ONLINE: Olb107 – Experiências Adversas na Infância o papel do profissional de educação (Pré-inscrição exclusiva para não associados)

Data:

23 de junho de 2023

Nº de Horas:

3

Associados:

4.5€

Não Associados:

10.5€

Selecione o numero de bilhetes e preencha os dados.

7 available for pre-ordering

A arquitetura básica do cérebro é construída através de um processo contínuo, numa interação dinâmica entre os genes e a experiência, que se inicia antes do nascimento e continua até a maturidade. As primeiras experiências afetam, a qualidade dessa arquitetura, estabelecendo o alicerce, robusto ou frágil, para a aprendizagem, a saúde e comportamentos subsequentes.
A exposição precoce a experiências adversas, pode impor um custo cumulativo à capacidade de aprendizagem, assim como à saúde física e mental, pelo contrário, as experiências promovidas por ambientes ricos de aprendizagem e ancoradas pelo afeto e responsividade de adultos de referência, são cruciais para o desenvolvimento das conexões e trajetos neuronais específicos do cérebro da criança, constituindo-se verdadeiras janelas de oportunidades para o desenvolvimento. Com base nestes pressupostos e tendo em conta o papel do educador e outros profissionais de Educação, no processo de desenvolvimento, aprendizagem e inclusão da criança, considera-se fundamental a reflexão e debate sobre a temática.

Tópicos da formação:

– A importância dos primeiros 1000 dias de vida;
– Plasticidade – a influência do meio ambiente;
– Períodos Sensíveis para o desenvolvimento;
– Funcionamento executivo do cérebro;
– Experiências Adversas na Infância;

Local: On-line (Zoom)
Região: Todo o país
Destinatários: Educadores de infância e outros técnicos interessados
Modalidade: Ação de Curta Duração
Calendarização: 23 de junho: 17h30/20h30
Nº de Horas: 3
Registo de Acreditação:
Helena Neves e Maria João Garcia,

Relacionados