo de Acreditação: Ação de Curta duração: Ação de Curta Duração: Ação reconhecida pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação da APEI como Ação de Curta Duração, nos termos previstos no Despacho nº 5741/2015, de 29 de maio
Gisela Dias
Licenciatura Pré-Bolonha em Educação de Infância
Responsável pela implementação e Coordenação de projeto pedagógico na Natureza/ Floresta Associação pela Cooperação com a Natureza – Keti keta
(Aveiro)
Formadora no âmbito da implementação de Projetos Pedagógicos ao Ar Livre em contextos educativos e familiares e Consultora de planeamento de espaços exteriores para crianças em contextos educativos e familiares – Ser Natureza
Patrícia Oliveira
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Licenciatura em Educação Básica
Formadora no âmbito da implementação de Projetos Pedagógicos ao Ar Livre em contextos educativos e familiares e Consultora de planeamento de espaços exteriores para crianças em contextos educativos e familiares – Ser Natureza