ONLINE: 0N32 – Estratégias de apresentação do Projeto Curricular de Grupo no Pré-escolar

Data:

De 14 a 23 de outubro de 2025

Nº de Horas:

15

Associados:

30€

Não Associados:

75€

Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.

somdn_product_page

Módulo 1: O Projeto Curricular de Grupo: Fundamentos, Articulação e Avaliação

  • Aprofundamento das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE)
  • O Projeto Curricular de Grupo (PCG) como instrumento de planeamento flexível
  • Articulação do PCG
  • A Avaliação no PCG

Módulo 2: Estrutura e Preparação da Apresentação do PCG

  • Definição aprofundada do público-alvo e adaptação da mensagem:
  • Seleção e Organização dos Conteúdos para Diferentes Apresentações
  • Design e Criação de Recursos e Materiais de Apoio
  • Competências de Comunicação para Educadores

Módulo 3: Estratégias Criativas, Prática e Partilha de Boas Práticas

  • Exploração de Abordagens Inovadoras de Apresentação:

o            “Portas Abertas ao PCG”

o            “Cafés Pedagógicos” e Rodas de Conversa

o            Apresentações Interativas e Gamificação

o            Utilização de Ferramentas Digitais Colaborativas

o            Apresentação através da “voz das crianças”

o            Vídeos Documentais e Testemunhos

  • Workshop de Simulação de Apresentações:

o            Cada formando (ou grupo) apresenta um segmento do seu PCG

  • Construção de um “Banco de Boas Práticas”
  • Recolha e Utilização do Feedback
  • Plano de Ação Individual

Módulo 4: Partilha de Boas Práticas

  • Continuação de partilhas
  • Reflexão/ avaliação da formação

 

Local: Online
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de Infância
Modalidade: Curso
Calendarização: 14, 16, 21 e 23 de outubro: 19h30/22h + 5h assíncronas
Nº de Horas: 15
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-135984/25 - Certifica-se que, para os efeitos previstos no nº 1 do Artigo 8º e para efeitos de aplicação do Artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos seguintes docentes: grupo 100
Raquel Reis,

 

Licenciada em Educação de Infância na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Pós-Graduada em Psicoterapias Ativas.

Participou na reunião de formadores para a preparação da Oficina de Formação “Gerir o currículo na educação pré-escolar: planeamento e avaliação na perspetiva das OCEPE 2016” (fev./2017). Formadora adstrita à DRE – Madeira, integrou a bolsa de Formadores de Educação de Infância através do curso de formadores- “Das Orientações Curriculares ao Desenvolvimento do Projeto Curricular de Grupo” (2010) promovido pela Secretaria Regional de Educação da Madeira.

Relacionados