
ONLINE: E0175 – Brincar arriscado: superar o medo das crianças e dos adultos
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O brincar arriscado enquanto importante estímulo para o desenvolvimento da criança é muitas vezes ignorado, assistindo-se a uma preocupação excessiva em garantir a segurança dos mais novos.
Assumindo-se que todas as crianças possuem um ímpeto natural par ação e o corpo desempenha um papel central no processo de aprendizagem, o ar livre, as oportunidades de movimento podem ser facilitadas e valorizadas. Estas oportunidades de movimento estão relacionadas coma vivência de risco e desafio durante o brincar. Neste contexto as crianças vão ganhando confiança e vão saindo da sua “zona de conforto”. Neste processo o risco surge como uma necessidade de realizar escolhas entre diferentes alternativas de ação, desconhecendo-se o resultado da mesma.
Reconhecendo que não podemos prescindir dos efeitos positivos do brincar arriscado, como educadores temos de saber como apoiá-lo de modo que as crianças se encontrem com o risco dentro de um ambiente seguro.
Nesta formação serão explorados:
- A importância do brincar ao ar livre e do confronto com o risco;
- Definição do conceito de risco;
- Diferenças entre risco e perigo;
- As 6 categorias do brincar arriscado segundo Sandseter;
- Papel do adulto no brincar arriscado;
- Avaliação do risco por parte da criança.
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de Infância e outros profissionais de educação
Modalidade: Ação de Curta Duração
Calendarização: 14 e 16 de abril: 17h30/20h30
Nº de Horas: 6
Registo de Acreditação: Ação de Curta Duração: acreditada pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação da APEI como Ação de Curta Duração, nos termos previstos no Despacho nº 5741/2015, de 29 de maio
Gisela Dias
Licenciatura Pré-Bolonha em Educação de Infância
Responsável pela implementação e Coordenação de projeto pedagógico na Natureza/ Floresta Associação pela Cooperação com a Natureza – Keti keta
(Aveiro)
Formadora no âmbito da implementação de Projetos Pedagógicos ao Ar Livre em contextos educativos e familiares e Consultora de planeamento de espaços exteriores para crianças em contextos educativos e familiares – Ser Natureza
Patrícia Oliveira
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Licenciatura em Educação Básica
Formadora no âmbito da implementação de Projetos Pedagógicos ao Ar Livre em contextos educativos e familiares e Consultora de planeamento de espaços exteriores para crianças em contextos educativos e familiares – Ser Natureza