Conferência Internacional sobre Educação de Infância e Creches: Educar e Transformar pela Arte e Natureza

INSCRIÇÃO PRESENCIAL
Abordagem Reggio, Arte, Natureza e Pedagogia na Infância
17 de maio de 2025
Parque de Exposições de Paços de Ferreira

Escolha uma opção:

40.00

340 em stock

somdn_product_page

17 de maio de 2025

  • DOCENTES E AUXILIARES DO CONCELHO DE PAÇOS DE FERREIRA E DOCENTES DO PNA EFETUAM A INSCRIÇÃO AQUI (GRATUITO)


    IMPORTANTE: AS INSCRIÇÕES NA CONFERÊNCIA ENCERRAM A 11 DE MAIO


     

  • 08:30 - Abertura do Secretariado
  • 09:15h - Sessão de abertura

    Humberto Brito, Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira

    Luís Ribeiro, Presidente da APEI

  • 09:45 - Conferência Reggio

    Cultura dello studio, Marco Spagiari, Atelierista Reggio Children [com tradução para português]

  • 10:45h - Coffee-break

    Coffee-break

  • 11:15h - Conferência Reggio

    Pensare attraverso il design: asili nido e scuole materne come luoghi di ricerca, [Alessandra Braglia], Representative Reggio Children [com tradução para português]

  • 12:15h - Conferência Educação Natureza

    Challenges and opportunities for implementing nature-based play and learning in early childhood education, Anne Martin, MRC/CSO Social and Public Health Sciences Unit, School of Health and Wellbeing, University of Glasgow [com tradução para português]

  • 13:00h - Almoço (oferta)

    Almoço (oferta) no Parque de Exposições de Paços de Ferreira

  • 14:30h - Workshops

    A INSCRIÇÃO NOS WORKSHOPS É FEITA A PARTIR DE 12 DE MAIO

    • Workshop 1Susana Camanho – Fábrica de Poemas
    • Workshop 2Rita Alexandre – Aprender em Movimento: O Corpo como Ferramenta de Exploração
    • Workshop 3Nautílio Ribeiro – Oficina do instrumento
    • Workshop 4Rosa Montez – Marionetas e formas animadas na Educação de Infância? Sim, muito obrigada
    • Workshop 5Conceição Cerqueira – matemática na educação de infância
    • Workshop 6Susana Rosa – À descoberta de Kandinsky com cores e sabores
    • Workshop 7Paula Coutinho e Bárbara Carmo – O papel do “atelierista” em Reggio Emilia
    • Workshop 8Olga Neves – Workshop em Cerâmica 
    • Workshop 9Ernesto Gonçalves e Luís Cunha – Escolinha na Floresta de Paços de Ferreira
    • Workshop 10Margarida Garcez – Histórias que se Movem: O Corpo como Expressão das Emoções
    • Workshop 11Sofia Guimarães Barros Santos – Culinária saudável para os mais pequenos: da Teoria à Prática
    • Workshop 12Azul Cobalto – Arte Experimental Sustentável
    • Workshop 13Pedro Silva – A Robótica e a impressão 3D na Educação
    • Workshop 14Pedro Cunha – Música? Com o Corpo Percebo
    • Workshop 15Raquel Pedra – Música em Movimento
    • Workshop 16Tiago Loureiro – Arte e Movimento: Primeiro Contacto
    • Workshop 17Isabel Mendes – Contos e Encantos: A Arte da Leitura para Bebés
    • Workshop 18 – Luís Monteiro – A Dança Tradicional como Ferramenta Pedagógica

     

  • 16:30h - Conferência Pedagogia Infância

    Formação pedagógica para a ação profissional em educação de infância: desafios e possibilidades, Sara Barros Araújo, Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, especialista na área da Educação de Infância/Estudos da Criança e coautora das Orientações Pedagógicas para Creche”, da Direção-Geral da Educação (DGE)

  • 17:15h - Sessão de Encerramento

    Paulo Ferreira, Vice-Presidente e Vereador da Educação da Câmara Municipal de Paços de Ferreira

  • APOIOS:

                   

PROGRAMA COMPLETO

A inscrição no seminário inclui:

