ONLINE: E150 – Contributos para a qualidade: A supervisão pedagógica assente na ética do educare (Pré-inscrição exclusiva para não associados)

Data:

20 de abril de 2024

Nº de Horas:

06

Associados:

12€

Não Associados:

30€

Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.

A proposta que se apresenta pretende criar um espaço de reflexão e discussão, assente nos fundamentos e princípios da pedagogia para a infância e conceitos-chave da supervisão e avaliação, sobre a relevância da prática supervisiva como garante para a qualidade da educação de infância numa perspetiva de educare.

Pontos chave da ação:

– Educare: visão holística e integrada de educação e cuidado para a qualidade
– Avaliar a qualidade através do desenvolvimento profissional dos adultos e do desenvolvimento e aprendizagem das crianças

Local: On-line (Zoom)
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de Infância
Modalidade: Curso
Calendarização: 20 de abril: 09h/13h + 2h assíncronas
Nº de Horas: 06
Registo de Acreditação: Ação de Curta Duração: reconhecida pela Comissão Pedagógica do Centro de Formação da APEI como Ação de Curta Duração, nos termos previstos no Despacho nº 5741/2015, de 29 de maio
Isabel Correia e Irene Figueiredo,

Irene Figueiredo
•Doutoramento em Educação, 2005, Universidade de Aveiro (equivalência do Doctorado en Educación – Especialidad Educación Comparada, 2002, UNED – Facultad de Educación, Doutoramento Europeu e Prémio Extraordinário de Mérito 2002
•Mestrado em Educação – Especialidade Administração Escolar, 1993
•Licenciatura em Filosofia, 1978, Universidade do Porto.
•Pós-graduação – Curso de Estudos Europeus, na variante de Economia, 1986, Universidade de Coimbra, Faculdade de Direito.
•Pós-graduação – Curso de Bibliotecário, Arquivista e Documentalista, 1984, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras.

Isabel Correia
Doutorada em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Licenciada e Mestre em Ciências de Educação, Pós-graduada em Educação Especial no domínio Cognitivo-Motor e Intervenção Precoce e Bacharel em Educação de Infância. Desempenha funções docentes há 35 anos, sempre no âmbito da Educação de Infância – trabalho direto com crianças; coordenação de estabelecimentos educativos; docente no ensino superior na formação inicial de educadores/professores; formadora de educadores/professores, auxiliares, amas, no âmbito da formação contínua. Foi responsável pelo serviço educativo e cultural numa Autarquia; diretora do Centro de Formação da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) e integrou, durante vários anos, a sua Direção. Atualmente coordena a Equipa local de Intervenção Precoce do Seixal e é professora adjunta convidada na Escola Superior de Educação de Setúbal e colabora com a Escola Superior de Educação de Lisboa na orientação de tese, no âmbito do Mestrado em Intervenção Precoce na Infância. Publicou livro, capítulos de livros, artigos em revistas e atas de eventos científicos, isoladamente e em coautoria.

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