O projeto-piloto “Playgroups for inclusion” foi uma experiência financiada pela
Comissão Europeia, direcionada a crianças até aos 4 anos de idade acompanhadas
pelas suas famílias, que em Portugal, se designou Grupos Aprender, Brincar,
Crescer. A sua implementação em 5 distritos do país permitiu testar, monitorizar e
avaliar esta proposta no âmbito dos serviços para a infância.
Um GABC – Grupo Aprender, Brincar, Crescer é constituído por um conjunto de
cuidadores e suas crianças que se reúnem duas vezes por semana, em determinado
espaço para interagirem e brincarem em conjunto. Cada sessão GABC é dinamizada
por uma ou duas monitoras ou monitores que através do brincar e de atividades de
natureza informal, promovem contextos de socialização e de experimentação
culturalmente sensíveis e estimulantes favorecendo a aprendizagem.
Neste encontro vamos sistematizar:
- a experiência dos GABC em Portugal
- os benefícios e os pilares que sustentam GABC
- passos de implementação do GABC
Região: Todo o país
Destinatários: Profissionais de Educação de Infância e outros técnicos
Modalidade: Sessão temática
Calendarização: 26 de fevereiro: 18h/19h
Nº de Horas: 1
Registo de Acreditação:
Mónica Brazinha é licenciada em Educação de Infância pela Escola Superior de
Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre e mestre em
Ciências da Educação, área de especialização em Educação Intercultural pela
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – Instituto de Educação da
Universidade de Lisboa. É formadora certificada pelo Conselho Científico Pedagógico
da Formação Contínua.
Trabalha desde 2009 na Fundação Aga Khan Portugal colaborando em ações e
materiais de suporte ao desenvolvimento profissional e formação contínua de
profissionais de educação de infância, e em iniciativas comunitárias de apoio a
crianças e suas famílias.
Vânia Azevedo Fardilha é licenciada em Educação de Infância e mestre em Ciências
de Educação especializada em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes pela
Universidade Católica de Lisboa. Foi supervisora do projeto-piloto Grupos Aprender,
Brincar, Crescer (GABC) no distrito de Setúbal, uma iniciativa da Direção-Geral de
Educação (Ministério da Educação) em parceria com a Fundação Bissaya Barreto, a
Fundação Calouste Gulbenkian, o ISCTE – Instituto Universitário, a Universidade de
Coimbra, ACM – Alto Comissariado para as Migrações (atual AIMA – Agência para a
Integração, Migrações e Asilo) – consórcio Playgroups for Inclusion. Integra a bolsa
nacional de formadores da Fundação Aga Khan (Portugal).