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Pedagogia e afetividade na educação de crianças com menos de três anos (20€)

Gloria Quiñones, Liang Li & Avis Ridgway

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Como encontrar as palavras para descrever, compreender e desenvolver uma investigação que fundamente uma pedagogia para crianças pequenas, que se expressam, mas ainda não falam, cujos mundos são marcados por humores, emoções e tonalidades afetivas da interação?

No seu livro cheio de entusiasmo e extremamente importante, Pedagogia e afetividade na educação das crianças com menos de três anos, Gloria Quiñones, Liang Li, e Avis Ridgway apresentam três aspetos da educação de infância ainda pouco investigados e teorizados: crianças com menos de três anos, mundo dos afetos e pedagogia. Adotando uma perspetiva histórico-cultural e holística, as autoras expõem e analisam as relações afetivas entre crianças e educadoras numa grande diversidade de contextos de atividade. O livro descreve os ambientes complexos e dinâmicos em que crianças e educadoras constroem relações, e convida o/a leitor/a a pensar e repensar as implicações da pedagogia de crianças até aos três anos.

Índice

Prefácio……………………………………………………………………………………………………………………………. 5
Agradecimentos………………………………………………………………………………………………………………… 7
Capítulo 1: Introdução à pedagogia da afetividade…………………………………………………………….. 9
1.1. Introdução………………………………………………………………………………………………………………… 9
1.1.1. Porquê a pedagogia?………………………………………………………………………………………………….. 10
1.2. A teoria histórico‑ cultural…………………………………………………………………………………………… 13
1.2.1. Afetividade e situação social de desenvolvimento: aprofundamento do conceito de pedagogia
da afetividade……………………………………………………………………………………………………………. 13
1.3. Abordagem holística………………………………………………………………………………………………….. 16
1.3.1. Perspetiva social………………………………………………………………………………………………………… 16
1.3.2. Perspetiva institucional: instituições a tempo inteiro………………………………………………………. 18
1.3.3. Contextos de atividade: mais do que rotinas………………………………………………………………….. 18
1.3.4. Perspetivas pessoais…………………………………………………………………………………………………… 19
1.4. Metologia visual………………………………………………………………………………………………………… 21
1.4.1. Projeto 1: Estudar bebés e crianças até aos três anos: mundos culturais e relações
de transição………………………………………………………………………………………………………………. 21
1.4.2. Projeto 2: Educadores/as de crianças até aos três anos: Desenvolvimento de uma
cultura de reflexão crítica……………………………………………………………………………………………. 22
1.4.3. Métodos visuais………………………………………………………………………………………………………… 23
1.4.4. Pedagogia da afetividade: contextos de atividade ………………………………………………………….. 25
1.5. Conclusão…………………………………………………………………………………………………………………. 26
Referências bibliográficas …………………………………………………………………………………………………… 27
Capítulo 2: As relações afetivas no fluir do tempo e do espaço…………………………………………….. 33
2.1. Introdução………………………………………………………………………………………………………………… 33
2.1.1. As refeições como espaço pedagógico específico………………………………………………………….. 33
2.1.2. s refeições como espaço social de promoção de relações………………………………………………… 34
2.1.3. As refeições como espaço social de comunicação………………………………………………………….. 35
2.2. As refeições como contexto de atividade………………………………………………………………………. 35
2.2.1. Relações afetivas……………………………………………………………………………………………………….. 36
2.2.2. Diálogos afetivos……………………………………………………………………………………………………….. 37
2.3. Análise de momentos de afetividade durante as refeições……………………………………………….. 38
2.4. Exemplo de caso: contexto de atividade de refeição………………………………………………………. 38
2.4.1. Momento de afetividade: organizar o tempo e o espaço de relações de afeto…………………….. 38
2.4.2. Momento de afetividade: ocorrência de diálogos silenciosos para responder a solicitações….. 42
2.4.3. Momento de afetividade: desenvolvimento de encorajamento afetivo………………………………. 45
2.5. Conclusão…………………………………………………………………………………………………………………. 50
Referências bibliográficas……………………………………………………………………………………………………. 50
160 Pedagogia e afetividade na educação de crianças até aos três anos
Capítulo 3: Consciência pedagógica de ser responsivo………………………………………………………… 53
3.1. Introdução………………………………………………………………………………………………………………… 53
3.1.1. Consciência pedagógica da responsividade…………………………………………………………………… 54
3.2. Comunicação responsiva…………………………………………………………………………………………….. 55
3.2.1. Responsividade da comunicação ao longo do tempo………………………………………………………. 56
3.2.2. Consciência responsiva: perspetivas holísticas………………………………………………………………. 56
3.3. Análise da consciência pedagógica………………………………………………………………………………. 57
3.3.1. Exemplo de caso: mudança de fralda……………………………………………………………………………. 58
3.3.1. Responsividade afetiva no cantar e nas relações…………………………………………………………….. 61
3.3.2. Mudança de fralda e tempo de higiene na casa de banho………………………………………………… 62
3.4. Responsividade institucional: consciência pedagógica colaborativa com a colega Peta…………. 65