  • Coffee-break
  • Almoço
  • Pasta com documentação do seminário
  • Certificado (ACD)
  • Marco Spagiairi

    Resumo:

  • Alessandra Braglia

    Resumo:

    Alessandra Braglia is currently working as a pedagogical coordinator of one infant-toddler center and three preschools of the Preschools and Infant-toddler Centers—Istituzione of the Municipality of Reggio Emilia, Italy. From 2018 to 2019, she worked as special education rights coordinator for Accento, a social cooperative for the educational services in primary and middle schools. In addition, she coordinates and participates as a speaker in professional development initiatives promoted by Reggio Children on the Reggio Emilia educational experience. Alessandra graduated with a degree in design and management of cultural activities in 2009 and pedagogy in 2017 at the University of Modena and Reggio.

  • Anne Martin

     

    Dr Anne Martin is a Research Fellow at the Social and Public Health Sciences Unit, Institute for Health and Wellbeing, University of Glasgow. She is involved in developing and evaluating complex interventions for health improvement. Dr Anne Martin is leading a program of research around the evaluation of the impact of outdoor and nature-based play and learning on the health and wellbeing of children, families and communities.

    CV

  • Sara Araújo

    Resumo:

     

  • Workshop 1 - Susana Camanho - Fábrica de Poemas

    Resumo: Partindo da ideia surrealista de Cadavre exquis, que subverte o discurso literário e desafia as convenções da escrita e do desenho, propõem-se a criação de um poema-cartaz, utilizando palavras soltas num jogo literário e visual. “Fábrica de poemas” é uma atividade pensada para trabalhar as ideias de automatismo, de impressão e reprodução, o humor e o nonsense. Tudo isto num momento coletivo, interdisciplinar, que dá primazia ao jogo, à experimentação e à espontaneidade.

    Susana Camanho (Porto, 1971) é doutorada em Filosofia (Estética), pela Faculdade de Filosofia da Universidade de Barcelona, e licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É membro do Sismógrafo, um espaço independente do Porto com um programa contínuo de exposições de artes visuais, performance, literatura e pensamento (http://www.sismografo.org). É curadora do ciclo de conferências “Imagens de Pensamento”, organizado pelo Sismógrafo desde 2020, editora e tradutora da coleção “Cadernos Imagens de Pensamento”. É membro integrado do grupo de investigação Aesthetics, Politics and Knowledge (Instituto de Filosofia, Universidade do Porto). É docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

  • Workshop 2 - Rita Alexandre - Aprender em Movimento: O Corpo como Ferramenta de Exploração

    Resumo: Acreditamos que a aprendizagem na infância deve ser uma experiência viva, dinâmica e holística, onde todas as áreas do conhecimento se entrelaçam de forma natural e significativa. Neste workshop, convidamo-lo(a) a mergulhar numa abordagem criativa inspirada na Natureza e na exploração de diversos materiais. Através do movimento, da dança, da música, de expressão corporal e plástica, iremos descobrir novas formas de aprender, experimentar e maravilhar-nos com o mundo à nossa volta!

    Iremos explorar:
    ✔️ Atividades práticas que estimulam a curiosidade e a criatividade;
    ✔️ O movimento do corpo e do espaço como ferramentas de aprendizagem;
    ✔️ A conexão entre arte, movimento e conhecimento.

    Num mundo cada vez mais tecnológico, é essencial redescobrirmos o prazer de aprender através da interação direta com o ambiente e com os outros. Vamos recuperar o “olhar de encantamento” e celebrar a aprendizagem com o corpo e a emoção!

    Rita Alexandre, Escola Superior de Educação de Lisboa

    • Licenciada em Educação Física e Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana- 1998/2003;
    • Mestre em Desenvolvimento da Criança, na variante de desenvolvimento motor- 2009
    • Professora do Domínio Científico da Educação Física na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa (2023 – atual)
    • Professora de Educação Física no Pré-escolar no Colégio Pedro Arrupe (2010- 2024);
    • Formadora pelo Conselho Científico- Pedagógico de Formação Continua, pelo Centro de Formação da SPEF (Sociedade Portuguesa de Educação Física), pelo Centro de Formação da Casa Pia de Lisboa e pelo Centro de Formação da APEI (Associação de Profissionais de Educação Infância).
    • Coautora da nova Brochura da Educação Física na Educação Pré-Escolar (com Ana Quitério e Nuno Ferro) com edição da DGE e da APEI.

