ONLINE: E026 – O QUE ACONTECE LÁ FORA – Documentar práticas
Data:
Nº de Horas:
Associados:
Não Associados:
Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.
A avaliação deve ser encarada com um elemento regulador da prática educativa devendo ser formativa, processual, contínua e interpretativa, valorizando a criança como aprendiz ativo. Com base nesta perspetiva, as boas práticas de avaliação de contextos educativos possuem quatro caraterísticas principais: são benéficas para a crianças, são significativas, envolvem a criança e sua família e ocorrem ao longo do tempo.
Neste workshop serão explorados:
• Técnicas de treino de observação e documentação para capacitar o educador na leitura/interpretação das experiências das crianças à luz das OCEPE (Educação Pré-Escolar) e Finalidades Educativas (Creche).
• Utilização de diferentes instrumentos de observação e avaliação, tais como o Sistema de Acompanhamento de Crianças (SAC) e Crechendo.
• Utilização de canais de comunicação com os diferentes envolvidos no processo educativo (equipa educativa, famílias, comunidade)
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de Infância
Modalidade: Ação de Curta Duração
Calendarização: 22 e 23 outubro: 17h30/20h
Nº de Horas: 5
Registo de Acreditação: Ação reconhecida pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação da APEI como Ação de Curta Duração, nos termos previstos no Despacho nº 5741/2015, de 29 de maio
Gisela Dias
Licenciatura Pré-Bolonha em Educação de Infância
Responsável pela implementação e Coordenação de projeto pedagógico na Natureza/ Floresta Associação pela Cooperação com a Natureza – Keti keta
(Aveiro)
Formadora no âmbito da implementação de Projetos Pedagógicos ao Ar Livre em contextos educativos e familiares e Consultora de planeamento de espaços exteriores para crianças em contextos educativos e familiares – Ser Natureza
Patrícia Oliveira
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Licenciatura em Educação Básica
Formadora no âmbito da implementação de Projetos Pedagógicos ao Ar Livre em contextos educativos e familiares e Consultora de planeamento de espaços exteriores para crianças em contextos educativos e familiares – Ser Natureza