O livro Entrelaçamentos sobre a Educação em Creche: Perspetivas, Olhares e Desafios, coordenado por Catarina Tomás, Tiago Almeida e Dalila Lino, da coordenação da Pós-graduação em Creche da Escola Superior de Educação de Lisboa, aborda a crescente importância da creche no contexto sociopolítico e pedagógico em Portugal. Com uma abordagem interseccional, baseada na Sociologia, Psicologia e Pedagogia, a obra divide-se em três partes: a primeira explora perspetivas teóricas sobre a educação em creche; a segunda analisa o entrelaçamento de diferentes olhares e áreas de saber; e a terceira foca-se nas práticas educativas de qualidade e nos desafios enfrentados por educadoras que trabalham em creche. O livro convida à reflexão crítica sobre o papel da creche na sociedade.
Um exclusivo APEI!
ÍNDICE
Perspetivas, olhares e desafios sobre a creche – uma introdução, Catarina Tomás, Tiago Almeida e Dalila Lino
1.ª Parte – Perspetivas teóricas sobre a educação em creche
Unindo esforços: rumo a um sistema de educação de infância totalmente integrado, Peter Moss
Feminismos e infâncias: quatro estruturas como recursos para estudos críticos da infância, Erica Burman
Pedagogia para bebés e crianças pequenas, Margaret Sims
2.ª Parte – Entrelaçamentos e olhares da educação em creche na contemporaneidade
Educadoras/es em creche: esboço de um retrato sociográfico em Portugal, Catarina Tomás, Cristina Rocha, Manuela Ferreira, Roseli Nazário e Diogo Faria
(Já) não escutamos nas escolas? Ensinamentos de povos originários para (re)pensar a escuta de pessoas de pouca idade, Magda Costa Carvalho, Walter Kohan e Tiago Almeida
Observação, documentação, avaliação: um ciclo interativo para sustentar a intervenção, Dalila Lino e Cristina Parente
3.ª Parte – Práticas e desafios
A criança e o adulto em diálogo – que desafios para um/a educador/a do MEM, Luísa Martins Barbeito, Selma Relvas Damásio e Vera Tenda Bispo
Práticas culturais em creche: os desafios da ida com bebés e crianças pequenas ao museu, Vera Luís
Cuidar é um Ato Pedagógico. O papel da/o educador/a de infância, Daniela Silva e Ana Rita Barroso