  • Workshop 3 – Nautílio Ribeiro - Oficina do instrumento

    Resumo: A “Oficina de Instrumento” é um workshop criativo e sustentável que desafia os participantes a construírem os seus próprios instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. Com uma abordagem lúdica e educativa, a atividade explora a sonoridade de objetos do quotidiano, transformando-os em fontes de expressão musical.

    Durante a oficina, os participantes aprendem a construir instrumentos de percussão, cordas e sopro, além de acessórios sonoros que reproduzem tanto sons naturais, como o vento e a água, quanto sons inusitados e experimentais. Através deste processo, desenvolvem a consciência ambiental, estimulam a criatividade e descobrem novas formas de interação com a música.

    Ao final da sessão, os participantes são convidados a experimentar os instrumentos construídos numa pequena apresentação coletiva, onde a diversidade sonora e a originalidade de cada peça se unem numa experiência única e envolvente.

    Nautílio Ribeiro, professor de  Atividades de Enriquecimento Curricular /Expressões – Paços de Ferreira, Artista Residente Projeto Cultural de Escola – Plano Nacional das Artes – Agrupamento de Escolas de Freamunde, Paços de Ferreira, Planos de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário – Agrupamento de Escolas de Frazão, Paços de Ferreira

  • Workshop 4 - Rosa Montez - Marionetas e formas animadas na Educação de Infância? Sim, muito obrigada

    Resumo: De modo que os(as) participantes se apropriem de recursos e instrumentos pedagógicos, diversificados e desafiadores, neste workshop apresentam-se propostas no Sub – Domínio do Teatro, com a utilização de marionetas e formas animadas, intimamente ligadas à expressão e criatividade através da expressão, do jogo e da representação, com conexões a outros Sub-Domínios da Educação Artística.

    Organizado em dois andamentos, no primeiro aborda-se, resumidamente, a existência e importância destes recursos, cruzando-se a sua existência no tempo com várias culturas do Oriente e Ocidente. Apresentam-se também diversas tipologias com exemplos de acordo com a sua manipulação. Segue-se a apresentação das suas funções – pedagógica, lúdica, artística e cultural.

    O segundo andamento centra-se na criação e manipulação de marionetas e formas/objetos animados.

    Rosa Montez. Educadora de Infância no Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, Santarém.

  • Workshop 5 – Conceição Cerqueira - matemática na educação de infância

    a indicar

  • Workshop 6 - Susana Rosa - À descoberta de Kandinsky com cores e sabores

    Resumo:  No Workshop “À descoberta de Kandinsky com cores e sabores” pretende-se explorar metodologias e recursos diferenciados e facilitadores do processo de aprendizagem e sensibilizar os participantes para práticas lúdico-pedagógicas com inspiração na linguagem plástica da obra de Kandinsky.
    As atividades são estruturadas com dinâmicas lúdicas e de estimulação sensorial, numa abordagem holística e criativa proporcionada por práticas experimentais e artísticas, tais como, histórias sensoriais sobre a vida e a obra de Kandinsky; jogos de psicomotricidade para treino da expressão e do gesto; jogos de chão e perceção visual; estimulação sensorial com alimentos; produção de tintas com ingredientes domésticos, pintura e colagem.