3.5. Conclusão…………………………………………………………………………………………………………………. 67
Referências bibliográficas……………………………………………………………………………………………………. 68
Capítulo 4: Compreensão pedagógica dos momentos de transição………………………………………. 71
4.1. Introdução………………………………………………………………………………………………………………… 71
4.1.1. Transições e momentos de transição…………………………………………………………………………….. 72
4.2. Abordagem histórico‑ -cultural ao estudo do brincar e da aprendizagem em momentos
de transição………………………………………………………………………………………………………………. 73
4.2.1. Momentos de transição………………………………………………………………………………………………. 75
4.3. Análise da pedagogia da afetividade nos momentos de transição…………………………………….. 75
4.4. Exemplo de caso: brincar na caixa de areia…………………………………………………………………… 76
4.4.1. Momento de transição: exigência pedagógica de esperar pela sua vez……………………………… 76
4.4.2. Momento de transição: as crianças desenvolvem motivações para brincar na caixa de areia…. 79
4.4.3. Momento de transição: exploração do brincar com a areia……………………………………………… 80
4.5. Conclusão…………………………………………………………………………………………………………………. 84
Referências bibliográficas……………………………………………………………………………………………………. 85
Capítulo 5: Posicionamento afetivo ao brincar com as crianças………………………………………….. 87
5.1. Introdução………………………………………………………………………………………………………………… 87
5.2. Conceito histórico‑ -cultural do brincar………………………………………………………………………….. 88
5.2.1. O papel dos/as educadores/as no brincar ……………………………………………………………………… 89
5.2.2. A dupla subjetividade no brincar ………………………………………………………………………………… 89
5.3. Exemplo de caso: dar banho à boneca…………………………………………………………………………. 91
5.3.1. Convidar as crianças a entrar numa situação imaginária…………………………………………………. 91
5.3.2. Servir de modelo de como dar banho à boneca……………………………………………………………… 93
5.3.3. Orientar as crianças a dar banho à boneca…………………………………………………………………….. 96
5.4. Ações que estimulam o brincar e posicionamento afetivo da educadora…………………………… 99
5.5. Conclusão…………………………………………………………………………………………………………………. 100
Referências bibliográticas …………………………………………………………………………………………………… 102
Capítulo 6: A proximidade como pedagogia da afetividade………………………………………………… 105
6.1. Introdução………………………………………………………………………………………………………………… 105
6.1.1. Pedagogia centrada nas relações………………………………………………………………………………….. 106
6.1.2. A proximidade como pedagogia da afetividade na educação de crianças até aos três anos….. 107
6.2. A afetividade na pedagogia…………………………………………………………………………………………. 109
6.3. Análise da proximidade……………………………………………………………………………………………… 110
6.3.1. Exemplo de caso: quão próximo é muito próximo ………………………………………………………… 111
6.3.2. Proximidade afetiva ao dar do biberão…………………………………………………………………………. 115
6.4. Fórum colaborativo: alargamento do diálogo………………………………………………………………… 117
6.5. Conclusão…………………………………………………………………………………………………………………. 119
Referências bibliográficas……………………………………………………………………………………………………. 120
Índice 161
Capítulo 7: A construção de práticas pedagógicas de afetividade………………………………………… 123
7.1. Introdução………………………………………………………………………………………………………………… 123
7.1.1. Para além da reflexão crítica ………………………………………………………………………………………. 124
7.2. A Subjetividade…………………………………………………………………………………………………………. 125
7.2.1. A subjetividade do ponto de vista histórico‑ -cultural………………………………………………………. 126
7.2.2. Competência relacional, conhecimento comum e agência relacional……………………………….. 127
7.3. Percursos geradores da configuração de práticas específicas…………………………………………… 128
7.4. Conciliação dos percursos de configuração ………………………………………………………………….. 128
7.4.1. Tomada de consciência de práticas pedagógicas eficazes e afetivas………………………………….. 129
7.4.2. Construção de competência profissional eficaz e afetiva…………………………………………………. 131
7.4.3. Desenvolvimento dos percursos de configuração: novo conhecimento comum …………………. 133
7.5. Configurações da afetividade: educadoras eficazes e afetivas………………………………………….. 136
7.6. Conclusão…………………………………………………………………………………………………………………. 138
Referências bibliográficas……………………………………………………………………………………………………. 138
Capítulo 8: Práticas pedagógicas de afetividade na educação e cuidados de crianças
até aos três anos………………………………………………………………………………………………………………… 141
8.1. Introdução………………………………………………………………………………………………………………… 141
8.2. Emoção e imaginação………………………………………………………………………………………………… 143
8.3. Os futuros criativos das educadoras……………………………………………………………………………… 144
8.3.1. Pedagogias da afetividade imaginadas …………………………………………………………………………. 145
8.3.3. Reconhecimento do stresse ………………………………………………………………………………………… 149
8.4. Afetividade e situação social de desenvolvimento das educadoras…………………………………… 150
8.5. Desenvolvimento da pedagogia da afetividade ……………………………………………………………… 151
8.6. Conclusão…………………………………………………………………………………………………………………. 153
Referências bibliográficas……………………………………………………………………………………………………. 153
Glossário………………………………………………………………………………………………………………………….. 157