PRESENCIAL: P0257 – Educação Física na educação pré-escolar – propostas de integração e operacionalização

Data:

De 06 a 28 de junho de 2025

Nº de Horas:

25

Associados:

50€

Não Associados:

125€

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Desenvolvimento motor em idade pré-escolar:

  • Estruturação emocional nas crianças;
  • Identificação e conhecimento das principais etapas de desenvolvimento;
  • A fase motora fundamental (2-7 anos) e categorias de movimentos (movimentos locomotores, manipulativos, posturais);
  • Desenvolvimento percetivo na infância;
  • Perceção de competência motora

Particularidades da EF na EI

  • Importância da Educação fora da sala – “voltar para a Natureza”;
  • Assunção do risco na aprendizagem;
  • Papel ativo da criança no processo de aprendizagem;
  • A importância do brincar

O Domínio da EF nas OCEPE

  • Enquadramento do Domínio da Educação Física na estrutura das OCEPE;
  • Aprendizagens a promover (Deslocamentos e Equilíbrios; Perícias e Manipulações e Jogos).

Organização e gestão das situações de aprendizagem

  • Estruturas das sessões de aprendizagem;
  • Organização das crianças, espaços e materiais;
  • Estratégias de intervenção.

Observação, avaliação e planeamento das aprendizagens

  • Observação com intencionalidade;
  • Avaliação para a aprendizagem;
  • Planeamento para definir e operacionalizar a intencionalidade educativa.

Conhecer, experimentar e criar propostas de operacionalização

  • Construção de situações de aprendizagem para os vários eixos de aprendizagem das OCEPE (Deslocamentos e Equilíbrios; Perícias e Manipulações e Jogos).
Local: Agrupamento de Escolas da Portela
Região: Lisboa
Destinatários: Educadores de Infância
Modalidade: Curso
Calendarização: 06 de junho: 17h/20h presencial - sede APEI

07 de junho: 14h/19h presencial - AE Portela

20 de junho: 17h/20h – online

21 junho: 14h/19h30 presencial - AE da Portela

27 junho: 17h/20h – online

28 junho: 14h/19h30 presencial - AE da Portela
Nº de Horas: 25
Registo de Acreditação: ACC-114350/22: Certifica-se que, para os efeitos previstos no nº 1 do Artigo 8º e para efeitos de aplicação do Artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos seguintes docentes: grupo 100
,

Ana Quitério:

Licenciatura em ciências do Desporto, menção Educação Física e Desporto Escolar; Doutoramento no ramo da Saúde e Condição física.

Rita Alexandre:

Licenciatura em Educação Física e Ciências do Desporto; Mestrado em Desenvolvimento da Criança, na variante de desenvolvimento motor.

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