    Susana Rosa, natural de Abrantes, 1976, reside e trabalha no concelho de Oeiras
    Artista Plástica, professora e formadora. Licenciada em Artes Plásticas, profissionalizada no grupo das Artes Visuais e especializada em Educação Especial. Neste momento, desenvolve a sua atividade profissional no contexto da multideficiência (pré-escolar e 1º Ciclo), é formadora de Inclusão pela Arte e coordena/dinamiza projetos de Inclusão pela Arte em contexto escolar.
    No seu percurso profissional foi docente de Artes Visuais, dirigiu ateliers de artes plásticas para crianças e adultos, dinamizou atividades de enriquecimento curricular (expressão plástica), foi docente do ensino recorrente (formação de adultos), trabalhou em equipa com turmas de PIEF e foi docente de expressão plástica no ensino profissional.
    Coordenou e dinamizou projetos artísticos lúdico-pedagógicos em parceria com Câmaras e bibliotecas municipais.
    Empenhada na importância dos processos artísticos e do brincar no desenvolvimento da criança, dinamizou workshops e participou em seminários (em parceria com a ELI de Oeiras, o CRI, o Conservatório de música de Palmela e a Câmara municipal de Abrantes).
    Enquanto Artista Plástica, participa em exposições desde 1999, tendo realizado várias exposições individuais e coletivas e sido congratulada com alguns Prémios de Pintura.

  • Workshop 7 – Paula Coutinho e Bárbara Carmo - O papel do “atelierista” em Reggio Emilia

    Este workshop convida os participantes a explorarem o papel do “atelierista” na abordagem pedagógica de Reggio Emilia, uma figura que promove a criatividade e a expressão nas aprendizagens. Através de dinâmicas práticas, os participantes refletirão sobre o tema, examinando múltiplas perspetivas e levantando novas questões.

    O workshop inclui momentos de colaboração em grupo, onde serão partilhadas propostas, que trazem novas ideias e desafios. No final, os participantes terão uma breve introdução a métodos de registro e dispositivos de aprendizagem que auxiliam na estruturação e continuidade dos projetos.

    Uma experiência, que oferece ferramentas concretas e inspira a reinvenção do processo pedagógico com base nos princípios de escuta, documentação e inovação criativa.

  • Workshop 8 – Olga Neves – Workshop em Cerâmica

    Resumo: Este workshop visa proporcionar uma experiência prática e criativa na cerâmica, promovendo a experimentação e o desenvolvimento de competências de modelação. Após uma breve introdução teórica sobre tipos de argila e técnicas de modelação, será feita uma demonstração prática das ferramentas e processos essenciais. Os participantes terão a oportunidade de explorar diferentes formas e texturas, recorrendo ao uso de elementos naturais, como plantas. Serão trabalhadas técnicas de modelação de formas orgânicas e geométricas, incentivando a criatividade e a expressão individual através da cerâmica.

    Olga Neves, natural de Torres Vedras, é licenciada em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
    É formadora na APEI, onde dinamiza ações nas áreas da ilustração, cerâmica e escultura em tecido. O seu trabalho artístico desenvolve-se principalmente nas áreas da escultura, cerâmica e ilustração de livros infantis, com uma forte ligação às histórias e à identidade cultural.
    O seu percurso inclui diversas exposições em Portugal e no estrangeiro, estando representada em instituições como:
    Museu Britânico (Londres)
    Simons Gallery (Londres)
    Museu da Marioneta (Lisboa)
    Várias câmaras municipais em Portugal, França, Inglaterra, Alemanha e Brasil e em coleções particulares.

  • Workshop 9 - Escolinha na Floresta de Paços de Ferreira – Ernesto Gonçalves e Luís Cunha, Observatório Ambiental do Município de Paços de Ferreira

    Resumo: No sentido de promover uma maior aproximação das crianças e adultos aos valores naturais, foi criado o projeto Escolinha do Bosque que tem contado com várias participações de diversos públicos. O principal objetivo é a criação e o desenvolvimento das competências essenciais nos indivíduos, fomentando o sentimento de pertença natural. Neste workshop irá ser dada a conhecer esta inovadora metodologia que envolve o conceito “forest school” articulando o mesmo com uma abordagem mais científica ao espaço envolvente.

    Ernesto Gonçalves – Profissional dedicado e versátil com uma sólida experiência em educação ambiental e música. Conta com mais de 10 anos de experiência em educação ambiental e mais de 22 anos no ramo da música e do ensino da música. Licenciado em Gestão do Património, Cultural e Histórico. Trabalha como técnico de educação ambiental no projeto Observatório Ambiental do Município de Paços de Ferreira, onde é coordenador, desenvolvendo projetos para a sensibilização e conservação do ambiente, natureza e património. Possui experiência em coordenação de projetos, gestão de equipas e realização de atividades educativas e culturais. Proficiente em várias línguas e detém competências em coordenação de equipas e promoção de parcerias.”

