
ONLINE: Olb207 – Necessidades Específicas e Aprendizagem – Práticas para uma Educação Inclusiva
Data:
Nº de Horas:
Associados:
Não Associados:
Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.
Dia 1 –
TEORIA
– O espectro autista e a arte (10 min) – Abertura
– Pilares para a relação Arte & Tea – Dinâmica, Diversidade e Poética – com
comentários ao vivo (35 min) – (texto complementar para ser lido em casa)
– PRÁTICA
Exercício da construção poética (40 min)
Proposta:
“Tea, cada característica, um argumento para a arte”
TEORIA
– Processos integrativos / Etapas, Vínculos e Conexões para essa conquista (10 min)
PRÁTICA – 3 sugestões com escolha de uma prática durante a oficina (30 min)
1- “Mão, cor e registo”
2- “Entre pontos”
3- “Entre sombras”
TEORIA
– Comentários sobre os resultados (postados no WA) e sobre os processos
experimentados durante a prática (25 min)
– Em casa – Gráfico + texto complementar
Dia 2
TEORIA
– A Dinâmica das Práticas Reflexivas (DPR) – o método e sua aplicabilidade prática
com participação dos alunos com recortes do texto lido, para comentários e
aprofundamento – (60 min)
– Apresentação de imagens e casos com comentários (20 min)
PRÁTICAS (40 min)
– Monotípicas
1- “Tradicional”
2- “A partir de um acaso”
3- “Janela para a criação”
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores, Professores do 1º CEB e Professores do Ensino Especial
Modalidade: Curso
Calendarização: 28 e 29 de setembro, das 17h30 às 20h30
Nº de Horas: 5
Registo de Acreditação:
Arte-Educadora Profissional criativa, com experiência em projetos, desde a conceptualização até ao desenvolvimento. Os talentos incluem fotografia experimental e arte-educação voltada para as artes visuais. Orientada para a ação, com forte capacidade para comunicar de forma eficaz tanto com crianças e adolescentes assim como adultos e idosos, facilitando a conexão com os envolvidos no projeto inclusive no auxílio e orientação da melhoria nas relações familiares e entre educadores e alunos.