Categorias: , Etiqueta:

ONLINE: 68º Grupo de Partilha: E0234 – Grupos Aprender, Brincar, Crescer: criando outros espaços-tempos para o brincar

Data:

26 de fevereiro de 2025

Nº de Horas:

1

Associados:

0.00€

Não Associados:

0.00€

82 em stock

O projeto-piloto “Playgroups for inclusion” foi uma experiência financiada pela

Comissão Europeia, direcionada a crianças até aos 4 anos de idade acompanhadas

pelas suas famílias, que em Portugal, se designou Grupos Aprender, Brincar,

Crescer. A sua implementação em 5 distritos do país permitiu testar, monitorizar e

avaliar esta proposta no âmbito dos serviços para a infância.

Um GABC – Grupo Aprender, Brincar, Crescer é constituído por um conjunto de

cuidadores e suas crianças que se reúnem duas vezes por semana, em determinado

espaço para interagirem e brincarem em conjunto. Cada sessão GABC é dinamizada

por uma ou duas monitoras ou monitores que através do brincar e de atividades de

natureza informal, promovem contextos de socialização e de experimentação

culturalmente sensíveis e estimulantes favorecendo a aprendizagem.

Neste encontro vamos sistematizar:

  • a experiência dos GABC em Portugal
  • os benefícios e os pilares que sustentam GABC
  • passos de implementação do GABC
Local: Online
Região: Todo o país
Destinatários: Profissionais de Educação de Infância e outros técnicos
Modalidade: Sessão temática
Calendarização: 26 de fevereiro: 18h/19h
Nº de Horas: 1
Registo de Acreditação:
Mónica Brazinha e Vânia Fardilha,

Mónica Brazinha é licenciada em Educação de Infância pela Escola Superior de

Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre e mestre em

Ciências da Educação, área de especialização em Educação Intercultural pela

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – Instituto de Educação da

Universidade de Lisboa. É formadora certificada pelo Conselho Científico Pedagógico

da Formação Contínua.

Trabalha desde 2009 na Fundação Aga Khan Portugal colaborando em ações e

materiais de suporte ao desenvolvimento profissional e formação contínua de

profissionais de educação de infância, e em iniciativas comunitárias de apoio a

crianças e suas famílias.

 

Vânia Azevedo Fardilha é licenciada em Educação de Infância e mestre em Ciências

de Educação especializada em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes pela

Universidade Católica de Lisboa. Foi supervisora do projeto-piloto Grupos Aprender,

Brincar, Crescer (GABC) no distrito de Setúbal, uma iniciativa da Direção-Geral de

Educação (Ministério da Educação) em parceria com a Fundação Bissaya Barreto, a

Fundação Calouste Gulbenkian, o ISCTE – Instituto Universitário, a Universidade de

Coimbra, ACM – Alto Comissariado para as Migrações (atual AIMA – Agência para a

Integração, Migrações e Asilo) – consórcio Playgroups for Inclusion. Integra a bolsa

nacional de formadores da Fundação Aga Khan (Portugal).

Relacionados