    Luís Cunha – Profssional motivado, dinâmico, adaptável e determinado, com experiência no desenho, concepção e implementação de projectos científcos, ambientais e educativos. Com 4 anos de experiência como estudante/investigador num Laboratório de Fisiologia Vegetal e 7 anos como educador ambiental, considero-me um verdadeiro apaixonado pelas ciências biológicas, nomeadamente Biologia Molecular e Ecologia Florestal. Atualmente coordeno o projeto Observatório Ambiental no Município de Paços de Ferreira.

     

  • Workshop 10 - Margarida Garcez, Conservatório de Dança do Vale do Sousa - Histórias que se Movem: O Corpo como Expressão das Emoções

    Resumo: Este workshop destina-se a educadores de infância e explora como o movimento, o lúdico e as histórias podem ser ferramentas fundamentais no desenvolvimento emocional das crianças. Através de propostas práticas e dinâmicas, iremos trabalhar a identificação e nomeação das emoções básicas—passos essenciais para o desenvolvimento da inteligência emocional.

    Compreendendo que, na primeira infância, a gestão emocional ainda não é expectável, focamo-nos no início desse processo: reconhecer, nomear e expressar emoções de forma saudável. Utilizando jogos, narrativas e exploração corporal, os participantes descobrirão formas criativas de ajudar as crianças a dar os primeiros passos na construção da sua consciência emocional.

    Margarida Garcez, concluiu a Licenciatura em Dança (2018) e Mestrado em Ensino da Dança pela Escola Superior de Dança (2024).

    Na área da Dança Contemporânea, estreia-se como criadora em 2017 com a peça “Encarnado” para o “Festival Todos”, com coordenação de Madalena Victorino e em 2018 cocria a peça “cor de burro quando foge”, apresentada no Teatro Aveirense, no Teatro José Lúcio da Silva e ainda no contexto dos Palcos Instáveis – TMP.

    Na área do Teatro Musical, foi coreógrafa do musical “Fénix” (2022), “Alice” (2022), “Jesus Christ Superstar” (2023) e “Nárnia” (2024), com direção artística de Matilde Trocado. Fez assistência de coreografia na peça “A Branca de Neve no Gelo” (2014), “Feiticeiro de Oz no Gelo” (2018) e também em eventos e galas de desporto.

    Foi responsável pela direção de movimento da música “Ginger Ale” de Diana Castro para o Festival da Canção (2022), no videoclip “Alguém tem de sair” (2023) de Diana Castro e ainda “Será o que será” (2023) de Joana Espadinha. Em 2023 assumiu a direção artística do evento “SYM Day” no contexto das Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa.

    Como intérprete, colaborou com Companhia Laika, Madalena Xavier, Matilde Trocado, Joana Quelhas, Ângelo Cid Neto e Madalena Victorino. Em 2023, participou como bailarina na Minissérie da RTP “A Travessia” e foi intérprete da peça “50×25- Coeficiente de Liberdade” (2023-2024).

    Para além de colaborar regularmente com a Dança em Diálogos como intérprete, assistente de produção e direção de cena, participou no projeto “Radiografias Iguais”, inserido no PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian (2022-2023), como professora/formadora.

    Desde 2014 tem trabalhado como professora de dança em diferentes contextos e escolas, nomeadamente Conservatório de Dança do Vale do Sousa e Academia do Palco – Salesianos do Estoril.

