ONLINE: E113 – Espaço, desenvolvimento e aprendizagem (Pré-inscrição exclusiva para não associados)

Data:

De 26 de fevereiro a 15 de março de 2014

Nº de Horas:

25

Associados:

50€

Não Associados:

125€

Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.

No longer available for pre-ordering

Concetualização:
– Criança;
– Desenvolvimento;
– Aprendizagem;
– Espaço educativo;

A criança na pedagogia para a infância:
– A criança no século XXI;
– O Jardim-de-infância no século XXI;
A organização do ambiente educativo:
– O estabelecimento educativo;
– Tempo;
– Grupo;
– Espaço;
A organização do espaço:
– O espaço de um jardim-de-infância;
– Intenções na organização do espaço;
– O espaço e a promoção de oportunidades de aprendizagem;
– Espaços de aprendizagem ativa;
– Relação entre os espaços e as áreas de conteúdo;
– O espaço e o aprender a aprender;
– As intenções na seleção de recursos e materiais;
– A organização, o cuidado e a estética do espaço;
– O espaço e a expressão;
– A comunicação no e com o espaço;
– O papel das crianças na organização do espaço;
– A relação do espaço com a qualidade das práticas educativas;
– Espaço e trabalho de projeto: que relação?
Potencialidades do espaço exterior:
– Recreio vs exterior: que relação?
– Espaços comuns na instituição educativas;
– A natureza: uma moda ou necessidade emergente?
– O espaço na comunidade;
– Não tenho para onde ir. E agora?
A avaliação do espaço:
– Avaliar para quê? Quando? Como?
– O envolvimento das crianças na avaliação dos espaços.
O espaço da minha sala:
– O que mudou?

Local: On-line (Zoom)
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de Infância
Modalidade: Curso
Calendarização: 26 e 28 de fevereiro e 01, 04, 06, 08, e 11 de março: 18h/20h + 30m assíncronos por sessão
15 de março: 18h/20h + 3h assíncronas


Nº de Horas: 25
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-119451/23: Certifica-se que, para os efeitos previstos no nº 1 do Artigo 8º e para efeitos de aplicação do Artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira dos seguintes docentes: grupo 100
Fábio Gonçalves,

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Pós-Graduação em Educação Especial: Multideficiência e Cognição
Pós-Graduação em Ciências da Educação: Supervisão Pedagógica
Mestrando em Administração das Organizações Educativas
Educador de Infância
Professor do 1º Ciclo

Relacionados