
ONLINE: ON45 – Brincar é tempo sério
Data:
De 06 de outubro a 03 de novembro de 2025
Nº de Horas:
25
Associados:
50€
Não Associados:
125€
Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.
- O Brincar e o jogo
- Conceitos
- O jogo educativo
- O Brincar enquanto ferramenta de desenvolvimento e aprendizagem
- Potencialidade
- Constrangimentos
- Zona de desenvolvimento Proximal
- Processo de Scaffolding
- O Brincar e as crianças
- Direitos das Crianças
- A voz das crianças
- A criança enquanto agente ativo
- Tempo do adulto e o tempo das crianças
- Brincar em parcerias
- Sozinho
- Cooperado (adulto-criança/ criança/criança)
- Brincar em diferentes contextos
- Perspetiva Sistémica Ecológica
- Casa – os pais e o brincar
- Escola – papel do educador/professor/ monitor/ AO
- Exterior
- Brincar com (e na) Natureza
- Potencialidades
- Constrangimentos (perspetiva familiar/ condicionalismos profissionais e pessoais)
- Brincar com o risco
- Definição de risco
- Promoção da segurança
- O Brincar e a saúde / atividade física
- Crescimento e desenvolvimento holístico
- O Brincar e as áreas de conteúdo
- Articulação/interdisciplinaridade
- Escuta ativa
- O Brincar e o adulto
- Papel do adulto:
- Escuta ativa
- A observação
- Avaliação
- Planificação do brincar livre/estruturado
- Que condições? Que espaços? Que tempo? Que objetos?
Local: Online
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de Infância e Professores do 1º CEB
Modalidade: Curso
Calendarização: 06, 13, 20, 27 de outubro e 03 de novembro: 19h/22h + 10h assíncronas
Nº de Horas: 25
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-135522/25: Certifica-se que, para os efeitos previstos no nº 1 do Artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos seguintes docentes dos grupos 100 e 110
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de Infância e Professores do 1º CEB
Modalidade: Curso
Calendarização: 06, 13, 20, 27 de outubro e 03 de novembro: 19h/22h + 10h assíncronas
Nº de Horas: 25
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-135522/25: Certifica-se que, para os efeitos previstos no nº 1 do Artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos seguintes docentes dos grupos 100 e 110
Rui Inácio,
Licenciatura em Educação de Infância.
Pós-Graduação em Educação Especial – Ramo de multideficiência e problemas de cognição.
A frequentar mestrado em Educação e Inovação Pedagógica: Pedagogia e Aprendizagem em Plataformas Digitais Universidade Aberta do Porto