  • Workshop 11 - Sofia Guimarães Barros Santos - Culinária saudável para os mais pequenos – da Teoria à Prática

    Resumo

    – A importância da alimentação na infância
    – Lanches e snacks saudáveis
    – Dicas para fazer uma lancheira simples e rápida
    – Apresentação divertida e colorida dos alimentos – Técnicas

    Sofia Guimarães Barros Rosa, Licenciatura em Ciências da Nutrição, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (2015); Mestrado em Nutrição Pediátrica, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (2023);  Formação na Área do Coaching aplicado às Ciências da Nutrição; Formação avançada em Nutrição no Desporto, pela Well X Pro; 10 anos de experiência em Nutrição Clínica

  • Workshop 12 - Patrícia Sá Carneiro/Azul Cobalto - Arte Experimental Sustentável

    Resumo:

    Patrícia Sá Carneiro, Licenciada em Ciências da Comunicação, mestranda em Ciências da Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas, com Formação Artística na Cooperativa Árvore.
    Artista plástica e fundadora do projeto Azul Cobalto Art ®, educadora artística, formadora profissional de artes plásticas no âmbito do projeto Brigadas T – ESPAÇO T / Associação para

  • Workshop 13 - Pedro Silva - A Robótica e a impressão 3D na Educação

    Resumo: O workshop vai demonstrar que a robótica é uma excelente ferramenta para impulsionar o raciocínio lógico e a rapidez de pensamento na criança. Através da experimentação de vários tabuleiros e robôs, os participantes poderão perceber e testar os desafios. Para além disso, será demonstrado que a impressora 3D poderá ser um auxílio importante na criação de conteúdos práticos para aplicação.

    CV

  • Workshop 14 - Pedro Cunha - Música? Com o Corpo Percebo

    Resumo: A música é portadora de mil histórias para serem desembrulhadas pelo nosso corpo.
    Então… Ouvir e dançar música pode corresponder à aventura mais extraordinária das nossas vidas.
    Mas… Como escolher o que nos serve melhor para desenvolver a nossa musicalidade?
    Convidamos a criança a descobrir a Música através do seu corpo e interação com os outros.
    A expressão corporal associada à música sob diferentes dimensões

    Pedro Filipe Cunha é natural do Porto e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Completou o mestrado em Estudos da Criança – especialização em Educação Musical na Universidade do Minho e a licenciatura em Produção e Tecnologias da Música na ESMAE-IPP.
    Frequentou diversos cursos de pedagogia musical em Portugal, Alemanha e Itália.

    Brinca à música com crianças a partir do berçário, realizando uma intensa carreira nacional como divulgador de uma pedagogia musical ativa, inclusiva, apaixonante e significante. Desenvolve diversos projetos pedagógicos em escolas e municípios em níveis de ensino diversificados no que concerne à partilha da música (creches, jardins-de-infância, escolas de 1.º e 2.º CEB, ensino artístico especializado).

    É investigador e docente do ensino superior, sendo convidado regularmente por diversos centros de formação de professores a orientar ações de formação e partilhar as suas práticas pedagógicas e artísticas.

    Tem composto diversas obras para crianças, a maior parte gravada e editada. Destaca-se “Fá, Lá, Si” (2003), “Música em Grande… Nos Pequenos!” (2006), “”Sim Som. Música enCantada” (2014) e o audiolivro “Voz, Corpo, Há Som” (2022).

  • Workshop 15 - Raquel Pedra - Música em Movimento

    Resumo: Música em Movimento é um workshop dirigido a professores de creches, focado na integração da música e do movimento no desenvolvimento infantil. Através de atividades lúdicas e interativas, os participantes irão explorar estratégias para estimular a expressão corporal, a coordenação motora e a musicalidade das crianças, criando um ambiente de aprendizagem dinâmico e envolvente. O workshop proporcionará ferramentas práticas e adaptadas à faixa etária, promovendo uma abordagem sensorial e criativa para a educação musical na primeira infância.

