3º CICLO DE WEBCONFERÊNCIAS (2)

SEMINÁRIO 2 - 20 de maio
A Educação Pré-Escolar no Japão
20 de maio
online (Zoom) - 20 de maio (09:00/12:30 horas)

Dia 20 de maio - A Educação Pré-Escolar no Japão

  • 09:15 horas

    Challenges and Prospects of ECEC in Japan: Towards a National System Placing Children at its Heart

    Mikiko Tabu, Professor Emerita, Seitoku University, Tokyo, Japan

  • 10:00 horas

    Grand Design and Practice in Ochanomizu University Kindergarten

    Teachers, Ochanomizu University Kindergarten, Tokyo, Japan

  • 11:00 horas

    “Experiences cannot be taught”, Fuji Kindergarten Where Children Grow Up

    Teachers, Fuji Kindergarten, Tokyo, Japan

  • 11:45 horas

    Connecting the Present, Past and Future: Thinking through Documentations

    Nursery Teachers, Yume-no-Mori Centre for ECEC

CADA SEMINÁRIO VAI SER ACREDITADO COMO AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO,
NOS TERMOS DOS DESPACHO Nº 5741/2015, DE 29 DE MAIO
(3 HORAS EM CADA)

Com o apoio da Direção-Geral de Educação, inserido na iniciativa europeia “First Years, First Priority” e numa iniciativa conjunta com as Câmaras Municipais de Alenquer, Cascais, Coruche, Maia e Torres Vedras, a APEI organiza o 3º Ciclo de Webconferências “Perspetivas e Práticas Pedagógicas na Educação Pré-Escolar”, uma extraordinária viagem que decorrerá durante 12 horas, distribuídas em 4 sessões (ao fim do dia e aos sábados), que envolve um conjunto de conferencistas nacionais e internacionais de referência, em que se irá abordar temas tão diversos como a Arte na Infância e Documentação Pedagógica, a Sustentabilidade na Educação de Infância, o Brincar e a Atividade Física na Educação Pré-Escolar e, ainda, a inovadora e inspiradora experiência da Educação Pré-Escolar no Japão.

Para além das várias experiências pedagógicas de profissionais de educação de infância portugueses cujas práticas educativas continuam a ser uma inspiração para todos (Sílvia Berèny, Rita Brandão, Fátima Aresta e Elsa Mendanha) e de profissionais japoneses, cujas surpreendentes práticas são uma inovação, o 3º Ciclo de Webconferências conta, igualmente, com um conjunto de investigadores absolutamente a não perder:

  • João Formosinho, da Universidade Católica do Porto, refletindo a importância da documentação pedagógica (que servirá de pano de fundo à apresentação do livro “Compreender a Documentação Pedagógica na Educação de Infância“);
  • Mónica Oliveira, da ESE Paula Frassinetti, abordando a importância da arte no desenvolvimento humano e da educação de infância (que sustenta a apresentação do seu mais recente livro “Tempos (Re)Ligados pela Arte“;
  • Mikiko Tabu, Professor Emerita da Seitoku University, Tokyo (representante da EECERA no Japão), que refletirá sobre as políticas públicas educativas japonesas que colocam a criança no centro do sistema;
  • Eva Arlemalm-Hagser, da Mälardalen University, na Suécia, uma das mais reputadas especialistas na abordagem da sustentabilidade na educação de infância, que apresentará o seu livro (uma edição APEI) “A Sustentabilidade na Educação de Infância“;
  • Patty Born Selly, a famosa professora da Hamline University nos EUA, falará sobre como construir projetos nos jardins de infância amigos do ambiente, que enquadra, igualmente, a apresentação do seu livro “Criar projetos na Educação de Infância amigos do ambiente“;
  • Eleni Loizou, a investigadora da Universidade de Chipre e membro do Board da EECERA que falará sobre a importância do brincar na formação de educadores (apresentando o seu mais recente livro da coleção da EECERA “Rumo a uma práxis ética na Educação de Infância” – “Formação de Educadores e Pedagogia do Brincar” (uma edição APEI);
  • e, a terminar, uma comunicação dos três responsáveis pela nova brochura da Direção-Geral de Educação, Ana Quitério, Rita Alexandre e Nuno Ferro – Educação Física na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo“.
Todas as apresentações têm interpretação simultânea para português e todas serão gravadas, de modo a que quem esteja impedido de assistir a alguma das sessões o possa fazer posteriormente.
 
Mantendo a política de acesso democrático à formação, o preço para a totalidade das 12 horas é de apenas 𝟑𝟎€ (preço de associado)

DOWNLOAD DO PROGRAMA

RESUMO DAS CONFERÊNCIAS

Dia 22 de março

João Formosinho – Compreender a Documentação Pedagógica na Educação de Infância – ……………………………..
Mónica Oliveira – Tempos (Re)Ligados pela Arte  – ………………………………………..
Sílvia Berèny e Rita Brandão – Olhorelho: quando a arte cinematográfica desafia as crianças na produção de novos discursos – …………………………………..

Dia 20 de maio

Mikiko Tabu – Challenges and Prospects of ECEC in Japan: Towards a National System Placing Children at its Heart – ………………
Teachers from Ochonamizu University Kindergarten – Grand Design and Practice in Ochanomizu University Kindergarten  – ……….
Teachers from Fuji Kindergarten  – “Experiences cannot be taught”, Fuji Kindergarten Where Children Grow Up – ………….
Nursery Teachers from Yume-no-Mori Centre for ECEC  – Connecting the Present, Past and Future: Thinking through Documentations – ………….

Dia 27 de maio

Eva Arlemalm-Hagser – Early Childhood Education and Care for Sustainability – ………………………………………….
Patty Born Selly – Creating Your Earth-Friendly Early Childhood Program – …………………………………………….
Fátima Aresta – Sustentabilidade e Educação de Infância – …………………………………….
Sociedade Ponto Verde – Academia Ponto Verde Mini – …………………………………….

Dia 30 de maio

Eleni Loizou – Towards a Play Pedagogy: Teacher Education and Professional Development for Supporting Authentic Play Practices – ………………………….
Ana Quitério, Rita Alexandre & Nuno Ferro – A Educação Física na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico – ……………………………………………………………….
Elsa Mendanha – “Play and Learn in Nature”: um projeto promotor de interações lúdicas com o meio envolvente – ……………………………………………………
  • Mikiko Tabu

    ……………………………….

  • Teachers, Ochanomizu University Kindergarten,

    ………………………………….

  • Teachers, Fuji Kindergarten

    ……………………………………………….

  • Nursery Teachers, Yume-no-Mori Centre for ECEC

    ……………………………………………….

SEMINÁRIO ACREDITADO COMO AÇÃO DE CURTA DURAÇÃO,
NOS TERMOS DOS DESPACHO Nº 5741/2015, DE 29 DE MAIO
(3 HORAS )

Nos termos do artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro), OS DOCENTES PODERÃO UTILIZAR ATÉ 10 HORAS DE AÇÕES ACREDITADAS COMO DE CURTA DURAÇÃO, com exceção dos docentes no 5º escalão, que apenas poderão utilizar 5 horas