    Raquel Pedra é professora de música, com vasta experiência no ensino e na formação musical. Licenciada em Direção Coral e Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa (2014-2017) e mestre em Ensino da Música pela mesma instituição (2017-2019), distingue-se pela sua capacidade de organização, comunicação eficaz e trabalho em equipa.
    Atualmente, exerce funções como professora de Artes na Câmara Municipal de Paços de Ferreira. Anteriormente, integrou o corpo docente de diversas instituições, entre as quais a Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (2019-2022), a Escola de Música de Torres Vedras (2017-2020) e a Escola de Música do Colégio Moderno (2016-2020). Paralelamente, desempenhou o cargo de formadora no programa “Música nas Escolas” da Fundação Calouste Gulbenkian (2017-2023), contribuindo ativamente para a disseminação do ensino musical em diferentes contextos educativos.
    Para além da sua atividade docente, possui uma sólida trajetória como cantora, tendo integrado agrupamentos vocais de prestígio, nomeadamente o Ensemble Lusiovoce, Ensemble MPMP, Nova Era Vocal Ensemble, Coro Ricercare e o Coro da Casa da Música.
    O seu percurso reflete um compromisso contínuo com a excelência no ensino da música, promovendo um ambiente educativo dinâmico e estimulante, aliado a uma abordagem pedagógica estruturada e adaptável às necessidades dos alunos.

  • Workshop 16 - Tiago Loureiro - Arte e Movimento: Primeiro Contacto

    Resumo: Este workshop propõe uma experiência imersiva e prática na elaboração de exercícios artísticos para contexto escolar, incentivando a exploração e a criação como ferramentas fundamentais no processo de aprendizagem.
    O objetivo é apresentar estratégias e técnicas acessíveis para a introdução da arte na educação infantil, promovendo a criatividade, autonomia, senso estético, motricidade fina e coordenação motora. Através da experimentação com gestos e materiais do quotidiano, busca-se sensibilizar a comunidade escolar para um novo olhar sobre a aprendizagem – mais dinâmico, curioso e desafiador, estimulando novas formas de expressão e avaliação das competências adquiridas.
    O workshop será composto por:

    • Apresentação de propostas e exercícios que podem ser aplicados em sala de aula;
    • Demonstrações práticas, incentivando a experimentação livre;
    • Momentos de diálogo e partilha, promovendo a troca de experiências e reflexões sobre a integração da arte no ensino.

    Serão privilegiados materiais reciclados e recursos acessíveis do dia a dia, incentivando uma nova perceção sobre o mundo e a criação de novas possibilidades de expressão artística.
    A dinâmica será realizada em duplas ou pequenos grupos, permitindo que cada participante explore um exercício proposto. No final, os resultados serão apresentados coletivamente, promovendo a troca de experiências e reflexões. O objetivo é fomentar a experimentação como ferramenta essencial da aprendizagem, proporcionando aos professores estratégias práticas e criativas para enriquecer o ensino da arte na infância.

    • Pintura com as Mãos e os Pés – Exploração sensorial e gestualidade
    • Pintura em Tecido (T-shirts) – Personalização e identidade visual
    • Desenho com Giz em Superfícies Diversas – Linhas no espaço e expressão livre
    • Rasgar e Colar Papéis Coloridos – Composição e narrativa visual
    • Modelagem com Argila ou Massa de Modelar – Construção e volume
    • Desenho Gigante Coletivo – Arte colaborativa e dinâmicas de grupo
    • Desenho nas Costas/Parede – Perceção tátil e expressão corporal
    • Desenho Invisível (Ditado Visual) – Escuta ativa e interpretação artística
    • Objeto Desconhecido – Nova Função – Resignificação e criatividade
    • Composição e Construção de Objetos – Design e tridimensionalidade
    • Escultura Viva – Movimento – O corpo como expressão escultórica
    • Brincar às Personagens – Teatro e desenvolvimento emocional
    • Investigação e Reflexão – Análise do processo e do impacto na aprendizagem

    Tiago Loureiro. A sua prática artística explora a relação entre corpo, movimento e matéria, criando diálogos entre a ação e a forma.
    Através da pesquisa de personagens, constrói um percurso em direção à performance, onde figurinos, esculturas e cenários, inspirados no quotidiano, tornam-se extensões expressivas do gesto.
    O seu trabalho habita num imaginário que desdobra narrativas, estruturando tempos e espaços de ação. Entre o misticismo, o sonho e o ritual, o corpo surge como território de experimentação e transmutação.

  • Workshop 17 - Isabel Mendes - Contos e Encantos: A Arte da Leitura para Bebés

    Resumo: Este workshop de 2 horas visa capacitar professores e educadores para reconhecerem e valorizarem a importância dos livros e da leitura na vida dos bebés. Através de discussões interativas, demonstrações práticas e troca de experiências, os participantes aprenderão como selecionar livros apropriados, criar um ambiente de leitura enriquecedor e incorporar a leitura nas atividades diárias, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos bebés.

    Isabel Mendes, sou psicóloga e natural de Paços de Ferreira. Tenho 55 anos sou licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho, e pós-graduada na Arte de Contar Histórias pelo Instituto Superior de Educação de Lisboa. Ao longo da minha carreira, tenho me dedicado a promover o desenvolvimento saudável das crianças e o fortalecimento de laços familiares.
    Atualmente, trabalho no Município de Paços de Ferreira como responsável pelo serviço educativo da biblioteca municipal. Nesse papel, desenvolvo ações de promoção e mediação da leitura com famílias e escolas, uma das minhas grandes paixões. Acredito que a leitura é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, e é gratificante ver como as histórias podem criar conexões significativas entre pais, educadores e bebés.

  • Workshop 18 - Luís Monteiro – A Dança Tradicional como Ferramenta Pedagógica

    O termo dança tradicional remete para danças de grupo de origem popular que se dançavam (e continuam a dançar) em bailes, que fazem parte de um corpo de conhecimentos culturais e coletivos. A dança e música tradicionais constituem património imaterial presente nas várias culturas do mundo ou em grupos com laços históricos, sendo consideradas tradicionais pelo seu cariz de ritual e de repetição e não apenas por resistirem à passagem do tempo.

    O significado etimológico da palavra “tradição” enfatiza a transmissão ao longo de várias gerações numa perspetiva dinâmica, não excluindo e possibilitando a mutação das danças tradicionais. O termo tradição refere-se, também à noção de pertença a um coletivo, a uma comunidade, a um país.

    A dança tradicional portuguesa apresenta no seu reportório de danças e músicas um potencial pedagógico muito variado promovendo o encontro entre os jovens e a cultura popular portuguesa, da qual, muitas vezes estão afastados por fenómenos de globalização. Existe um grande potencial pedagógico nestas danças ao nível da autoestima, interação socioeducativa e sociocultural, criatividade individual e coletiva, conhecimento técnico-formal, expressivo e cultural das culturas tradicionais implicadas, aceitação e tolerância da diversidade cultural. A dança tradicional possibilita descobrir de forma simples e lúdica a riqueza do movimento e o prazer de dançar; fomentar o espírito de grupo e de partilha; desenvolver a escuta, a atenção aos outros, o respeito e a tolerância; incentivar o intercâmbio, a comunicação e a colaboração num projeto comum; descobrir e valorizar a cultura tradicional de cada país, através da música e da dança.

    Através da dança podemos identificar estruturas coreográficas e sua simbologia, estudar a letra (quando presente) e enquadrá-la no seu tempo e espaço bem como as representações socioculturais que permite conhecer, desenvolver noções de lateralidade, de orientação espacial e, também, questionar as noções de “identidade”, “tradição”, confrontando-as com os processos evolutivos das manifestações tradicionais a diferentes níveis.

    Luís Manuel Ribeiro Monteiro: Licenciado em Educação Física e mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, é professor e formador. No momento, exerce as funções de coordenador intermunicipal do Plano Nacional das Artes. No NEFUP – Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto, é presidente da direção, responsável artístico pelas danças, cenógrafo e dramaturgo e encenador. Foi o responsável técnico e elemento de ligação entre todos os intervenientes do projeto sobre contradanças e quadrilhas durienses, vencedor do programa EDP Tradições, e co- autor do podcast “D’Agora e D’Outrora”, do livro “Contradanças e Quadrilhas Durienses: Um projeto de recolha e divulgação do NEFUP” (editado pela UPorto Press em 2021) e dos três últimos espetáculos do NEFUP. Tem dinamizado formações e oficinas de danças tradicionais portuguesas em nome próprio e com diversos grupos e associações, bem como coordenado diversos projetos comunitários na área da etnografia.

Acreditada como ação de curta duração (6 horas), nos termos do Despacho n.º 5741/2015, de 29 de maio